Futuros locais do Super Bowl: cidades-sede, estádios para o Super Bowl 2023 e além

NFL divulga onde serão as próximas três temporadas

A NFL anunciou onde serão as próximas três temporadas do Super Bowl. Glendale, Las Vegas e Nova Orleans são as cidades-sede

Super Bowl 2023 Locais
NFL anuncia locais dos próximos Super Bowl (Foto: Pixabay)

Campinas, SP, 23 (AFI) – Os fãs que desejam participar de um Super Bowl – a grande festa do campeonato da NFL (National Football League), a principal liga do futebol americano – em um futuro próximo, já podem começar a planejar a viagem.A NFL anunciou onde serão as três próximas temporadas do Super Bowl, com a final desta temporada sendo disputado no State Farm Stadium, em Glendale, Arizona. O estádio sediará seu terceiro Super Bowl e o primeiro desde 2015. Este foi o local da famosa interceptação de Malcolm Butler que selou o quarto título do New England Patriots.

Super Bowl 2023 Locais
NFL anuncia locais dos próximos Super Bowl (Foto: Pixabay)

O State Farm Stadium é também o primeiro estádio do Super Bowl em que a Liga não usou um processo de licitação para sediar o jogo. A NFL escolhe unilateralmente um único local de hospedagem para cada jogo, ao qual a cidade selecionada apresenta uma proposta para sediar o evento, que é votada nas reuniões da Liga.


Aqui estão os locais do Super Bowl para as próximas três temporadas:


Super Bowl LVII (57): 12 de fevereiro de 2023, State Farm Stadium, Glendale, Arizona;


Super Bowl LVIII (58): 10 de fevereiro de 2024, Allegiant Stadium, Las Vegas, Nevada;


Super Bowl LIX (59): 9 de fevereiro de 2025, Caesars Superdome, Nova Orleans, Louisiana.


Las Vegas sediará seu primeiro Super Bowl em 2024. O Allegiant Stadium, a nova casa dos Raiders, foi inaugurado em 2020. A saída dos Raiders de Oakland lhes rendeu o Draft da NFL de 2022 e agora o Super Bowl 58.

Nova Orleans foi originalmente definida para sediar o Super Bowl LVIII em 2024. No entanto, devido a conflitos com a celebração do Mardi Gras, o carnaval de Nova Orleans, sua vez como anfitrião foi transferido para 2025. O Big Easy sediará o Super Bowl 59.

A NFL ainda não nomeou o local do Super Bowl 60. Existem rumores que a Liga tem como alvo o Levi’s Stadium, casa do San Francisco 49ers, na Califórnia. O Levi’s Stadium foi a sede do Super Bowl 50, onde o Denver Broncos venceu o Carolina Panthers por 24 a 10, no último jogo de Peyton Manning como quarterback da NFL.

As três últimas edições do Super Bowl aconteceram no Hard Rock Stadium, em Miami, Flórida (2020); no Raymond James Stadium, em Tampa, também na Flórida (2021); e no SoFi Stadium, em Inglewood, Califórnia (2022).

A FESTA DO SUPER BOWL

Lançado em 1966, o Super Bowl nasceu da fusão entre as duas maiores ligas de futebol americano – a National Football League e a American Football League. O troféu entregue ao time vencedor, batizado de Vince Lombardi, desde 1970, faz uma homenagem ao lendário treinador de futebol americano, campeão do Super Bowl por duas vezes consecutivas com o Green Bay Packers, de Wisconsin, em 1967 e 1968.


O Super Bowl é o evento esportivo mais assistido dos Estados Unidos e, em nível mundial, é o segundo em audiência, perdendo apenas para a final da Liga dos Campeões da UEFA, disputada por clubes de futebol da Europa.


Tradicionalmente, antes do início da partida, um artista dos Estados Unidos canta o hino nacional. Além disso, no intervalo entre o segundo e terceiro quarto, acontece o Halftime Show – um concerto de cerca de 15 minutos de duração com grandes estrelas da música.


Muitas vezes, este famoso show gera mais audiência do que o próprio jogo. Isso ocorreu em 2017, quando Lady Gaga se apresentou no evento. A partida entre New England Patriots e Atlanta Falcons alcançou 111,3 milhões de espectadores; o show de Lady Gaga atingiu cerca de 118 milhões.


Ainda sobre o alcance do Halftime Show, a cantora norte-americana Katy Perry é a detentora do título de maior audiência da história dos shows do intervalo. Em 2015, no Super Bowl XLIX, a cantora americana se apresentou no University of Phoenix Stadium, em Glendale, Arizona, com o cantor Lenny Kravitz e a rapper Missy Elliott como convidados especiais. O show foi aclamado pela crítica e sua transmissão na NBC atraiu 118,5 milhões de espectadores.


E mais, nenhum evento no mundo da mídia chega perto de dar às empresas a exposição que o Super Bowl alcança. Por isso, os comerciais exibidos durante o jogo costumam atingir valores recordes – em 2022, anúncios de apenas 30 segundos chegaram a custar US$ 7 milhões cada.

Confira também: