Uniformizadas: Antro de marginais

Uniformizadas: Antro de marginais

Mais um classico paulista, mais uma guerra de torcidas, mais um torcedor morto. É a rotina do futebol brasileiro (mesmo porque isso não acontece só no Estado de São Paulo). As brigas viram manchetes, os mortos são enterrados e em pouco tempo tudo cai no esquecimento. Há mais de vinte anos acompanhamos este triste espetaculo sem que as autoridades tomem uma providência definitiva para acabar com esses confrontos. Falta vontade politica, falta competência, falta tudo. A verdade é que nossas autoridades não estão nem um pouco preocupadas com esse assunto e não tem nenhum interesse em soluciona-lo à curto prazo.

No domingo passado foram Mancha e Independente. Nos outros foram Gaviões, Torcida Jovem e por aí a fora. No último título que o São Paulo conquistou em Brasilia, um torcedor da Dragões foi morto por um policial e nada aconteceu. Não houve sequência do processo para apurar o fato e até hoje ninguém foi punido.

Até quando isso vai continuar? Quem vai encarar de frente esse problema? Quando vão criar uma lei específica para punir os baderneiros de plantão? Dificil saber. Mas que é prioridade agir rápido e colocar um ponto final nestas guerras de torcidas, é. Só falta saber quem vai ter a coragem de colocar o dedo na ferida. Até lá, mais confrontos e mais mortes virão.

CURTAS
*NÃO HÁ uniformizada boazinha. Todas são comandadas por bandos de marginais, de verdadeiros bandidos, na acepção do termo. Eles querem morte, querem sangue.

*ANOS atrás, um jovem promotor paulistano, chegou a fazer um levantamento sobre esses grupos de marginais que frequentam os estádios de futebol. Ficou abismado.

*VERIFICOU que muitos dos integrantes das Uniformizadas tem ficha corrida na polícia. São toxicomanos ou traficantes. São bandidos definidos perante a lei.

*HÁ TAMBÉM ladrões, fugitivos da justiça e por aí a fora. A ficha maior foi a da Gaviões. Mas todas as outras também tinham culpa no cartório. Tudo marginal.

*PARA camuflar suas verdadeiras atividades, passaram a promover eventos sociais e até criaram escolas de samba. Gaviões e Mancha estão aí para provar o que digo.

*O SAMBA paulistano era limpo. Não tinha briga. Foi só a Gaviões entrar e a baderna se instalou. Na última apuração esta torcida corintiana provocou baderna no Anhembi.

*LIGA das Escolas de Samba tentou banir a Gaviões mas não teve forças para tanto. E com esse grupo de marginais nos desfiles a violência tomou conta das apurações.

*EM SÃO PAULO há um promotor que nomeado só para cuidar disso. Até agora ele não fez nada. Não puniu, não prendeu, não tomou nenhuma posição rigorosa.

*ACHO QUE já passou da hora de criarem uma lei só para as torcidas de futebol. E, se possivel, fechar tudo quanto é uniformizada ou proibir sua presença nos estádios.

*ALÉM DISSO, como parte desses torcedores tem ficha na policia, poderiam prende-los e deixa-los mofando nas celas de nossas cadeias ou até penitenciárias. Seria justo.

*COM a presença maldita das uniformizadas, o torcedor comum fugiu dos estádios. Por isso um classico como Palmeiras e São Paulo não teve nem 15 mil espectadores.

*PIOR AINDA é que boa parte dos presidentes de clube, financiam essas torcidas. André Sanchez, do Corinthians, deu dinheiro para o carnaval da Gaviões da Fiel.

*TODA vez que na atual administração corintiana houve apresentação de um jogador, obrigaram o atleta a usar um bonezinho da Gaviões. Um absurdo. Um acinte.

*NO PASSADO, torcedores da Mancha ergueram uma banca de jornal inteirinha sobre um viaduto da Nove de Julho e a atiraram lá em baixo. Por pouco não morreu geute.

*NUMA ameaça ao ex-presidente Alberto Dualib, a Gaviões prometeu desenterrar o corpo de sua filha e jogar no jardim de sua casa se não pedisse demissão. Bizarro.

*ESSES são pequenos exemplos do que esses grupos fantasiados de torcedores são capazes de fazer. Eu mesmo fui ameaçado de morte por integrantes da Torcida Jovem.

*ELES se acham donos do mundo. Donos dos clubes e do futebol. Isso é aqui, é no Rio de Janeiro, é em outras cidades brasileiras. E ninguem toma providência. Até quando?

*MAS deixemos esses bandidos de lado e voltemos a falar do futebol em si. Da troca de técnicos pelo Palmeiras, do péssimo futebol do São Paulo e assim por diante.

*NO CASO do Verdão, concordo com a diretoria que diante da incompetência de Murici para montar um bom time, o melhor mesmo foi manda-lo embora do clube.

*SÓ NÃO gostei da escolha do sucessor. Antonio Carlos vinha mal no São Caetano. Só porque goleou o Palmeiras não o transformou em grande técnico. Mas ele foi escolhido.

*FOI BEM na estreia ao vencer o São Paulo. Não porque seu time tenha jogado uma enormidade. Mas porque o adversário também não jogou nada e facilitou as coisas.

*PARA saber de Antonio Carlos vai dar certo ou não, é melhor esperar um mes. Uns quatro ou cinco jogos. Aí sim, vai dar para saber até onde ele pode chegar.

*A PRINCIPIO acho que Antonio Carlos não vai vingar como treinador do Palmeiras e o clube de Parque Antártica vai aumentar sua fila sem títulos sob seu comando.

*A VERDADE é que o Palmeiras precisa é de bons reforços. De jogadores de qualidade. Não será com o elenco atual que ele vai disputar e ganhar títulos.

*MAIOR problema do Verdão é que seus melhores jogadores são muito irregulares. Diego Souza, em especial, não mantem nunca sua regularidade. Ele oscila demais.

*A DEFESA também me parece limitada. Ainda não há no Verdão um zagueiro de qualidade indiscutivel como Chicão, do Corinthians, ou Miranda, do São Paulo.

*ROBERT é bom centro-avante, mas não para ser titular absoluto. Everton, que veio do Exterior, pode suprir essa deficiência. Vai depender do esquema tático a ser utilizado.

*MAIS uma crise e o diretor de futebol Gilberto Cipullo ficou no cargo. Um erro do presidente Belluzzo. Cipullo é incompetente. Já provou isso. Precisa sair logo do cargo.

*MENOS mal que o ridículo Toninho Cecilio foi afastado do cargo de gerente de futebol. Ele só falava grosso mas nada resolvia. Sem ele, o ambiente vai melhorar.

*O SÃO PAULO perdeu merecidamente do Palmeiras. O futebol exibido pelos pupilos de Ricardo Gomes foi mediocre. Time sem alma, sem vida, sem vontade. Horrivel.

*O MAL futebol começou por Rogério Ceni. Ele virou as costas para a bola no segundo gol palmeirense. Um erro crasso para um goleiro de sua experiência. Um vexame.

*NA LINHA de zaga Xandão foi o melhor. Estou impressionado com esse garoto. Ele é mesmo bom de bola. Pena que, por exagero do arbitro, tenha levado o cartão vermelho.

*NO MEIO de campo ninguém jogou nada, exceto Jean, que marca como poucos. Hernanez errou tudo. Cleber Santana dormiu em campo. Jorge Wagner sumiu.

*NA FRENTE, outra atuação decepcionante da dupla Marcelinho Paraiba e Washington. Esse último é muito ruim de bola. Não merece ser titular do time.

*EM RESUMO: o São Paulo está em má fase em todos os sentidos. Maioria de seus jogadores está apatica e time não tem padrão de jogo. De quem é a culpa?

*PRÁ MIM o grande culpado é Ricardo Gomes. Ele não conseguiu montar um time mesmo com a vantagem de ter onze reforços nas mãos. Só pode ser incompetência.

*POR essas e outras talvez até tenha sido benéfico para o São Paulo que Ricardo Gomes tenha sido afastado por doença. Quem sabe Milton Cruz não dá um jeito nisso tudo.

*IDEAL mesmo é que o São Paulo contratasse um novo técnico. Mas, como isso não vai acontecer, torcida tricolor vai precisar de muita paciência com o atual treinador.

*A ESPERANÇA é que com as inclusões de Alex Silva, Rodrigo Souto, Fernandinho e mais o novo lateral esquerdo que foi contratado, as coisas melhorem. Vamos aguardar.

*QUEM está com a bola toda é o Santos. Sua garotada tem dado show de bola e seu time lidera com folga o Paulistinha. Só falta saber se os garotos vão manter esse ritmo.

*SE FOSSE indicar um grande favorito ao título paulista nesta temporada, diria que o Peixão é o mais forte candidato a essa conquista. O Corinthians vem um pouco atrás.

*ENTRE as jovens revelações santistas, Neymar é hoje o grande destaque. Até a imprensa internacional tem falado muito dele. Não demora e a Europa vem busca-lo.

*TENHO gostado da administração atual do Santos. Direção equilibrada, com os pés no chão. Não há diz-que-diz, é tudo as claras. Parece que a mudança fez bem ao clube.

*MELHOR ainda é que, com o bom futebol exibido pela equipe, novos patrocinadores se apresentaram. Mais dinheiro, menos dividas. O Santos vai dar a volta por cima.

*O PAULISTA não é prioridade do Corinthians. Se der para disputar o titulo, bem. Se não der, paciência. Objetivo mesmo é a Libertadores. Esse é o sonho do centenário.

*SÓ QUE ganhar Libertadores não é missão facil prá ninguém. No começo, na fase dos grupos, dá para encarar. Problema será quando surgirem os mata-matas. Aí é perigoso.

*NÃO que o Corinthians não tenha um time capacitado para essa disputa. Problema é que em mata-mata, numa má jornada, o time pode jogar fora a chance do título.

*PARA sorte do clube a comissão técnica corintiana é altamente capacitada. Mano Menezes é cuidadoso, é criterioso. Sob seu comando as chances aumentam muito.

*DE QUALQUER forma acho que o Corinthians vai depender muito de Ronaldo Fenomeno. Se ele suportar o ritmo, a chance de brigar pelo título é grande.

*MAS se Ronaldo se machucar e o Corinthians depender de Souza, fica dificil. Trata-se de jogador limitado e irregular. Por isso sugeri a contratação de outro centro-avante.

*NO MAIS, nada a reclamar. Bom goleiro, boa linha de zaga, meio campo razoavel. Com Ronaldo, o ataque certamente vai funcionar. Mesmo lento como ele está.

*SANTO ANDRÉ, Botafogo e São Caetano. Esses os tres clubes que não pertencem ao grupo dos chamados grandes que brilham no Paulistão. Surpresas muito agradaveis.

*DOS TRES, o que mais me surpreendeu foi o Botafogo. Sua campanha está muito acima do esperado. Se derem chance, ele pode disputar até as semifinais.

*A PONTE PRETA também merece elogios. Está acima de Palmeiras e Portuguesa. Muito bom. Méritos de Sergio Guedes e da aplicação de seus jogadores.

*PIORES times do campeonato são Rio Claro e Sertãozinho. Esse último tem tudo para cair. O Rio Claro não é assim um péssimo time, mas tem perdido jogos incríveis.

*PAULISTA, Mogi e Monte Azul são outros candidatos serios ao rebaixamento. Não entendo como o Paulista, que já pintou como grande caiu tanto de produção.

*MELHORES defesas do campeonato: Corinthians e Botafogo. Melhores ataques: Santos e Santo André. Como se vê, grandes e medianos dividem as prioridades.

*FIQUEI feliz com a conquista do Botafogo carioca no último fim de semana. Sua torcida merecia. Agora é manter o ritmo para conquistar o título estadual.

*CURIOSO foi a mudança radical do Botafogo. Joel Santana chegou e arrumou a casa. Ele é do tipo paizão, mas consegue resultados. No futebol carioca é um dos melhores.

*CRUZEIRO venceu o clássico contra o Atlético. Wanderley Luxemburgo, que chegou a Belo Horizonte como ídolo, começou a ser vaiado. Ele continua em queda livre.

*ANTIGAMENTE, Luxa assumia um clube e logo ele crescia de produção. Hoje isso não acontece. O que será que aconteceu, hein? Pelo visto ele está em fim de carreira.

*BORGES tem feito um gol por partida no Gremio. Está empolgando a torcida tricolor. Enquanto isso, o São Paulo fica com Washington que só faz gols quando não precisa.

*FASE inicial da Libertadores começou. Acho que todos os clubes brasileiros vão se classificar. Problema será depois. Nos mata-matas muitos vão ficar pelo caminho.

*NÃO sou um apreciador do trabalho de Ricardo Gomes. Afinal, ele nunca ganhou um grande titulo na vida como técnico. Mas me solidarizo com ele nesse momento difícil.

*GOMES é um profissional sério, boa gente. Talvez só lhe falte a aura de vencedor. Mas depois de um AVC, o melhor seria ele deixar o futebol de lado e viver a vida.

*DIGO isso como conselho. Acho que quem teve um problema como esse não pode viver a beira do gramado passando tantas emoções a cada tres ou quatro dias.

*FUTEBOL exige muito do fisico e da mente dos treinadores. Eles precisam ser saudaveis ou podem ter problemas sérios provocados pela pressão que sofrem.

*DE QUALQUER maneira, Gomes deixe ou não a profissão, desejo-lhe recuperação plena em curto espaço de tempo. Depois, com calma, ele que decida seu futuro.