Sérgio Carvalho - Santos vai ter um ano para se recuperar

A nova diretoria santista agiu rápido, contratou comissão técnica, limpou o elenco e trouxe reforços que dão esperança à torcida para 2024.

Um dos gigantes do futebol paulista e brasileiro que, por incompetência total de sua diretoria, viu seu time rebaixado para a Série B do Brasileiro

Carille, técnico do Santos
Carille, técnico do Santos, que prioriza a marcação

Por SÉRGIO CARVALHO

Campinas, SP, 18 (AFI) – Nos últimos quinze dias já falei de três dos grandes clubes paulistas, São Paulo, Corinthians e Palmeiras. Objetivo foi dar minha opinião sobre o que espero destes três gigantes do futebol brasileiro na atual temporada que, profissionalmente, vai começar neste final de semana, com a disputa da primeira rodada do Paulistão 2024. Mas existe outro grande paulista que não foi abordado por mim. Falo do Santos, um dos gigantes do futebol paulista e brasileiro que, por incompetência total de sua diretoria, viu seu time rebaixado para a Série B do Campeonato Brasileiro em 2024.

A queda sem dúvida abala a imagem santista (que nunca havia sido rebaixado) mas não diminui seu tamanho. Ele continua e deve ser respeitado como um dos grandes do futebol paulista que, neste ano, terá a dura missão de recuperar o terreno perdido e seu lugar na Série A do Brasileirão do ano que vem. Para atingir esse objetivo a diretoria santista começou por montar uma nova comissão técnica.

CARILLE PRIVILEGIA A MARCAÇÃO
O treinador escolhido já é bem conhecido no futebol paulista e brasileiro e tem bons trabalhos feitos desde que iniciou sua carreira. Trata-se de um técnico que privilegia a defesa e tenta sempre os contra ataques em velocidade para fazer seus gols. Falo de Fábio Carille, que pelo seu currículo, tem sim condições de levar o Peixe de volta ao grupo de elite do futebol brasileiro e até tentar o título do Paulistão. 

A estreia do Santos no Campeonato Paulista será sábado que vem, dia 20, lá em Ribeirão Preto, diante do Botafogo. Um jogo difícil, onde o Peixe vai precisar usar de todos os seus recursos, para vencer seu perigoso adversário e mostrar que pode ser citado como um dos favoritos ao título paulista, que em sua linda história, já ganhou por 22 vezes. Ao lado dele está o São Paulo, que também ganhou 22 títulos paulistas e, à frente deles,  estão o Corinthians, que já ganhou 30 vezes e Palmeiras, que ganhou 25.

CONFIANÇA NA VILA BELMIRO
Carille está tão motivado para encarar esse desafio, que, mesmo tendo pouco tempo, já montou um  bom time para o Santos encarar esse primeiro desafio. Tanto que ele já tem até a escalação inicial para estrear no campeonato. A única dúvida é o meia Pedrinho, que foi contratado pelo Santos, mas ainda não teve sua documentação regularizada.

Se nas próximas horas esse impasse continuar, Pedrinho fica fora e Otero entra em seu lugar (o que me parece mais provável). Assim, o time que Carille vai mandar a campo, sábado, contra o Botafogo, é o seguinte: João Paulo; Aderlan, Gil, Joaquim e Felipe.  João Schmidt, Diego Pituca e Giuliano. Otero, Julio Fuchs e Guilherme. 

Confira também: