Tricampeão, ex-Grêmio critica Conmebol em suposto favorecimento a brasileiros na Libertadores

Além de ter sido campeão pelo Grêmio em 1983, o ex-defensor ainda defendeu Corinthians, Santos e Botafogo no Brasil e foi campeão da Liberta pelo Nacional em 1980 e 1988

Desde o inchaço, Grêmio, Flamengo e Palmeiras foram campeões da Libertadores

de leon
Críticas do barbudo à direita. (Foto: Reprodução/Twitter/Conmebol)

Campinas, SP, 25 (AFI) – Hugo de León jogou no Brasil e em grandes clubes nacionais. Foi campeão da Libertadores pelo Grêmio. Mesmo assim, ele acredita que a Conmebol tem favorecido os clubes brasucas desde que inchou o principal torneio da América do Sul em 2017.

“Isto deu uma vantagem enorme para o futebol brasileiro, tanto que os donos da Libertadores, estatisticamente desde que mudou o formato, são times brasileiros. Por dinheiro, a Libertadores virou econômica, e favoreceu o futebol brasileiro, antigamente estava mais dividido o potencial. O Brasil tem os melhores jogadores e melhores orçamentos, então é muita vantagem”, opinou o ex-zagueiro ao Uol esporte.

TÍTULO NA MÃO!

Desde o inchaço, Grêmio, Flamengo e Palmeiras foram campeões da Libertadores. O “intruso” foi o River Plate em 2018.

“O formato da Libertadores não tem nada a ver com o formato antigo, aquela era a Libertadores raiz, só jogavam o campeão e o vice. O futebol virou só um negócio, ficou muito mais difícil para os outros países que não têm o potencial econômico, é lamentável. O importante para a confederação [Conmebol] é o dinheiro, igual para as copas europeias e para a Fifa. O mais importante é o dinheiro, e não é a qualidade da competição, se preocupam com a arrecadação, o quanto podem faturar mais de patrocínio”, seguiu De León.

FAVORITO!

Além de ter sido campeão pelo Grêmio em 1983, o ex-defensor ainda defendeu Corinthians, Santos e Botafogo no Brasil e foi campeão da Liberta pelo Nacional em 1980 e 1988. Nenhum desses clubes, porém, foi apontado por ele como favorito a levantar o troféu em 2021.

“Pelo grupo que tem, pelo potencial que tem, o Flamengo é o favorito”, cravou.

Confira também: