Time da Alemanha paga ingressos para ter torcedores no estádio; entenda o projeto

"Queremos deixar claro o que o Fortuna Düsseldorf representa", disse o CEO do clube

Em projeto inédito e ambicioso, clube da Alemanha banca ingressos para torcida comparecer ao estádio

Fortuna Dusseldorf time Alemanha
Fortuna Dusseldorf paga ingressos para torcida ir ao estádio (Foto: Divulgação)

São Paulo, SP, 28 – O Fortuna Düsseldorf, da segunda divisão da Alemanha, idealizou um projeto inovador e vai oferecer ingressos gratuitos para os torcedores. A iniciativa, que leva o nome de “Fortuna For All” será válida por enquanto para os três jogos da equipe em casa. O clube anunciou que já tem empresas parceiras que irão cobrir eventuais prejuízos com a organização dos jogos: Hewlett Packard Enterprise, Targobank e Provinzial.

O projeto também deve envolver os torcedores adversários. “Queremos deixar claro o que o Fortuna Düsseldorf representa. Estamos fazendo as coisas de maneira diferente e abrindo novos caminhos”, disse o CEO do clube, Alexander Jobst, ao site da Bundesliga, a entidade que organiza o Campeonato Alemão.

O Fortuna Düsseldorf já foi campeão nacional da elite da Alemanha, e seu estádio, o Merkur Spiel-Arena, tem capacidade para 54.600 torcedores e será palco da Eurocopa de 2024. “Estamos felizes com as empresas que já estão a bordo e continuamos abertos a outras que queiram se juntar a nós neste caminho extraordinário. Para poder oferecer bilhetes em todos os jogos em casa, precisamos de mais parceiros de longo prazo”, acrescentou o executivo do time da Alemanha.

Fortuna Dusseldorf time Alemanha
Fortuna Dusseldorf paga ingressos para torcida ir ao estádio (Foto: Divulgação)

O QUE DIZEM ESPECIALISTAS E EXECUTIVOS?

Fernando Patara, cofundador do Arena Hub, elogia o comportamento do clube da Alemanha. “Aproximar e engajar seu torcedor e fã é um desafio para todos os clubes. As receitas provenientes de ingressos representam aproximadamente 10% do faturamento, e normalmente os gastos acessórios dentro dos estádios são 2,5 vezes o valor dos tíquetes, assim com experiências diferenciadas esse déficit também poderia ser suprido. O mais importante é como o clube está construindo sua imagem de marca independente do produto futebol, sua percepção de valor transcende o investimento inicialmente feito, pois se torna longa e duradoura”, afirmou.

Para Fábio Wolff, sócio-diretor da Wolff Sports, é uma iniciativa de vanguarda, mas que ainda é necessário aguardar para uma avaliação mais ampla sobre o modelo de negócio. “Essa ideia do Fortuna é pioneira. É um posicionamento diferente, mas eu acredito que é cedo para dizer que dê certo, se, de fato, vão colocar isso em prática, se isso vai funcionar no sentido de impulsionar negócios. Como será distribuído esses ingressos? Acho que é uma ideia interessante por ser diferente, mas não necessariamente na prática pode significar algo eficaz.”

PÚBLICO NOVO NO CLUBE DA ALEMANHA

“Uma ação que pode proporcionar que novos perfis de público se relacionem com o clube, com estádio lotado e boa atmosfera, e sem ter prejuízo financeiro. Sou a favor de toda e qualquer ação inovadora, que teste novas possibilidades, principalmente em um universo tradicional como de ticketing”, acrescentou Bruno Brum, CMO da agência End to End.

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