SERGIPANO: Confiança bate Sergipe nos pênaltis e fatura o 23º título

De forma emocionante e jogando na raça, boa parte do jogo com dez jogadores o Confiança faturou seu 23º título sergipano em sua história

O Dragão venceu por 5 a 4 o Sergipe por 5 a 4 nos penais depois de 0 a 0 no tempo normal

Confiança fatura o título Sergipano
Confiança fatura o título Sergipano (Foto: Divulgação-FSF)

Aracaju, SE, 13 (AFI) – De forma emocionante e jogando na raça, boa parte do jogo com dez jogadores – teve uma expulsão -, a Associação Desportiva Confiança faturou seu 23º título sergipano em sua história. O Dragão venceu por 5 a 4 o Sergipe por 5 a 4 nos penais depois de 0 a 0 no tempo normal, numa grande final, realizada no Estádio Lourival Batista, a Arena Batistão. O Gipão segue como clube com mais títulos no estado, com 37 conquistas contra 23 do Dragão.

No primeiro jogo, realizado semana passada na capital sergipana, Gipão e Dragão ficaram no 1 a 1, gols de Erivélton para o time Colorado, e Rafael Furtado para o Confiança. Com o empate no tempo normal, sem gols, a decisão acabou indo para os penais e o campeonato só se decidiu na primeira série de cobranças alternadas, depois de 4 a 4 na primeira série.

Como título estadual  no chamado “Clássico Maior”, o Confiança ganhou vaga direta para a fase de grupos da Copa do Nordeste de 2025. Lembrando que Gipão e Confiança também estão na Copa do Brasil do ano que vem.

Placar em branco

O primeiro tempo da final começou com bons lances  no  Batistão. O Sergipe chegou com perigo aos cinco minutos, numa cabeçada de Iuri pelo alto. O Dragão respondeu duas vezes seguidas com Betinho que mandou para fora aos 20, e ainda aos 21 em lance que assustou o goleiro do Gipão. O Sergipe voltou ao ataque e Obina fez boa jogada pela esquerda chutando cruzado  aos 29; no minuto seguinte Arês pegou o rebote na entrada da área e bateu mascado, mas a bola passou perigosamente à frente da meta do goleiro do Confiança.

Dragão com dez

O Confiança ficou com dez aos 32 minutos, quando Fábio chegou forte  em Yuri, do Gipão. O VAR entendeu que era lance para expulsão e o volante do Dragão acabou recebendo cartão vermelho. No final do primeiro tempo, aos 42, Diego Ivo perdeu outra boa chance para o Confiança e o primeiro período terminou sem gols.

Gipão pressiona e Dragão se segura

Com um a mais, o Sergipe começou ameaçando a meta do Dragão no segundo tempo e aos três minutos o goleiro Jeferson defendeu uma testada de André Penalva; cinco minutos depois, Arêz bateu na área e Jeferson teve de se virar para evitar o gol do time rubro. O jogo seguiu com pressão do Gipão: aos 27 depois de um cruzamento da direita, Felipinho achou Erivelton que testou, a bola ia entrando mas Diego Ivo em cima da linha fatal evitou o gol alvirrubro. Nos 20 minutos finais o Sergipe aumentou ainda mais o ritmo na busca do gol, enquanto o Dragão se defendia como podia e com um a menos tentava jogar no erro do adversário.

O goleiro Jeferson fez boa defesa aos 35 minutos em arremate de André Penalva; Obina quase fez de cabeça aos 43 minutos. E na única chegada do Confiança, André Lima bateu forte e a bola triscou a trave do goleiro Igor Leonardo. O jogo pegou fogo e aos 48, Jeferson saiu atrapalhado, Arthur Santos testou e Felippe Borges salvou o Dragão em cima da linha fatal. E terminou assim, 0 a 0, resultado que levou a decisão do título aos penais na Arena Batistão.

Dragão campeão nos penais

Nas cobranças de penais, na primeira série deu empate por 4 a 4. Marcaram para o Sergipe, Arthur, Nathan, Ian e Walace Obina; errou Diego Aragão. Para o Confiança marcaram, Leozinho, Betinho, Ryan, e Luizinho, errando Leo.

E nas cobranças alternadas, o goleiro do Confiança, Jeferson pegou o penal de Erivelton, e na cobrança seguinte, André Lima fez 5 a 4, dando o 23º título da história para o Dragão.

FICHA TÉCNICA

Pênaltis

5 4
Confiança-SE
Confiança-SE
0 0
Sergipe-SE
Sergipe-SE
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
2ª rodada
Fase Data:
13/04/2024
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Fábio Augusto Santos Sá
Fase Assistentes:
Vaneide Vieira de Góis e Rodrigo Guimarães Pereira
Fase VAR:
Thayslane de Melo Costa
Fase Cartões Amarelos:
Confiança: Betinho e Raphael Rodrigues
Sergipe: Ian Berreto, Nathan e Diego Aragão
Fase Cartões Vermelhos:
Confiança: Fábio
Fase Estádio:
Batistão
Fase Local:
Aracaju (SE)

Confira também: