Treinadores portugueses fazem sucesso no Brasil e no Mundo

Nos últimos anos o futebol brasileiro estreitou os laços com o futebol português ao passar a contratar treinadores portugueses para trabalharem no Brasil

image 1 1

Campinas, SP, 19 – Nos últimos anos o futebol brasileiro estreitou os laços com o futebol português ao passar a contratar treinadores portugueses para trabalharem no Brasil.O resultado disso foi uma imensa quantidade de títulos conquistados por eles. 

Contratados por clubes da elite, treinadores como Jorge Jesus e Abel Ferreira, deixaram sua marca conquistando títulos importantes em grandes clubes, como o Flamengo e o Palmeiras. Não é de hoje que os treinadores portugueses conquistam espaço entre os grandes clubes do Mundo. Talvez o principal nome entre esses seja o de José Mourinho, eleito o melhor treinador do mundo em 2010, após o título da Liga dos Campeões da Europa, com a Inter de Milão. 

O reconhecimento em território brasileiro

O reconhecimento em território nacional se fortificou após a passagem de Jorge Jesus pelo Flamengo, onde conquistou em pouquíssimo tempo a Taça Libertadores da América. Com os olhares voltados para o trabalho dos treinadores portugueses, outros clubes começaram a contratar portugueses para essa posição. Assim como é o caso do time do Palmeiras atualmente, que além de um forte investimento nos jogadores, trouxe um técnico capaz de tirar o melhor deles. 

Assim como Jorge Jesus, Abel Ferreira conquistou títulos logo que chegou ao Brasil, conquistando desse modo o carinho dos torcedores. É inegável a paixão dos torcedores por treinadores capazes de elevar o nível tático do seu time e conquistar títulos importantes como a Taça Libertadores. O sucesso entre os torcedores é tanto que levou outros clubes como, o Corinthians e o Botafogo, a contratarem treinadores portugueses para comandarem seus times. 

A contratação dos portugueses para assumirem esse cargo é devido a bagagem europeia que carregam consigo mesmo, e a esperança de introduzirem um novo estilo tático para os times brasileiros. Com a expectativa de um aumento na qualidade do jogo, os torcedores ficam ainda animados com o seu clube e passam até a fazer mais apostas esportivas online, uma vez que olhando para o sucesso desses treinadores em outros clubes, a confiança nos resultados positivos aumentam. 

Expetativas em alta

O resultado do trabalho dos treinadores portugueses se mostrou valioso, não apenas entre os clubes, mas também entre as seleções. A copa do mundo de 2022, contará com a presença de dois técnicos portugueses, Fernando Santos comandando a seleção de Portugal e Paulo Bento, que classificou a Coreia do Sul para a copa. Após conhecer o impacto do trabalho dos treinadores portugueses no Brasil, a expectativa para que Fernando Santos leve a seleção portuguesa as fases finais da competição é alta, uma vez que possui em seu elenco o craque Cristiano Ronaldo e o jovem talento, João Félix.

A expectativa é a mesma para Vítor Pereira, e Paulo Sousa, ambos recém contratados pelo Corinthians e Flamengo, respectivamente. Mirando o sucesso que outros portugueses tiveram em clubes rivais, como é o caso do Corinthians, ou até mesmo em seu próprio clube, como é o caso do Flamengo, os dois times esperam grandes conquistas a partir do trabalho que será desenvolvido com seus novos treinadores. 

O sucesso traduzido em números

O blog da Placar ressalta a trajetória dos treinadores portugueses no Brasil desde 2015. O Flamengo foi o primeiro grande clube a se beneficiar de uma nova cultura e dos trabalhos de treinadores vindo de Portugal. Jorge Jesus teve uma passagem relativamente rápida, porém extremamente vitoriosa, com apenas 56 partidas disputadas, ele conquistou 5 títulos; duas o Campeonato Carioca, a Supercopa do Brasil, a Libertadores, a Recopa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro. O trabalho curto, porém, vitorioso, ficou marcado não só apenas na história do flamengo, como no futebol brasileiro. 

Após saída de Jorge Jesus do Flamengo, em julho de 2020, poucos meses depois desembarcava no Brasil, o jovem treinador português Abel Ferreira, que estava comandando o time grego PAOK. Não foi necessário muito tempo para que caísse nas graças do torcedor, apenas 3 meses depois de sua chegada, conquistou a tão sonhada Taça Libertadores da América com o Palmeiras. Seguido do título de campeão das américas, Abel Ferreira conquistou a Copa do Brasil, outra Libertadores da América e, recentemente o Campeonato Paulista. O sucesso dos treinadores portugueses no Brasil e no Mundo tem sido expressivo nas últimas décadas. Trabalhos que começaram, lá trás com José Mourinho, hoje estão tendo impacto ao redor de todo o Mundo. Seja pela facilidade da língua ou não, o futebol brasileiro, tem se mostrado um ótimo lugar para aflorar estes conhecimentos táticos dos treinadores portugueses, e assim, é também quem tem sido mais agraciado por apostar e acreditar neles.

Confira também: