Copa Paulista: São Bento estreiacom 75% do time perto do ideal
O preparador Cláudio Girotti vem pegando pesado no condicionamento físico dos atletas
Neste sábado, às 16 horas, o São Bento faz sua estreia na Copa Paulista contra o Osasco no Estadio Municipal de Sorocaba (CIC). O treinador Edson Vieira já realizou o último coletivo no local do jogo mas manteve o clima de mistério na escalação.
Sorocaba, SP, 11 (AFI) – Neste sábado, às 16 horas, o São Bento faz sua estreia na Copa Paulista contra o Osasco no Estadio Municipal de Sorocaba (CIC). O treinador Edson Vieira já realizou o último coletivo no local do jogo mas manteve o clima de mistério sobre a escalação do time. “Segredo, este, que vai divulgar somente momentos antes do jogo.
O que não é mistério no Azulão é o trabalho de condicionamento físico que o preparador Cláudio Girotti vem realizando no clube desde setembro de 2013, que foi um dos trunfos do Bentão na conquista do acesso e do título da série A-3 neste ano. Falando nesta semana sobre a condição atual do time para a estreia neste sábado, Giroti considerou proveitosos os quase 15 dias de preparação, logo depois da reapresentação até esta semana de estreia.
“Parte do time que jogou a Copa ficou e está em boas condições, e entre os que chegaram, sete jogadores, apenas um não vinha jogando. Isso de certa forma facilita o trabalho nosso, e acreditamos que antes deste estreia já estaremos com 75% da condição física considerada ideal antes de uma estreia”, afirmou Girotti.
Eles tem a força
Se no elenco passado um dos destaques era o ala Veloso, agora no atual elenco do Bentão, outros jogadores sobressaem na questão física, como o meia-atacante Piaiu e os volantes Floriano e Wilian que “esbanjam” saúde e estão muito bem, segundo Giroti. O preparador falou ainda do “menino” Brasiília”, de 37 anos, mas que corre muito. “Entre outros aspectos, tem a questão do biotipo que ajuda e neste quesito, o Brasilia está muito bem”, disse.
Modernizar sempre
Cláudio Giroti é um estudioso da área de preparação física e está sempre em busca de novas tecnologias. “Nestas pesquisas temo observado alguns métodos modernos como um sistema (caro para os clubes médios e pequenos hoje), que utiliza amostras de DNA do atleta como forma de planejar um rendimento sempre melhor”, afimrou.
Segundo o preparador, hoje vários clubes utlizam um chip que o jogador usa quando está dentro de campo e onde se mede os varios aspectos e variações físicas, de temperatura, durante o jogo (as emissoras de tevê utilizam a captação destes sinais para ilustrar as transmissões com detalhes dos atletas como a distância percorrida durante o jogo).
“Temos ainda outros clubes mais abastados que colocam uma câmera exclusiva dentro e campo para acompahar o desempenho de cada atleta de forma individual durante o jogo. É a tecnologia usada para se extrair mais informações e melhorar o desempenho do atleta. Aqui no São Bento, dentro de nossas limitações orçamentárias, vamos nos adaptando para proporcionar o máximo de informações de cada atleta e assim ajudar na preparação para os torneios”, disse Girotti.
Ronaldo ou Henal; Claudio Santos, Samir, Bruno Ré ou Rafael Silva e Cortez;Wilian, Floriano e Celsinho,ou Marcus Vinicius ou Brasília; Rafael Piaui, Tremonti e João Paulo ou Brasilia. Essa pode ser a provável formação do São Bento na estreia contra o Osasco, sábado no CIC na Copa Paulista. Na fase de amistosos foram três: 2 a 0 no Cotia, 2 a 1 no Barueri e 1 a 1 com o São Bernardo.





































































































































