Aperto de mãos

Após o apito final, os jogadores deverão se dirigir ao centro do campo e, perfilados, executar o cerimonial de aperto das mãos dos adversários. Essa determinação começa a valer a partir de janeiro na Itália e foi inspirada no ritual que acontece nas partidas de vôlei. Para os dirigentes italianos, a demonstração de respeito é uma forma de incentivar a cordialidade entre jogadores e torcedores.

Posto que um dos principais objetivos do esporte é fazer amigos, entendo que a idéia, mesmo sendo uma determinação, é muito legal e também poderia ser aproveitada aqui no Brasil. Porém, antes temos um outro problema para resolver.

Não é de hoje que muito clubes adotaram a atitude de, ao entrar em campo quando jogam fora de casa, cumprimentar apenas a sua torcida e ignorar os torcedores do time adversário. Do ponto de vista da esportividade, essa é uma atitude no mínimo deselegante.

Cabe aos dirigentes e integrantes da comissão técnica reeducar seus atletas. Creio que isso é tão importante quanto executar o hino nacional antes dos jogos.

Mural da Bola

() O União deve apresentar em breve seus novos uniformes. Um deles deverá resgatar a tradição das listras verticais em preto e branco. Uma novidade seria o terceiro uniforme com um tom de cinza claro.

() Até sexta-feira, o União tinha acumulado 18 partidas, entre oficiais e jogos-treino, sem vencer. Nesta conta estão todos os 12 confrontos pela Copa Federação onde o clube, pela primeira vez em 40 temporadas no profissionalismo, não conseguiu sequer uma vitória.

() A partir de quarta-feira, vamos substituir o jornalista JJ Bellani na apresentação do Jornal de Esportes Gol de Placa da Rádio Luzes (AM 1360). Bellani vai gozar alguns dias de férias e nós continuamos contando com a sua audiência das 18h às 19h.

() Faltam 27 dias para a estréia do Tigre no Campeonato Paulista da Série A-2 (2ª divisão) e faltam 33 dias para a estréia do Leão da 13 na Série A-3 (3ª divisão) de 2008.

“Tenho Dito”

“Meu sonho é que, um dia, os torcedores de equipes diferentes estendam as mãos uns para os outros.” Antonio Matarese, presidente da Liga Calcio, que determinou que todos os jogadores se cumprimentem após o final das partidas do Campeonato Italiano de Futebol.

Troféu Apagão

Pra mim mesmo que na coluna passada dei o Troféu Gol de Placa para o Clube Atlético Penapolense pela contratação do centro-avante Viola, campeão mundial com a Seleção Brasileira. O Viola que o Penapolense contratou não é assim tão famoso e estava no Lemense, clube que neste ano disputou a 4ª divisão do Campeonato Paulista de Futebol. Da próxima vez, prometo ler além das manchetes.

Troféu Gol de Placa

Para Palmerias e Corinthians que conseguiram ótimos patrocínios para suas camisas e vão faturar até mais do que o São Paulo, dono da melhor estrutura do futebol brasileiro.

Um Santo e Feliz Natal para todos!

José Flávio Scavassa é coordenador da Equipe Líder da Rádio Luzes da Ribalta (AM 1360), emissora integrante da Rede Jovem Pan Sat, e escreve às segundas-feiras.
e-mail:
[email protected]