Sérgio Carvalho: Os meus favoritos nas quartas são...

O Brasil, de Neymar; a Argentina, de Messi e a França, de Mbappé. No duelo entre Marrocos x Portugal é muito difícil apostar numa seleção.

Não é difícil apontar os favoritos às vagas, mas é importante reconhecer que qualquer selecionado pode surpreender numa quartas de final

Croácia x Brasil - Copa do Catar
Modric é a estrela da Croácia

São Paulo, SP, 8 (AFI) – A Copa do Mundo do Catar está a quatro jogos das suas semifinais. A partir desta sexta-feira, as quartas de final serão iniciadas com o jogo entre Brasil e Croácia, numa partida que precisa ser encarada com muita responsabilidade pelo time brasileiro para evitar a surpresa de uma desclassificação.

Digo “surpresa”, porque grande parte dos jornalistas e torcedores brasileiros, já aponta o time brasileiro como franco favorito. Acontece que a Croácia não é Camarões nem Coréia do Sul. É um time cheio de bons jogadores, que já possuem experiência em Copa do Mundo e que podem sim causar problemas a equipe de Tite, se os jogadores brasileiros não encararem esta partida com a seriedade que merece.

BRASIL É FAVORITO
Time por time, diria que o Brasil é favorito. Mas no futebol há surpresas como a recente classificação de Marrocos e a desclassificação da Espanha, considerada até outro dia como uma das favoritas ao título deste mundial.

Ideal é que os jogadores do Brasil joguem com a mesma aplicação do jogo diante da Coreia, quando não deram ao adversário nenhuma chance de se impor ou de igualar a produção da seleção canarinha. Se vencer, o Brasil estará nas semifinais da Copa e apenas a um jogo da grande final.

O Brasil ganhou até hoje cinco títulos mundiais. A Croácia, nenhum. Importante é não deixar que ela quebre esse tabu logo no jogo que ambos irão disputar nesta sexta-feira.

ARGENTINA É FAVORITA, MAS…
O jogo Brasil x Croácia começa às 12 horas do Brasil. Às 16 horas (em nosso País), jogarão nosso maior rival sul-americano (a Argentina) e a Holanda (um time que não é o mesmo dos bons tempos de Cruiff, mas que ainda joga um futebol de bom nível). 

Vejo os argentinos com um pouco mais de chance de vencer. Principalmente porque tem Messi, ainda um dos maiores craques do mundo. Mas a Holanda tem chance de se impor e até de garantir sua vaga nas semifinais.

JOGOS DO SÁBADO
No sábado, dia 10, mais dois jogos completam as quartas de final. Às 12 horas jogam Marrocos, a grande sensação desta Copa e Portugal. Tudo indica que esse será um jogaço, devido ao bom momento das duas equipes.

Portugal vem fazendo um bom Mundial e está com a auto estima bem alta. Marrocos, por sua vez, está entusiasmado por ter desclassificado a Espanha e também devem entrar em campo com força total.

Aliás, os marroquinos jamais chegaram a uma semifinal de Copa. Essa é sua grande chance. Por isso acho que este é um jogo onde tudo pode acontecer. Não há um favorito disparado.

FRANÇA É FAVORITA
Às 16 horas (no Brasil), um superclássico mundial, Inglaterra x França. As duas seleções estão em alta há algum tempo, mas a França tem justificado sua condição de atual campeã do mundo e promete não dar chance ao time inglês. Por contar com Mbappé. vejo o time francês mais perto da vitória. Ingleses precisam jogar muito para reverter essa verdade.

Mbappé, da França
Mbappé, astro da França (Foto: Divulgação / FIFA)

As semifinais serão disputadas na próxima semana. Na terça-feira, dia 13 de dezembro, jogam às 16 horas, o vencedor de Holanda x Argentina contra o vencedor de Brasil x Croácia 

Como brasileiro, gostaria de ver nas semifinais da Copa um confronto entre brasileiros e argentinos que, devido a forte rivalidade entre as duas seleções, não teria um favorito destacado (até porque o jogo desta vez será em campo neutro).

No mesmo dia e horário, jogarão o vencedor de França e Inglaterra contra o vencedor de Marrocos x PortugaL No dia 18, ao meio dia do Brasil, será decidida a Copa do Catar.

PAULISTÃO REFORÇADO
A partir daí os jogadores entrarão em férias e, no caso do Brasil, voltarão a jogar oficialmente só a partir de 15 de janeiro, pelos campeonatos estaduais. O Paulistão contará com os quatro grandes reforçados segundo promessa de seus dirigentes (uns mais e outros menos).

Por causa disso, há quem diga que esse poderá ser o melhor Estadual do futebol do Brasil nos últimos anos. Desanimado com os estaduais, torço muito para que essa informação se confirme.

Confira também: