Série D: Conheça as melhores campanhas do campeonato

Confira os oito melhores colocados no geral e suas campanhas

Taça Série D
Só restam nove vagas para a competição em 2023. (CBF)

São Paulo, SP, 19 (AFI) – Dos 64 times que iniciaram o Campeonato Brasileiro da Série D, apenas 32 vão poder continuar sonhando com o acesso para a Série C. O campeonato teve sua última rodada da fase de grupos nesse domingo, 19, e os quatro primeiros de cada grupo se classificaram para a fase do mata-mata da competição.

Nós do Futebol Interior separamos as estatísticas dos melhores colocados na tabela geral da Série D.

NORTE E NORDESTE NO TOPO

Todo ano os grupos do Norte e Nordeste são vistos como os mais fracos, pois os times não têm tanto investimento e nem tanta estrutura para preparar os jogadores para o campeonato. Porém, esse ano, dos quatro primeiros colocados três foram dessas regiões e somente o Brasiliense-DF estava no meio deles.

PRIMEIRO E SEGUNDO

O primeiro colocado geral foi o Retrô do Pernambuco, que fez uma ótima campanha e saiu com 78% de aproveitamento no campeonato, conquistando 33 pontos, marcando 27 gols e tomando apenas 6.

Logo em seguida, vemos o Brasiliense, que também fez os mesmos 33 pontos do primeiro colocado, porém, teve um saldo de gols menor. O time de Brasília balançou as redes adversárias 22 vezes, mas viu seus adversários comemorarem 10 vezes.

Gol do retrô
(reprodução)

TERCEIRO E QUARTO

Em terceiro lugar, temos o Amazonas-AM que ganhou nove dos 14 jogos e só perdeu um jogo durante a campanha, garantindo assim 73% de aproveitamento na competição. O time do Norte foi o melhor ataque do campeonato, fazendo 37 gols em 14 jogos, tendo uma média de 2,6 gols por partida! Se continuar com esse ataque arrasador, será difícil de parar o Amazonas.

Fechando o G-4 geral, temos o Moto-Club-MA. O clube maranhense também venceu nove jogos, porém acabou sendo derrotado em quatro oportunidades. Saindo assim com 66% de aproveitamento do campeonato. O moto marcou 24 gols nos seus adversários, por outro lado, viram seus adversários balançando suas redes em 10 oportunidades.

amazonas 1
(JoaoNormandoC/amazonas)

QUINTO AO OITAVO

Aqui temos a parte embolada da tabela, os quatro times fizeram 27 pontos e garantiram 64% de aproveitamento no campeonato. O Rio Branco-AC, Caxias-RS e Aimoré-RS tiveram uma campanha quase igual, só se diferenciaram nos gols marcados, sofridos e no saldo de gols. Mas, os três times venceram oito dos 14 confrontos, empataram três e tiveram três derrotas.

Fechando o G-8 temos o primeiro paulista classificado para a próxima fase. O São Bernardo foi a melhor defesa do campeonato, sofrendo apenas três gols na competição inteira. Porém, também não marcou muitos gols. Se o Bernô melhorar o desempenho ofensivo e manter o desempenho defensivo, será muito difícil de não conseguir a vaga para a Série C.

Time do São Bernardo
(Instagram São Bernardo)

Confira também: