Silvio Gumiero: Destaques e vexames do Paulistão Chevrolet

Técnicos do Interior: Guto, Dado, Veiga, Pintado e Edison Só

0002048060358 img 1

Campinas, SP, 24 (AFI) – Depois de 3 meses e 19 rodadas, onde todos os 20 clubes se enfrentaram, chegou o final da 1ª fase do Paulistão Chevrolet. Agora, para os 8 primeiros colocados, é vencer ou ficar de fora da próxima fase. Além dos 4 grandes, o Interior está presente com Mogi Mirim, Ponte Preta, Botafogo e o caçula Penapolense.

0002048060358 img

O São Paulo foi o destaque dos grandes, conquistando o 1º lugar. O grande destaque do interior foi o Mogi Mirim, segundo colocado e com o ataque mais positivo com 36 gols, além de ter um time bem armado e com equilíbrio. Mérito para o jovem treinador Dado Cavalcanti (ao lado). A Ponte Preta merece destaque com a defesa menos vazada, apenas 13 gols, e um time moderno do Guto Ferreira.

O treinador Pintado assumiu a Penapolense com o campeonato em andamento e conseguiu a classificação. Parece que ele, Pintado, está em uma nova fase de sua carreira. Marcelo Veiga mostrou que não é só treinador do Bragantino, onde ficou por muitos anos. Planejou o Botafogo de Ribeirão Preto e pode surpreender ainda mais.

Apesar de não se classificar, o XV de Piracicaba acabou fazendo uma boa campanha sob o comando do Edison Só (ao lado), que deixou o Penapolense com uma boa pontuação.

0002048060361 img

Vexames fizeram São Caetano e Guarani. Aquele, vice-campeão da Libertadores, campeão Paulista e com um bom elenco, não encontrou um treinador que pudesse, ao menos, salvá-lo do rebaixamento. Esse, campeão brasileiro em 1978, uma marca muito forte, sofreu o 10º rebaixamento em 13 anos.

É uma dose muito forte de emoção negativa para o torcedor bugrino. Resta agora ao São Caetano e Guarani juntarem os cacos e planejarem, respectivamente, a segunda e terceira divisões do Brasileirão.

Nos encontros dos 8 classificados, é o momento de ver bons jogos. Finais de semana que prometem aos olhos um futebol de qualidade.

Como sempre emito a minha opinião antes: São Paulo, Santos, Corinthians e Botafogo farão as semifinais.