Sérgio Carvalho: Sorteio até foi bom para o Brasil

Coluna FI: Suíça é equipe que sabe se defender e pode dar trabalho para o Brasil chegar à vitória

O sorteio até foi bom para o Brasil que não vai enfrentar nenhum medalhão do futebol mundial.

Categorias: Colunas

Por: SÉRGIO CARVALHO - -, 01/04/2022

TITE 1

A FIFA fez, nesta sexta-feira, o sorteio da Copa do Mundo do Catar, que vai começar dia 21 de novembro, uma quinta- feira, às 7 horas da manhã, com o jogo entre o anfitrião (Qatar) e o Equador, quarto colocado nas Eliminatórias Sul-Americanas. O Brasil estreia três dias depois, dia 24 de novembro, a Sérvia, seleção que pratica um bom futebol mas não é uma das mais destacadas do futebol mundial. Dia 28, uma segunda- feira, o time brasileiro encara a Suíça, equipe que saber se defender e pode dar trabalho para o Brasil chegar à vitória. Finalmente, no dia 2 de dezembro, uma sexta-feira, o time de Tite pega Camarões, seleção africana que corre muito, é ousada, mas não tem muita qualidade técnica para superar o Brasil. Ou seja. O sorteio até foi bom para o Brasil que não vai enfrentar nenhum medalhão do futebol mundial. Dá para classificar tranquilo para as oitavas de final e continuar o sonho de ganhar mais uma Copa do Mundo.

DIVISÃO

No sorteio realizado nesta sexta-feira, as 32 seleções foram divididas em potes onde havia bolinhas com seus nomes dentro. O sorteio foi feito por ex-jogadores que disputaram Copas anteriores por seus países. Veja como ficaram os oito grupos em que a FIFA dividiu a primeira fase do Mundial. Grupo A- Qatar, Holanda, Senegal e Equador. Time holandes é o melhor e mais tradicional. Deve ser o primeiro classificado do grupo. Equador vem logo em seguida. Grupo B – Inglaterra, EUA, Irã e o vencedor da repescagem europeia. Os Ingleses são os favoritos. Os demais se equivalem.

fantasma
Sérgio Carvalho: Sorteio até foi bom para o Brasil 3

Grupo C – Argentina, México, Polônia e Arábia Saudita. Argentinos possuem o time mais forte. Méxicanos e poloneses vão disputar o segundo lugar. 

CHAVES

Grupo D – França, Dinamarca, Tunísia e o vencedor da repescagem que contará com Austrália, Emirados Árabes e Peru. Peruanos têm chance de se classificar. Grupo E – Espanha, Alemanha, Japão e vencedor da repescagem entre Costa Rica e Nova Zelândia. Acredito mais no time costarriquenho. Grupo F – Bélgica, Croácia, Marrocos e Canadá. Os belgas são favoritos disparados do grupo. Croatas vem em seguida. Grupo G – Brasil, Suiça, Servia e Camarões (já analisei esse grupo na abertura deste texto). Grupo H – Portugal, Uruguai, Coréia do Sul e Ghana. Time de Cristiano Ronaldo é o melhor e deve se classificar. Uruguaios também devem conseguir a vaga. Se passar pela fase de grupos, o Brasil pode enfrentar Portugal nas oitavas e Bélgica, nas quartas. Por Portugal acredito que nossa seleção vai passar. Mas pelos belgas, não. Ou seja. Minha previsão é que o time de Tite caia fora da Copa 2022 nas quartas-de-final, como aconteceu na Rússia quatro anos atrás.

ABERTURA

A abertura do sorteio da Copa realizado no Qatar, sede da Copa, foi alegre e colorido. Bons apresentadores, rapidez no sorteio, muita organização. Nenhuma surpresa para um espetáculo que teve todo o dinheiro necessário para ser bem organizado. Já disse aqui que a Copa começa dia 21 de novembro ás 7 horas da manhã. As oitavas estão programadas para dia 5 de dezembro, uma segunda- feira. As quartas de final serão disputadas dia 9 de dezembro. As semifinais, dia 13. E a grande final, no dia 18 de dezembro, um domingo, às 10 horas da manhã. Bom lembrar que praticamente todos os treinadores das seleções que disputarão a próxima Copa se fizeram presentes no sorteio. Tite, treinador brasileiro, também esteve lá. Cafu, ex-capitão da Seleção Brasileira, foi o ex-jogador brasileiro que representou nosso futebol neste evento. (ajudou no sorteio das bolinhas que definiram as seleções em cada um dos oito grupos em que foram divididas.