União São João lamenta morte de técnico campeão brasileiro da Série B em 1996

União São João conquistou a Série B em 1996 e no ano seguinte ele foi eleito o ‘Melhor Técnico do Interior”

União São João conquistou a Série B em 1996 e no ano seguinte ele foi eleito o ‘Melhor Técnico do Interior”.

Por: Agência Futebol Interior, 08/02/2021

0002050527541 img

Araras, SP, 8 (AFI) – Muitos clubes manifestaram a morte do técnico Lula Pereira, de 64 anos, ocorrida domingo à tarde, em Fortaleza (CE), devido complicações de um AVC – Acidente Vascular Cerebral – sofrido ano passado. Nesta segunda-feira, a direção do União São João de Araras também fez questão de enaltecer a passagem dele no comando do time na década de 90.

Beloto: elogios a Lula Pereira

Beloto: elogios a Lula Pereira

Sob o comando de Lula Pereira, o União São João conquistou o título Brasileiro da Série B em 1996 e no ano seguinte ele foi eleito o ‘Melhor Técnico do Interior”.

“Realmente é uma pena quando a gente perde um profissional e amigo que tanto nos ajudou aqui no clube. Sempre foi um cara correto e que pensava no bem do clube, cuidava dos jogadores com carinho e nos ajudou em todos os sentidos” – lembra o vice-presidente Antônio Carlos Beloto.

Zé Mário Pavan

Zé Mário Pavan

O presidente José Mário Pavan também enalteceu o trabalho com Lula. “Na época tínhamos um time de ponta e o Lula soube controlar o grupo na medida certa. Ele ‘acertou a mão’ como se diz no futebol. Nos solidarizamos à família” – concluiu.

De outro lado, a partir deste trabalho de sucesso no União São João é que Lula Pereira subiu um patamar na carreira, dirigindo outros clubes de relevância, inclusive o Flamengo.


CLUBE EMPRESA

Primeiro clube-empresa do Brasil em 1994, o União São João tinha uma estrutura invejável para formação de jogadores. E vivia da receita auferida com a negociação dos jogadores. Alguns dos principais exemplos são Roberto Carlos, lateral da seleção brasileiro, o volante Rogério que foi campeão da Libertadores com o Palmeiras em 1999 e o lateral Léo que atuou tantos anos no Santos.

Roberto Carlos: maior revelação do União

Roberto Carlos: maior revelação do União

Foi também o primeiro time do interior de São Paulo a contratar jogadores de grandes clubes, com passagem até pela Seleção Brasileira, casos dos goleiros Gilmar e Velloso, o lateral China, os meias João Santos, Aílton e Aílton Lira e os atacantes Washington, Éder Aleixo e João Paulo, entre outros.

Mas a história virou em 1999 com a aprovação de Lei Pelé, que tirou dos clubes praticamente todo direito sobre os atestados dos atletas. Sem receita, o clube foi caindo de divisão e está licenciado desde 2015. Mas mantém em ordem o estádio Hermínio Ometto, sempre cedido para eventos esportivos da cidade de Araras.

BRASILEIRO: CENI MINIMIZA O EMPATE COM BRAGANTINO

player