90 anos de clássico - Relembre a queda do tabu em 1993

Campinas, SP, 27 (AFI) – Grandes jogos marcaram os clássicos entre Palmeiras e Corinthians. Uma desta partidas que não sai da memória do torcedor, aconteceu no dia 12 de junho de 1993, pela final do Campeonato Paulista. Onde renasceu a emoção do torcedor palmeirense em comemorar um título depois de 16 anos.

Naquela tarde de domingo, o Palmeiras com uma verdadeira seleção, nomes de muito sucesso compunham o esquadrão verde, como time base era. Sérgio; Mazinho, Antônio Carlos, Tonhão e Roberto Carlos; César Sampaio, Daniel, Edílson e Zinho; Edmundo e Evair, ainda o técnico, Wanderley Luxemburgo.

O Palmeiras liderou o campeonato de ponta a ponta. Isto o credenciou para a final contra o Corinthians, porém no primeiro jogo da final o alviverde sofreu uma derrota por 1 a 0 gol de Viola, que imitou um porco após a marcação do tento.

Isso fez com que o time do Palmeiras se enchesse de moral para a segunda partida, onde teria que vencê-la no tempo normal e pelo menos empatar na prorrogação para levar o caneco. A torcida do alviverde jamais vai esquecer de um jogador em especial, Evair.

O camisa 9 do Verdão ficou 13 partidas de fora, por motivo de contusão. Retornou aos gramados na primeira partida da final, onde jogou meio tempo. Na decisiva e última partida, sua estrela de “homem-gol” brilhou. Fez dois gols na decisão, com mais um marcado por Zinho e outro por Edílson, fechando o placar em 4 a 0. Era à volta da Academia. O fim das derrotas e o início de um ciclo de vitórias, dos mais pródigos na história do Palmeiras.

Ficha Técnica

Palmeiras 4 x 0 Corinthians

Local: Morumbi
Juiz: José Aparecido de Oliveira
Data: 12/06/93
Renda: Cr$ 18.154.000.000,00
Público: 104.401 pagantes
Cartâo Amarelo: Edmundo (Palmeiras)
Cartões Vermelhos: Henrique, Ronaldo e Ezequiel (Corinthians) Tonhão (Palmeiras)
Gols: Zinho 36/1T, Evair 29/2T, Edílson 38/2T e Evair 10/1T da prorrogação.

Palmeiras
Sérgio; Daniel, Antônio Carlos, Tonhão, Roberto Carlos; César Sampaio, Mazinho, Edílson (Jean Carlo), Zinho; Edmundo, Evair (Alexandre Rosa)
Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Corinthians
Ronaldo; Leandro, Marcelo, Henrique, Ricardo; Marcelinho Paulista, Ezequiel, Neto, Paulo Sérgio; Viola e Adil (Tupãzinho) (Wilson)
Técnico: Nelsinho Batista