19 de agosto: Dia do Historiador e Dia Mundial da Fotografia celebram memória e imagem
A fotografia se consolidou ao longo dos séculos como uma ferramenta poderosa para capturar momentos, documentar a história, expressar ideias e impulsionar a arte
A data celebra a importância da história e da profissão de historiador, fundamental para a compreensão do passado e a construção de um futuro mais consciente
Por: Oscar Silva
Campinas, SP , 19 (AFI) – Instituído em 2009, o Dia do Historiador é comemorado hoje, 19 de agosto, em homenagem ao nascimento de Joaquim Nabuco, ocorrido em 1849.
Nabuco foi um político, diplomata, jurista, escritor e historiador, amplamente reconhecido por sua atuação no movimento abolicionista no Brasil.
A data celebra a importância da história e da profissão de historiador, fundamental para a compreensão do passado e a construção de um futuro mais consciente.
Os historiadores atuam em diversas áreas, como ensino, pesquisa, arquivos, museus e outras instituições culturais que preservam a memória e promovem o conhecimento.
DIA MUNDIAL DA FOTOGRAFIA
Também se comemora neste 19 de agosto o Dia Mundial da Fotografia, data em que, em 1839, a Academia Francesa de Ciências anunciou ao mundo a invenção do daguerreótipo, um dos primeiros processos fotográficos da história. O anúncio marcou o início de uma nova forma de registro e expressão visual.
A fotografia se consolidou ao longo dos séculos como uma ferramenta poderosa para capturar momentos, documentar a história, expressar ideias e impulsionar a arte. Esta data reconhece o impacto da fotografia na sociedade e homenageia os profissionais que trabalham com imagens.
Neste contexto, o repórter fotográfico Muller Merlotto Silva, colaborador e fotógrafo do Portal Futebol Interior — um dos sites esportivos mais acessados do país — celebra o Dia Mundial da Fotografia com orgulho e dedicação à sua arte.

















































































































































