Ex-capitão da Seleção do Uruguai, Darío Pereyra analisa grandes propostas

E experiência é o que não falta ao treinador, que dirigiu três grandes clubes de SP

O técnico Darío Pereyra, que jogou na Copa do Mundo de 1986 pela Seleção do Uruguai analisa propostas. Ele foi técnico do São Paulo, Corinthians, e Portuguesa.

0002048083187 img 1

Campinas, SP, 05 (AFI) – Após o término da Copa das Confederações, onde a Seleção Brasileira conquistou o título, o técnico Darío Pereyra, que participou de vários programas esportivos comentando sobre as seleções participantes e principalmente a do Uruguai – no qual ele jogou 34 partidas e marcou 14 gols – inclusive disputando a Copa do Mundo de 1986, agora ele quer mais uma vez voltar como treinador, ainda neste segundo semestre de 2013.

E experiência é o que não falta ao treinador – que dirigiu três grandes clubes de SP – foi técnico do São Paulo, Corinthians, e Portuguesa, além de ter dirigido outros times de renome no futebol brasileiro. É o caso de Atlético-MG, Grêmio, Coritiba, Guarani, Paysandu, entre outros.

0002048083187 img

Em seu currículo como comandante, pode-se conferir várias conquistas. Na base do São Paulo, Darío Pereyra (foto) conquistou campeonatos no Japão, EUA, Jogos Abertos, Jogos Regionais. Já no profissional, ele foi campeão Paulista de 1996, vice-campeão da Libertadores da América de 1997 e no mesmo conquistou o segundo lugar no Paulistão.

Pelo Atlético-MG, Darío foi campeão estadual de 1999 e no mesmo ano realizou uma grande campanha no Campeonato Brasileiro, além de ter sido vice-campeão pelo Paysandu, onde entrou para história do clube, na primeira participação do time paraense na Libertadores de 2003.

Na época, o Paysandu liderou seu grupo de forma invicta e com a terceira melhor campanha naquela fase e de quebra venceu o Boca Juniors por 1 a 0, em plena La Bombonera, mas acabou eliminada na partida de volta. No total, foram oito jogos, duas empates e apenas uma derrota.

Após ficar dois anos afastados do cargo de técnico, Darío Pereyra retornou a comandar um time em 2012, dirigindo o Araponga-PR, e em 2013, ele dirigiu o Vila Nova – que vem passando por um momento muito ruim financeiramente – mas o treinador já teve alguns contatos e está apenas aguardando uma posição oficial.

“Sempre tem pessoas que faz uma consulta para saber se há interesse em dirigir tal equipe, mas não tem nada oficial e estou disponível no mercado para que possa assumir algum clube e voltar a fazer que mais gosto que é trabalhar”, disse Darío Pereyra.

Carreira como jogador
Darío Pereyra iniciou sua carreira de jogador no Nacional de Montevidéu, onde permaneceu por seis anos e conquistou o título da Liga Mayor em 1976. Já na Seleção Uruguai, sua primeira aconteceu aos 18 anos de idade, onde foi capitão da Celeste e jogou 34 jogos, fazendo14 gols. Ele também disputou as Eliminatórias para o Mundial de 1978 e 1986 e jogou o Mundial do México em 1986.

Após seis anos defendendo o Nacional, o então volante Darío Pereyra, foi contratado pelo São Paulo em 1977 – em uma negociação que demorou mais de um ano e na época foi a segunda maior contratação mais cara no futebol brasileiro – e após assinar com o Tricolor, o Real Madrid tentou levar o jogador que deu preferência ao São Paulo, onde formou uma das maiores duplas de zaga do mundo ao lado de Oscar. Defendendo o Tricolor Paulista, Dário Pereyra ganhou vários títulos, foram quatro Campeonatos Paulista e dois Brasileiros, no qual ganhou por três vezes a Bola de Prata. Ele atuou por 451 jogos marcando 38 gols.

Além do São Paulo, o ex-zagueiro ainda jogou pelo Flamengo, Palmeiras e encerrou sua vitoriosa carreira no Gamba Osaka do Japão, onde foi campeão da Copa do Rei, em 1991. Darío Pereyra encerrou sua carreira vitoriosa em 1992.