Série C: Ituano ‘renasce’ com Mazola e retorna à Série B após 15 anos

Ituano surgiu como candidato ao rebaixamento e ficou com o acesso na Série C

MazolaJunior Ituano SerieC 2021 1
Mazola Júnior subiu com Sport em 2013

Itu, SP, 01 (AFI) – Sob o comando de Mazola Júnior, o Ituano renasceu no Campeonato Brasileiro da Série C e conquistou, neste domingo, o acesso à Série B de 2022. Uma conquista que poucos colocaram fé no início da competição, principalmente devido aos maus resultados e a proximidade da zona de rebaixamento.

Mazola chegou ao Ituano no dia 6 de junho de 2021. Na ocasião o time vinha de duas derrotas nas duas primeiras rodadas da primeira fase: Criciúma (1 a 0, fora de casa) e Novorizontino (4 a 1, em casa). Desempenho aquém do que o elenco era capaz, razão a qual motivou a troca no comando seu retorno à Itu após 12 anos.

Ainda que o time paulista não tivesse nenhum ponto, Mazola sempre manteve discurso otimista e garantiu que o clube brigaria por coisas maiores na Série C. Dito e feito. O Ituano emplacou série de seis jogos sem derrota, sendo cinco vitórias consecutivas, subindo na classificação e permanecendo sempre na briga pelo G4 – grupo de classificação.

Mazola Júnior criou um padrão de jogo ao Ituano, um modo de jogar que deixou o Galo à frente dos rivais na briga pelo acesso. Importante ressaltar que algumas peças chegaram à pedido do treinador e foram essenciais, caso do meia Gerson Magrão, ‘escondido’ em Minas Gerais e que assumiu espírito de líder e, atualmente, é um dos melhores do campeonato.

O Ituano voltou à Série B após 15 anos, já que a última participação havia acontecido em 2007. De lá até agora o Galo amargou rebaixamentos à Série C e Série D, mas aos poucos reestruturou o seu departamento de futebol e foi construindo seu caminho para voltar a ser uma das potências do Estado e ficar entre os 20 melhores times do país.

Com a vaga garantida de forma antecipada, agora o Ituano brigará para chegar à decisão da Série C. Para isso, o time precisa de no mínimo um empate contra o Botafogo-PB, sábado, às 17 horas, em Itu (SP). Se avançar, a final será contra o Tombense, outro que já garantiu o acesso.

Confira também: