Portuguesa Santista 1 x 0 Nacional - Rodriguinho decide no fim e Briosa vence na estreia
Castigado no fim, Nacional perde para Portuguesa Santista na 1ª rodada do Paulistão A2 2019
Castigado no fim, Nacional perde para Portuguesa Santista na 1ª rodada do Paulistão A2 2019
Santos, SP, 20 (AFI) – O Nacional resistiu às investidas da Portuguesa Santista-SP até os minutos finais, mas foi castigado nos acréscimos com gol aos 49 minutos da etapa final. O Naça perdeu por 1 a 0 na estreia do Campeonato Paulista A2 2019, que aconteceu na manhã de domingo (20), no Estádio Ulrico Mursa, em Santos (SP).
O gol foi de Rodriguinho, ex-Fluminense e Santo André. Sob o forte calor que fez na Baixada Santista, o Ferrinho soube segurar a pressão do time da casa durante quase todo o jogo, mas acabou sendo vazado no minuto final.
BRIOSA EM CIMA
Como era esperado, a Portuguesa Santista-SP, jogando em casa, fez muita pressão nos primeiros minutos de jogo, encurralando o Nacional-SP em seu campo de defesa. Em dois escanteios, a Briosa tentou, mas parou nos zagueiros dos visitantes. Em contra-ataque com Everton Tchê, Matheus Lu e Emerson Mi, o Naça teve grande chance, mas a bola foi para fora.
Aos 17 minutos o Nacional-SP chegou bem com Matheus Lu, que conseguiu escanteio. Léo Cunha cobrou, para corte da defesa. Em nova cobrança, rebote, que o próprio camisa 2 pegou e cruzou de novo. O goleiro John saiu mal e Everton Tchê quase fez de cabeça. No terceiro corner seguido, desta vez cobrado por Caio Mendes, Everton Dias subiu sozinho, aos 19 minutos, e quase fez.

Até a parada técnica aos 25 minutos devido ao forte calor que fez em Santos (SP), a Portuguesa Santista-SP insistiu mais ao ataque que o Nacional-SP, que, em algumas escapadas, levou mais perigo.
Muita pressão da Briosa após a parada técnica. Carlos Eduardo mandou lindo chute de fora da área, para grande defesa de Maurício Telles, aos 27 minutos. No escanteio cobrado pelo próprio camisa 8, o zagueiro Balardin subiu sozinho e cabeçou para mais uma grande defesa do guarda-metas nacionalino. O lance, porém, já havia sido anulado pelo árbitro. Nos cinco minutos seguintes, mais duas jogadas de muito perigo do time da casa. O camisa 9 Rodriguinho tentou em chute rasteiro e de cabeça.
Em mais uma investida da Briosa aos 34 minutos, Carlos Alberto cruzou rasteiro na área. Rodriguinho tentou duas vezes, bem travado pelos marcadores do Naça. Na terceira tentativa, mandou para fora.
A Portuguesa Santista-SP pressionou muito nos 45 minutos iniciais, mas encontrou o Nacional-SP bem postado, principalmente na defesa. Quando os zagueiros não matavam as jogadas, o goleiro Maurício Telles aparecia com intervenções importantes. Placar em 0 a 0 no apito de intervalo.
GOLZINHO NO FIM
A partida ficou mais equilibrada no segundo tempo, com o Nacional-SP tocando mais a bola e eliminando a pressão sofrida na etapa inicial. O Nacional-SP voltou a investir nos contra-ataques, deixando a Portuguesa Santista-SP trabalhar a bola em seu campo de defesa. Insistindo nas bolas aéreas, a Briosa não levava perigo, já que parava nos altos zagueiros nacionalinos, Jeferson e Everton Dias. Quando atacava, o Naça tinha boas chances com Negueba pela ponta-esquerda.
Aos 31 minutos, Matheus Humberto fez bela jogada individual pelo lado direto. Ele deixou os marcadores para trás, invadiu a área e chutou cruzado, com muita força, para bela defesa de John. No minuto seguinte, na Briosa, saiu Diego Palhinha, com a 10, para entrada de Adauto, com a 17.
As mudanças surtiram melhor efeito ao Nacional-SP, que passou a ditar as ações do jogo. A Briosa, na base do desespero, tentava ir com tudo para cima do visitante, dando muito espaço aos nacionalinos.
E Diogo Lopes, que acabara de entrar, mandou um chutaço de fora da área para Maurício Telles protagonizar a melhor defesa do jogo. No escanteio, brilhou novamente a estrela do goleiro do Naça.
Aos 42 minutos, Léo Cunha cobrou escanteio na área da Portuguesa Santista-SP. O goleiro John voltou a sair errado e quase o Naça abriu o placar. O volante Bruno Sabino atrapalhou a tentativa de contra-ataque e recebeu cartão amarelo.
Nos acréscimos o castigo para o Nacional-SP. No segundo escanteio seguido cobrado pela Briosa, aos 49 minutos, Rodriguinho teve sorte contra a defesa dos visitantes e fez o gol da vitória do time da casa, de cabeça.
PRÓXIMOS JOGOS
O Nacional-SP tenta a primeira vitória no Paulistão A2 2019 na quarta-feira (23), às 16 horas, contra o Água Santa-SP. A partida será disputada no Estádio Nicolau Alayon, na Barra Funda, em São Paulo (SP).
Buscando se manter com 100% de aproveitamento, a Portuguesa Santista estreará fora de casa na próxima rodada. A Briosa visita o Linense no estádio Gilbertão, em Lins, às 20h da próxima quarta-feira.






































































































































