Ciclismo: Inacreditável! Ciclovia do Maracanã termina em muro
As obras de revitalização inacabadas incomodam ciclistas
Rio de Janeiro, RJ, 03 (AFI) – Em meio a Copa das Confederações, torcedores que vão ao Maracanã, ao mesmo tempo em que se surpreendem com a infraestrutura do interior, convivem com as obras não finalizadas da parte externa do estádio. Ao lado dos torcedores que esperavam ver as obras concluídas, atletas e moradores – os que mais utilizam a área – esperavam já estar usufruindo a prometida nova ciclovia, que circundaria todo o complexo esportivo.

Promessa de incentivo ao esporte na região, hoje a nova ciclovia termina em um muro. Atrás da parede, é possível ver um grande canteiro de obras e as costas do Museu do Índio. A proposta é que, com a revitalização, a nova ciclovia se estenda até os fundos do antigo museu.
A pista antiga seguia pela Rua Mata Machado, em um percurso considerado pequeno pelos ciclistas da região. Isso os levava a pedalar em outras ciclovias da cidade, geralmente na Zona Sul, ou a optar por disputar espaço com outros veículos nas ruas, colocando em risco sua segurança.
Segunda fase
A segunda fase da obra também previa uma passarela ligando a ciclovia da Maracanã à Quinta da Boa Vista, distância já percorrida por alguns atletas em busca de mais espaço. “Quando pedalo aqui, geralmente vou até a Quinta da Boa Vista, mas passo pela passarela próxima à estação de metrô de São Cristóvão”, declara o ciclista Marcelo Neves, médico e morador da Tijuca.
Se antes o problema apontado pelos ciclistas era o tamanho pequeno da pista, hoje o maior incômodo é o fato de a ciclovia ainda estar inacabada, levando os usuários a interromperem seus percursos por falta de continuidade da pista ou para fugir de detritos da obra, além de procurarem outros locais para praticar a atividade.
A nova ciclovia faz parte do projeto de reurbanização da área, aposta da Prefeitura do Rio.A transformação do entorno do estádio em um grande espaço para lazer e prática de esportes – o Parque Maracanã -, tirando o enfoque apenas do futebol, porém, parece ainda estar distante.





































































































































