Aikidô: Luiz Felipe Martins desembarcou Tóquio em busca de treinamentos
O Sensei busca conhecimento com os grandes mestres da atualidade
Ribeirão Preto, SP, 04 (AFI) – Referência no Aikidô, o Sensei Luiz Felipe Martins, 33, está buscando novas experiências para passar aos seus alunos. Nessa quinta-feira (4), ele desembarcou em Tóquio, capital japonesa, onde irá passar os próximos 25 dias em treinamentos com os principais mestres da arte marcial. O objetivo é treinar na sede mundial da modalidade e enriquecer o seu conhecimento.
“A minha motivação em visitar o Japão vem além do Aikidô, e sim em conhecer toda cadeia cultural do local, por se tratar de uma arte marcial com raízes bem tradicionais na cultura Japonesa. A maioria dos praticantes dessa arte é conhecedora, ao menos em parte, da história cultural da Terra do Sol Nascente. Em particular, desde criança sempre gostei das histórias de ninjas e samurais, mangás e animes, culinária, bonsais e outras, onde ao longo do tempo vim aprendendo de pouco em pouco. Para a maioria dos aikidoístas, existe esse sonho de conhecer o Japão, a sua cultura de perto e claro poder praticar onde foi o criado e com os descendentes do fundador”, destacou Martins.
A principal diferença
Segundo o Sensei, a principal diferença na prática do aikidô entre Brasil e Japão está na disciplina. “Não quero dizer que os praticantes aqui no Brasil sejam mal educados, não é isso, mas os japoneses levam a prática a fundo e trabalham buscando sempre a perfeição no que fazem, levando a uma evolução em geral mais rápida e mais concreta. Porém, pode ser que isso não seja uma verdade absoluta e talvez após a minha viagem eu tenha uma visão diferente quanto a esse assunto”, admitiu.
Martins terá a oportunidade de treinar nas aulas regulares do Doshu e de diversos Shihans, pois no Hombu Dojo (local da prática do aikidô) existem várias aulas em diversos tatames por diferentes mestres.
“Doshu é o mestre do caminho, começando com o fundador Morihei Ueshiba, passando para o seu filho Kisshomaru Ueshiba (2° Doshu) e hoje o líder mundial do aikido está com a 3ª geração da família, o Moriteru Ueshiba. Shihan é um título concebido a um mestre com graduação mais elevada, geralmente com a 6° graduação da faixa preta. No Hombu Dojo, existem diversos mestres shihans, lecionando em treinos regulares e que também viajam pelo mundo realizando seminários internacionais”, explicou.
O ribeirão-pretano irá treinar com os mestres Hayato Osawa Sensei, Tsuruzo Myamoto Sensei, Shoji Seki Sensei, Yoshiaki Yokota Sensei e outros.
O aikidô
De acordo com a União Sul-americana de Aikidô, o termo AIKIDO é composto por três caracteres Kanji. O primeiro é “AI (合)”, que significa harmonia, depois o “KI (気)” que representa energia e, por fim o “DO (道)”, que se define como o caminho, ou seja, “o caminho da harmonização das energias”.
“O aikidô não visa a competição, mas sim vencer a si próprio e o próprio medo. Hoje em dia, temos muitos desafios na vida moderna: vestibular, faculdade, arrumar emprego, enfim. A nossa arte é um treinamento para ajudar nessas batalhas. Quem pratica, torna-se mais confiante para enfrentá-las”, explicou Martins.
Segundo ele, o segredo para atingir os objetivos da arte marcial é a prática constante e o estabelecimento de rotinas de treino. “O aikidô torna-se para muitas pessoas uma válvula de escape para os problemas do dia a dia. É um método que faz com que o praticante seja mais calmo em momentos de tensão e saiba controlar melhor a ansiedade”, completou o Sensei.
Aikidô em Ribeirão Preto
Há exatos 50 anos no Brasil, o aikidô está em franca ascensão em Ribeirão Preto. Liderados pelo Sensei Luiz Felipe, praticante há 18 anos e faixa preta da arte marcial, diversos aikidoistas buscam melhor auto conhecimento e diversos outros benefícios proporcionados pelo esporte. “O aikidô está crescendo na cidade. E quero contribuir para isso”, concluiu Luiz Felipe Martins.
O Sensei dá aulas em duas academias da cidade durante todos os dias da semana.





































































































































