Série C 2025 deve repetir formato das últimas edições
Novamente exigindo apenas 27 datas, a terceira divisão do Campeonato Brasileiro vai repetir seu modo de disputa
O Campeonato Brasileiro da Série C não terá seu formato alterado para a próxima temporada
Campinas, SP, 13 (AFI) – Com a divulgação do calendário de 2025 pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a entidade praticamente selou que o Campeonato Brasileiro da Série C não terá seu formato alterado para a próxima temporada.
Na divulgação da CBF, 27 datas estão reservadas para a disputa da terceira divisão do Campeonato Brasileiro, diferente das Séries A e B, que consomem 38 datas cada. A expectativa era de mudança para 2025.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora
CONFIRA O ATUAL FORMATO
As primeiras 19 correspondem às 19 rodadas disputadas na primeira fase do torneio, em pontos corridos, com os 20 clubes enfrentando os adversários em turno único. Em seguida, os oito melhores são divididos em quadrangulares e jogam mais seis vezes, em turno e returno, com os três adversários de seu grupo.
Por fim, o melhor de cada um dos dois grupos vai para a grande final, onde ambos disputam o título da Série C em mais duas datas, completando, assim, as 27 indicadas. O início está previsto para 13 de abril, enquanto a segunda decisão, para o dia 26 de outubro.
SÉRIE C VAI SE REPETIR
A expectativa dos clubes que irão disputar a competição era de que o formato do campeonato fosse alterado, disputado em 38 rodadas de pontos corridos, assim como as divisões superiores, a fim de ampliarem o calendário, com o acréscimo de 11 rodadas. A negociação era discutida nos bastidores, mas não foi pra frente, ao menos em 2025.
PARTICIPANTES EM 2025
Até o momento, 18 clubes estão confirmados na Série C do próximo ano. ABC, Botafogo-PB, Caxias, Confiança, CSA, Figueirense, Floresta, Londrina, Náutico, São Bernardo, Tombense e Ypiranga seguem na divisão depois de disputado o torneio em 2024.
Por outro lado, o Retrô-PE, campeão da Série D, junto a Anápolis-GO, Itabaiana-SE e Maringá-PR, que conquistaram o acesso, se juntam à lista. De forma antecipada, Brusque e Guarani já estão rebaixados na Série B e também estarão na terceirona, com outras duas equipes do descenso que ainda não foram confirmadas.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Imprensa internacional põe Botafogo no 'grupo da morte' e destaca Flamengo e Palmeiras
05/12/2024 -
Bahia depende do próprio resultado em busca da Libertadores
05/12/2024 -
Presidente do Criciúma renuncia cargo, à beira do rebaixamento
05/12/2024 -
Vojvoda destaca temporada do Fortaleza após derrota
05/12/2024