Atletismo: Atletas da Orcampi defendem o Brasil no Sul-Americano
A equipe de Campinas terá oito representantes no evento em Cartagena
Campinas, SP, 04 (AFI) – A Orcampi terá oito representantes no Campeonato Sul-Americano de Atletismo, que será disputado de sexta a domingo (5 a 7/7), no Parque Elías Gutiérrez, na cidade de Cartagena (COL). Os atletas da equipe de Campinas defendem a seleção no evento, que pode ser uma das últimas oportunidades para a busca por índices visando ao Mundial de Moscou (RUS).
A seleção foi definida após o Troféu Brasil/Caixa de Atletismo, realizado no mês de junho, no Estádio Ícaro de Castro Melo, em São Paulo. Os dois primeiros de cada prova confirmaram as vagas. Na pista colombiana, Mahau Suguimati (400 m com barreiras), Jefferson Sabino (salto triplo), Jonathan Henrique Silva (salto triplo), Darlan Romani (arremesso do peso), Tatiele Roberta de Carvalho (5.000 m), Giselle Albuquerque (100 m com barreiras), Fernanda dos Santos Tavares (400 m com barreiras) e Érica Rocha de Sena (20 km marcha atlética) são apontados como destaque em suas provas e devem brigar pelo pódio.

“Os atletas da Orcampi estão bem preparados para a competição e os resultados do Troféu Brasil comprovaram que o nível deles é alto. Temos especialistas nas principais provas do calendário, como nas barreiras, saltos e arremessos”, disse Evandro Lázari, chefe da equipe da Orcampi e um dos treinadores escalados pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) para o evento na Colômbia. “Os atletas que não têm índice para o Mundial estão bem perto de atingir a marca, como Darlan Romani e Jonathan Henrique Silva. Não será nenhuma surpresa se eles voltarem da Colômbia com os passaportes carimbados.”
O triplista Jefferson Sabino participou de campings de treinamento na Espanha antes de embarcar para a Colômbia. Já a maioria dos atletas fez a preparação no Brasil para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo. Mahau Suguimati, por exemplo, já está classificado para o Mundial de Moscou e decidiu trocar os treinos em Saitama, no Japão, pelo trabalho no Brasil. O atleta é favorito nos 400 m com barreiras. Na versão feminina da prova, Fernanda Tavares quer retribuir o apoio da Orcampi com uma medalha.
“O ano de 2013 começou ruim para os atletas do Rio de Janeiro, que ficaram sem apoio, e para mim, por causa de uma lesão que me tirou das pistas por um tempo. Agora, na equipe de Campinas, nós conseguimos ter um gás a mais. Vou atrás do índice e, consequentemente, do pódio. Nesse período de treinos o objetivo foi melhorar a resistência para a distância”, disse Fernanda, de 29 anos, que foi revelada nas escolinhas da Mangueira.
Clima
Para o treinador da Orcampi, Celso Ficagna, desta vez os atletas não precisarão de aclimatação, apesar de a média de temperatura na cidade Colômbia chegar aos 30 graus. “É melhor disputar uma competição com calor do que na altitude, levando em conta o tempo de aclimatação no local. Os atletas das Orcampi estão preparados para enfrentar o clima – os fundistas podem ter uma pequena dificuldade por causa do calor, que desgasta mais.”
Ao todo, a equipe brasileira será representada na Colômbia por 79 atletas, sendo 41 homens e 38 mulheres. Os atletas do País tentarão manter uma hegemonia de 38 anos na mais antiga competição de área da IAAF, a Associação Internacional de Federações de Atletismo.
Outros três eventos de ponta do atletismo contarão com atletas que têm ligações com a Orcampi. O triplista Jonathan Henrique Silva disputa a etapa de Lausanne da Diamond League, nesta quinta-feira (4/7), enquanto o velocista Aldemir Gomes Jr., qualificado para o Mundial de Moscou nos 200 m, participará da Universíade de Kazã, na Rússia. O estudante de Direito terá pela frente os 100 m e os 200 m. Wellerson Vivi já está na Ucrânia para o Mundial de Menores, entre os dias 10 e 14, em Donetsk. O jovem disputará os 1.500 m. Wellerson integra o Instituto Vanderlei Cordeiro de Lima (IVCL), núcleo que treina na pista do Swiss Park, com a equipe da Orcampi, em Campinas, e tem apoio da categoria de Formação do Clube de Atletismo BM&FBOVESPA.
A equipe de atletismo da Orcampi tem patrocínio de Unimed Campinas, CPFL Energia, 3M, Lei de Incentivo ao Esporte e Fundo de Investimentos Esportivo de Campinas.





































































































































