Novidade? Corinthians adia novamente início das obras do Itaqueirão

Não existe uma data para que as obras do estádio corintiano comecem. E agora, Timão?

0002047910420 img 1

0002047910420 img

São Paulo, 23 (AFI) – Não será nesta terça-feira que as obras do futuro estádio do Corinthians irão começar. A diretoria do clube negou – mais uma vez – em nota oficial que as obras do Itaquerão começarão em breve. “Informamos que as obras do Estádio do Corinthians em Itaquera não serão iniciadas nesta terça-feira (24). Os trabalhadores selecionados para a construção serão anunciados aqui no site oficial do clube. O início das obras ocorrerá em breve”, diz o trecho da nota postada no site oficial.

A nota desmente as declarações do presidente do clube, Andrés Sanches, que disse no último sábado, em entrevista coletiva, que as obras começariam no mais tardar na quarta feira. “O Corinthians reviu algumas coisas no último orçamento e está fazendo algumas mudanças. Não vai custar mais do que R$ 10 mil por assento. E acredito que terça, no mais tardar quarta-feira, as obras vão começar em Itaquera”, disse o mandatário no sábado.

O impasse para começar as obras foi porque o Comitê de São Paulo escolheu o estádio corintiano para ser a sede da abertura da Copa do Mundo de 2014. O projeto original do estádio custaria R$ 700 milhões e caberiam 48 mil lugares, mas para atender todas as exigências da Fifa, que quer um estádio com capacidade mínima de 65 mil lugares, a obra custaria 1,07 bilhão.

Nem o clube nem a construtora têm todo este dinheiro e, por isso, houve um pedido ao BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento) para um ajuda de custo e como garantia ele colocaria no Naming Rights (O nome da Nova Arena). Como conseqüência de todo este imbróglio a cidade foi excluída da Copa das Confederações, que acontece em 2013.

Outros estádios estão cotados para substituir o Itaquerão na Copa das Confederações. A Arena Palestra Itália que já está em obras para reformá-la pagas inteiramente com recurso privado, o estádio do Morumbi e até o Pacaembu pode ser uma das opções, mas, nesse caso, precisaria de adequações para atender os encargos da Fifa.