Série D: Araguaína, 20 guerreiros, um comandante e o feito histórico
Portal FI apresenta o Araguaína, mais um integrante da Série C de 2011

Araguaína, TO, 18 (AFI) – O Araguaína Futebol e Regatas fez um feito histórico. É o primeiro clube tocantinense a conquistar o acesso ao Campeonato Brasileiro da Série C. Para o presidente do clube, João Luiz de Carvalho, isto foi uma conquista incrível, já que o time disputou toda competição com apenas 20 jogadores no elenco.
“Nao foi fácil, conseguimos chegar ao acesso com apenas 20 jogadores. Foi um time montado de última hora, que acabou dando certo. Começamos como zebra e terminamos entre os quatro, vamos em busca do título”, comemerou o presidente.
Ele assumiu a presidência do clube dias antes de começar a competição. “Edivandro Bessa pediu renunciou ao cargo dias antes, contratei o Leo e nós montamos o time as pressas, foi algo memorável”, garantiu o João, que não se continha de felicidade.
Sobre agradecimentos, o dirigente teve muitas citações, mas para ele, a principal citação foi a a do técnico Leo Goiano (foto). “Agradeço muito ao Leo por tudo que aconteceu, se não fosse ele, nada disto teria acontecido”, finalizou o presidente, que já começou o planejamento da próxima temporada, mas continua em busca do título.
O Araguaína está sendo um dos principais clubes de Tocantins. Nos últimos anos, das seis finais estaduais, o clube participou de cinco delas, conquistando o tíulo em 2006 e 2009.
Campanha
Na primeira fase passou sufoco, mas acabou se classificando na vice-liderança do Grupo A6, com nove pontos, eliminando Brasília-DF, Ceilândia-DF e Botafogo-DF. No mata-mata passou pelo Treze, numa batalha. Em Araguaína empatou por 1 a 1, na Paraíba, o empate por 2 a 2 garantiu o Tourão.
Na terceira fase, fez o inacreditável. Em Araguaína, contra o Brasília perdia o primeiro jogo por 3 a 0, mas no segundo tempo, virou o jogo para 4 a 3 e foi em vantagem para o jogo de volta. Mesmo assim, venceu por 2 a 1, fora de casa e se classificou.
História do clube
Fundado em 28 de fevereiro de 1997, o Araguaína Futebol e Regatas é o clube de maior torcida do estado do Tocantins. Conhecido como “Tourão do Norte” o Araguaína é sucessor do extinto Araguaína Futebol Clube, agremiação fundada em 1979 que se desligou oficialmente da Federação Tocantinense de Futebol em 1996.
O apelido “Tourão do Norte” é uma alusão ao mercado agropecuarista do município. A cidade de Araguaína é conhecida como “A capital do boi gordo” pelo grande número de rebanhos bovinos que fazem da cidade a maior exportadora de carne bovina do estado do Tocantins. O Tourão do Norte manda seus jogos no estádio Leôncio Miranda o “Mirandão”.
Estádio
O Tourão do Norte manda seus jogos no Estádio Leôncio de Souza Miranda, o Mirandão. Inaugurado no dia 07 de fevereiro de 2009, o local tem capacidade para receber 6.700 mil torcedores. O espaço segue todas as normas da CBF, desde iluminação completa, até rampas de acessos e estacionamento. Ao todo, foram investidos R$ 22,9 milhões.
Cidade
Araguaina é a segunda cidade mais populosa de Tocantins, com aproximadamente 120 mil moradores, perdendo apenas para Palmas. Sua economia é mantida pela agricultura e pecuária, existe a ideia de que Araguaína é capital do boi. Na cidade existem três frigoríficos de referência nacional: Bertin, o Minerva e o Boiforte.






































































































































