São Paulo x Corinthians - Velha rivalidade sacode decisão da Recopa!
Depois de quase duas décadas dois clubes brasileiros voltam a se enfrentar na final
São Paulo, SP, 03 (AFI) – Depois de muitos anos no ostracismo, a Recopa Sul-Americana volta a ganhar notoriedade em 2013. Tudo porque colocará frente a frente dois grandes rivais: São Paulo e Corinthians. O primeiro jogo da decisão acontece, nesta quarta-feira, às 21h50, no Morumbi, na capital paulista.
O torneio, que na verdade é apenas uma decisão de dois jogos, coloca em disputa a hegemonia do futebol sul-americano. O Timão garantiu sua vaga na final por ter sido o campeão da Libertadores de 2012. Já o Tricolor entra por ter conquistado o segundo maior torneio do continente: a Sul-Americana, em 2012.
Nos últimos anos, o mini-torneio foi disputado sem “glamour”, sobretudo no Brasil. Muito porque os próprios clubes brasileiros têm dado pouca importância para a disputa. Tanto que nos últimos dois anos Internacional (2011) e Santos (2012) foram campeões e não tiveram grande destaque na mídia.
São Paulo foi campeão em 1994
19 anos depois…
A Recopa volta a contar dois brasileiros na disputa depois de 19 anos. A última vez que isso aconteceu foi em 1994, quando o mesmo São Paulo fora campeão em cima do Botafogo, campeão da Conmebol em 1993. Curiosamente, os dois títulos tricolores no torneio foram em cima de brasileiros – em 1993 superou o Cruzeiro.
Por conta destas duas taças, o São Paulo é o segundo maior vencedor do torneio, ao lado de Internacional, LDU-EQU e Olímpia-PAR. O maior campeão é o Boca Juniors-ARG, com quatro taça, uma delas em cima do Sampa, em 2006. O Timão disputará a decisão pela primeira vez.
Ingressos encalhados?
Apesar de ser a disputa de um título e envolver muita rivalidade, a torcida são-paulina, pelo menos por enquanto, não parece tão empolgada com o time. Até o final da tarde desta terça-feira, apenas 22 mil ingressos de um total de quase 62 mil colocados à venda já foram comercializados. A expectativa é de que o público não chegue a 40 mil pessoas.
Por outro lado, a Fiel mantém a tradição e deve lotar o Pacaembu no jogo de volta, que acontece no dia 17 de julho. Na última parcial divulgada pela diretoria alvinegra, no final da semana passada, mais de 25 mil ingressos já haviam sido comercializados. A expectativa é de que todas as entradas sejam comercializadas até antes do dia do jogo.
Jadson retornou da Seleção
Mistério tricolor
No São Paulo, o clima é de mistério. O técnico Ney Franco até fez um treino secreto nesta terça-feira. Por duas horas, o treinador comandou a última atividade antes da final no Centro de Treinamento da Barra Funda sem a presença da imprensa, que só teve a entrada liberada após o término.
Ney contou com o retorno de quatro jogadores que não participaram do amistoso com o Flamengo, no último sábado, em Uberlândia (MG) e que devem ser titulares: o zagueiro Lúcio, o volante Denilson, o atacante Luis Fabiano e o meia Jadson. O último se reapresentou nesta terça após disputar a Copa das Confederações.
A única dúvida para a escalação é se o São Paulo vai a campo com dois ou três atacantes. Se a primeira opção foi escolhida, a armação do time ficará com Jadson e Ganso, que sai da equipe e deve dar lugar a Aloísio caso o técnico escolha montar um trio ofensivo.
Principal destaque do Tricolor, Jadson destaca a necessidade de concentração total do elenco pelo fato de ser um clássico. “Por ser nosso rival, tem um clima mais quente a decisão. Ninguém quer perder e os jogadores entram mais ligados em campo”, disse.
Paulinho já deu adeus!Foto: Agência Corinthians
Há vida sem Paulinho?
O reserva imediato Guilherme será o substituto de Paulinho, negociado com o Tottenham-ING, no time corintiano. No último treino antes do clássico, nesta terça-feira à tarde no CT do Parque Ecológico, foi ele quem herdou a posição no meio de campo de segundo volante.
Tite não fez mistérios e montou um meio de campo com três jogadores para o primeiro jogo da final. O setor foi escalado com Ralf, Guilherme e Danilo. Pelo posicionamento em campo, as saídas de bola pelo lado direto passam por Guilherme, que tem bom passe e pode criar jogadas com Edenilson – Alessandro está fora.
No ataque, também não houve surpresas. Treinaram juntos Romarinho, Guerrero e Emerson. Alexandre Pato fica na reserva. Paulo André se recuperou e treinou entre os titulares. Joga ao lado de Gil.
Renato Augusto deve ficar no banco de reservas. O curioso é que o meia foi inscrito na Recopa com a camisa 8, a que pertencia a Paulinho, e não Guilherme. Por enquanto esta numeração vale apenas para a Recopa, e não no Brasileiro.
Confirmado, Guerrero garante que se sente em casa no Morumbi. “A gente gosta de jogar no Morumbi, mesmo contra a torcida deles. A torcida deles fica esperando a gente na chegada e jogando cerveja, garrafas… A gente entra em campo com raiva para ganhar deles”, disse





































































































































