Grêmio 2 x 2 Avaí - Tricolor luta e empata aos 49 minutos
O time gaúcho lutou até o final e arrancou o empate nos acréscimos da partida

Porto Alegre, RS, 29 (AFI) – Depois de estar perdendo para o então lanterna Avaí por 2 a 0, o Grêmio lutou muito e rrancou um empate por 2 a 2, nesta quarta-feira, no Estádio Olímpico, pela sétima rodada do Campeonato Brasileiro. O gol de empate foi marcado pelo zagueiro Rafael Marques, aos 49 minutos do segundo tempo. Douglas fez o outro gol tricolor, de pênalti, enquanto Gustavo Bastos e Robinho balançaram as redes para o Avaí. (Foto: Luciano León)
Com o empate, o Grêmio chega a sua quarta partida sem vitória, e fica na 13ª colocação com oito pontos. Já o Avaí segue sem saber o que é vitória no Brasileirão, mas deixa a lanterna nas mãos do Atlético-PR e sobe para a penúltima colocação.
Surpresa no Olímpico!
O Avaí surpreendeu o Grêmio em pleno Estádio Olímpico e saiu na frente logo aos quatro minutos de partida. O meia Pedro Ken cobrou escanteio, Welton Felipe cabeceou e Marcelo Grohe defendeu. O zagueiro Gustavo Bastos aproveitou o rebote e mandou para as redes. O time gaúcho sentiu o golpe e a torcida já começou a pegar no pé da equipe.
Com isso, o Avaí aproveitava a instabilidade do Grêmio e quase fez mais um aos nove minutos. William recebeu lançamento, ficou na cara do gol e bateu na saída de Marcelo Grohe, que fez grande defesa. No rebote, Pedro Ken mandou por cima do gol e perdeu grande chance. Aos poucos o Grêmio foi se assentando e passou a ficar mais tempo com a bola nos pés, principalmente com Bruno Collaço pela esquerda.
Por pouco o Tricolor gaúcho não deixou tudo igual aos 14 minutos, no que seria um golaço. Fábio Rochemback cobrou escanteio, o goleiro Aleks falhou e a bola sobrou para André Lima, que emendou de bicicleta e mandou por cima do gol. Mas nos contra-ataques o Avaí era perigoso e o goleiro Marcelo Grohe salvou o Grêmio mais uma vez aos 22 minutos. Romano recebeu na área e finalizou rasteiro, para grande defesa do goleiro gremista.
Sem conseguir furar o bloqueio defensivo do Avaí, o Tricolor tentava na bola parada e quase marcou aos 29 minutos. Douglas cobrou falta com categoria por cima da barreira e a bola foi no ângulo esquerdo, perto da trave de Aleks. O Grêmio cresceu no final do primeiro tempo e teve dois gols anulados.
Aos 43 Fábio Rochemback bateu falta na área e André Lima cabeceou na saída do goleiro, mas a arbitragem apontou impedimento. Dois minutos depois, em novo levantamento na área, André Lima cabeceou e Aleks defendeu. No rebote, Leandro marcou, mas também foi assinalado impedimento.
Pressão gaúcha até o fim
A etapa final começou dando mostras que seria diferente para o Grêmio. Logo no primeiro minuto Batista deu uma cotovelada em Fábio Rochemback e foi expulso, deixando o Avaí com dez homens em campo. Mas mesmo em desvantagem numérica, o time catarinense fez o segundo gol aos seis minutos. Pedro Ken cobrou escanteio, Welton Felipe desviou e a bola sobrou para Robinho, que passou por Fábio Rochemback e chutou cruzado.
Perdendo por 2 a 0 e com um jogador a mais, o técnico Renato Gaúcho foi para o tudo ou nada e colocou o Grêmio no ataque. A partir dai começou a brilhar a estrela do goleiro Aleks. Aos 12 minutos o goleiro fez grande defesa em chute de Fábio Rochemback, e aos 15 ele saiu o Avaí mais uma vez. Miralles bateu forte de primeira, de dentro da área, e o goleiro se esticou para defender com a ponta dos dedos.
De tanto insistir, o Grêmio descontou aos 26 minutos. Escudero foi derrubado por Gabriel dentro da área e o árbitor marcou pênalti. Douglas bateu no canto alto, e marcou para o Tricolor. Mas pouco depois o meia gremista foi expulso por reclamação, aumentando a dramaticidade do jogo. O final ficou emocionante, com o time gaúcho pressionando e o Avaí levando perigo nos contra-ataques.
Aos 38 minutos, Fábio Rochemback cobrou falta e a bola explodiu no travessão. Quando tudo levava a crer que o jogo terminaria com vitória do Avaí, o Grêmio igualou aos 49 minutos. O zagueiro Rafael Marques aproveitou bate e rebate na área após cobrança de falta de Rochemback, e estufou as redes avaianas.
Próximos jogos
Pela oitava rodada do Brasileirão, Grêmio a Avaí jogam somente na próxima quarta-feira, já que no final de semana não terá rodada em virtude da estreia do Brasil na Copa América. O time gaúcho vai a Sete Lagoas enfrentar o Cruzeiro, às 19h30, enquanto o Avaí joga contra o Bahia, também às 19h30, em Florianópolis.






































































































































