Presidente da Abrace ressalta relevância do cronista esportivo no sucesso do futebol brasileiro

A comemoração reforça a relevância do jornalismo esportivo na formação cultural do país e na projeção internacional do futebol brasileiro

Além de presidir a Abrace, Artur Eugênio também comanda a ACEISP (Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo) e integra a direção do Portal Futebol Interior

cronista
Carlos Júlio Castellanos (Presidente da AIPS AMÉRICA) e Artur Eugênio

São Paulo, SP , 07 (AFI) – Neste dia 8 de dezembro, o Brasil celebra o Dia do Cronista Esportivo, data que homenageia os profissionais da imprensa que dedicam suas carreiras à cobertura, análise e valorização do esporte nacional.

A comemoração reforça a relevância do jornalismo esportivo na formação cultural do país e na projeção internacional do futebol brasileiro.

PAPEL DA CRÔNICA ESPORTIVA

Presidente da Abrace — Associação Brasileira de Cronistas Esportivos —, Artur Eugênio Matias destacou o papel fundamental da crônica esportiva para a força e o prestígio do futebol brasileiro no mundo. “Um dos motivos de o futebol brasileiro ser forte e continuar sendo respeitado internacionalmente é que o Brasil tem, provavelmente, a melhor crônica esportiva do mundo. Tenho participado de congressos mundiais e de diversos eventos fora do país, e a referência ao profissional da imprensa brasileira é unânime”, afirmou Artur Eugênio Matias, advogado e jornalista.

phDBgOgT image
Artur Eugênio recebendo, em nome do Brasil, certificado do Congresso da AIPS AMÉRICA das mãos do equatoriano Hugo Hidalgo

PRESIDENTE DA ACEISP

Além de presidir a Abrace, Artur Eugênio também comanda a ACEISP (Associação dos Cronistas Esportivos do Interior de São Paulo) e integra a direção do Portal Futebol Interior.

Fundada em 1974, a Abrace é a única entidade brasileira reconhecida mundialmente, sendo a responsável por credenciar oficialmente cronistas esportivos brasileiros para a cobertura de eventos internacionais.

Durante a celebração da data, Artur Eugênio reforçou a importância da união da categoria por meio de entidades representativas. “Estamos passando por uma grande transformação na política desportiva e na atuação da imprensa. Nesse momento, o profissional da mídia esportiva, especialmente nos veículos alternativos, que ganharam grande importância, precisa se filiar à sua entidade estadual e à Abrace. Só assim será devidamente representado. Vivemos um momento perigoso, em que algumas federações e até mesmo a CBF tentam limitar a atividade do profissional da imprensa esportiva”, alertou.

FEz9kdTZ image
Moisés Avalos (Nicarágua), Artur Eugênio (Brasil), Carlos Júlio (Colômbia) e Fernando Nürnberg (Bolívia).

PRESIDENTE DA ABRACE

Artur Eugênio Matias foi recentemente reeleito, por unanimidade, para comandar a Abrace pelos próximos quatro anos. A diretoria conta ainda com António Cota, do Mato Grosso do Sul, e Jair Oliveira, do Espírito Santo, como vice-presidentes da Abrace. Na ACEISP, os vice-presidentes são Luciano Luiz e Roger Williams.

CONGRESSO DA CRÔNICA ESPORTIVA

Na última semana, o presidente da Abrace, Artur Eugênio Matias, e o secretário-geral da entidade, Edinho Campos, representaram o Brasil no 27º Congresso da Crônica Esportiva, realizado na cidade de Riobamba, no Equador.

No encontro, foi definida a participação conjunta dos países das três Américas no Congresso Mundial, que acontecerá no próximo ano, na Suíça, além do apoio à reeleição do atual presidente da AIPS, o italiano Gianni Merlo.

LIBERDADE DE IMPRENSA

A data reafirma a importância do cronista esportivo como agente fundamental na defesa da liberdade de imprensa, no fortalecimento e na preservação da memória esportiva brasileira.

Confira também: