Auxiliar de treinador da Seleção comemora sucesso na Série D

Com 51 anos e ex-jogador de clubes de expressão, Vaguinho sentiu a morte do técnico Vadão

Serie D 1

Itacoatiara, AM, 11 (AFI) – O treinador Vaguinho Santos é a novidade positiva no Campeonato Brasileiro da Série D. Depois de mais de dez anos atuando como auxiliar de Osvaldo Alvarez, o Vadão, falecido em 25 de maio de 2020, Vaguinho optou em seguir “carreira solo” e aceitou o desafio de comandar o Peñarol, de Itacoatiara, cidade de pouco mais de 100 mil habitantes e distante 250 km da capital Manaus.

Com 51 anos e ex-jogador de clubes de expressão como São Paulo, Guarani, Ponte Preta, Náutico-PE, Paraná Clube, entre outros, além de ter atuado na Espanha, Vaguinho Santos sentiu a morte de seu mentor Vadão e ficou recluso por quase um ano.

“O Vadão me ensinou tudo, dentro e fora de campo. Foi meu treinador quando eu jogava e depois, tive o privilégio de ser seu auxiliar em vários clubes e na Seleção Feminina, onde mudamos a história do futebol feminino no Brasil”, comenta Vaguinho Santos.

Serie D
Vaguinho Santos, técnico do Peñarol. Foto: Ney Xavier.

“Tenho uma gratidão enorme pelo Vadão. Inclusive, em termos de Seleção Feminina, disputamos dois mundiais e as Olímpiadas no Brasil, onde terminamos em quatro lugar, além de termos tido inúmeras outras conquistas”, completa Vaguinho.

VAGUINHO FEZ CURSOS E ESTUDOS PARA ASSUMIR COMO TREINADOR

O falecimento precoce de Vadão fez Vaguinho recusar propostas e optar em fazer estudos e concluir os cursos da CBF.

“O futebol mudou muito, aliás é uma mudança constante. Por isso temos que estar em constante estudo. Hoje, os jogadores têm mais facilidades em assimilar funções. Eu gosto do futebol bem jogado, ofensivo”, explica Vaguinho Santos ao Portal Futebol Interior.

Apesar de ter residência em São Paulo, ao receber proposta para dirigir o Peñarol, Vaguinho se informou e sentiu que poderia desenvolver bem seu trabalho como treinador.

“Logo após o falecimento do Vadão, tive várias propostas para ficar no Estado de São Paulo, mas quis esperar um pouco. Mesmo estando distante, aqui no Norte do Brasil, o Peñarol tem uma boa estrutura dentro das limitações naturais e uma diretoria que honra seus compromissos”, fala Vaguinho Santos.

PEÑAROL BRIGA PELA CLASSIFICAÇÃO NO GRUPO “A”

No Campeonato Brasileiro da Série D, o Peñarol está em quarto lugar, com 14 pontos ganhos e na briga pela classificação para a próxima fase.

No último domingo, jogando um futebol ofensivo, o time de Vaguinho Santos impôs uma goleada de 5 a 0 em cima do Atlético Acreano e no próximo domingo estará no Acre enfrentando o Galvez. 

Confira também: