A hora e a vez da Série B
A hora e a vez da Série B
Ao final do primeiro turno da Série B do Campeonato Brasileiro, o G-4 tem um sotaque predominantemente paulista, com três times do estado mais rico do país. E excetuando-se o Corinthians, que abriu uma boa frente aos demais desde o início da competição, é correto afirmar que, pelo menos, doze times ainda lutam por uma vaga na elite do futebol nacional em 2009.
Noves fora toda a tradição e força que tem o Corinthians, há de se elogiar a regularidade do Timão na Série B 2008. Se iniciou o campeonato de maneira avassaladora, praticamente não dando chances a qualquer adversário, era mesmo natural uma eventual queda de rendimento, com os outros clubes melhorando ao longo do certame. Mesmo com algumas turbulências, o Corinthians termina o primeiro turno com uma bela vantagem frente ao quinto colocado, que é a distância que importa para os postulantes à Série A.
O intruso na festa paulista do G-4 é o Avaí, do técnico Silas, umas das grandes revelações da temporada. Os catarinenses contam com o melhor ataque e reagiram razoavelmente bem à saída do artilheiro Vandinho. Se continuarem com a força ofensiva e mantiverem o excelente retrospecto na Ressacada, os Manezinhos da Ilha têm tudo para integrarem a Série A em 2009.O Santo André ocupa a terceira colocação e talvez tenha sido a maior surpresa positiva deste primeiro turno. O time do ABC Paulista vem de uma incrível seqüência de seis vitórias consecutivas, impressionando os adversários. O segundo turno será uma prova de fogo para o Ramalhão, que precisará provar que tem regularidade e não depende somente de grandes arrancadas como esta.
Ponte Preta e Vila Nova, com 32 pontos cada, estão na quarta e quinta colocações, respectivamente. A Macaca leva vantagem no número de vitórias e preenche a última vaga do G-4. A principal característica da campanha pontepretana nesta primeira parte da Série B foi o baixo número de empates (dois), se tornando a equipe que menos repetiu este resultado. Quando entra em campo, o que notamos na Ponte Preta é a busca incessante por vitórias, fazendo com que a defesa, por vezes, fique desguarnecida. Por isso, tem uma estatística alta de derrotas para um time que é integrante da turma de elite da tabela de classificação. O objetivo para o segundo turno deve ser evitar algumas derrotas que tiram pontos preciosos. Sem que isso, é claro, diminua nem um pouco a sede por vitória.
Na cola do G-4 está o também surpreendente Vila Nova. Poucos apostariam na equipe do centro-oeste brasileiro no início da Série B. Contudo, usando o Serra Dourada como principal aliado, misturado à imortal eficiência do artilheiro Túlio Maravilha, o Vila caminha firme rumo ao sonho de se juntar ao Goiás na Séria A do Campeonato Brasileiro. Para correr atrás deste ambicioso objetivo, conta com a força da maior torcida do estado.
Não é exagero afirmar que até os clubes próximos da zona de rebaixamento ainda têm chances de chegar ao G-4. A diferença de pontos entre o Gama (13º) e a Ponte é de apenas oito pontos. A disputa segue acirrada e muitas surpresas ainda vão acontecer.
Após estas estimativas esperançosas para diversos clubes, não podemos deixar de comentar a situação dramática que vive o Paraná Clube, a surpresa negativa da Série B. Se por um lado tivemos um Santo André com seis vitórias consecutivas invadindo o G-4, constatamos um Paraná com outros incríveis seis jogos sem sentir outro sabor que não a derrota. Seqüência desastrosa que decretou sua presença na zona da degola ao fim do primeiro turno. Visto como favorito para subir à elite, o Paraná precisa abrir o olho para não começar 2009 na Série C.É por estas e outras que a segunda metade do Campeonato Brasileiro da Série B será novamente imperdível. A partir de agora poucos terão tempo de se reerguer após uma fase negativa. Em contrapartida, uma arrancada na tabela pode significar um ano novo pra lá de especial. Hora e vez de conhecermos quem está no campeonato para participar e quem veio para brilhar. Um excelente segundo turno para você, torcedor!
Críticas e sugestões para o e-mail: [email protected]






































































































































