Sérgio Carvalho: Brasil pode começar bem na Copa Feminina

Como é um jogo de estreia, o Brasil pode até não jogar tudo o que pode, mas é certo, que no final do jogo a expectativa geral é de que nossa seleção ganhe

Se vencer, o Brasil já vai liderar o Grupo F porque na estreia a França empatou sem gols com a Jamaica, num zebrinha nesta Copa

Copa do Mundo Feminina
Brasil foi recebida pela torcida antes da estreia. Foto: reprodução Onefootball

SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 23 (AFI) – Acabou a espera. Finalmente a Seleção Brasileira Feminino vai estrear na Copa do Mundo que começou dia 20 de julho e já teve jogos em quatro grupos. O adversário do Brasil será a seleção do Panamá que, em tese, é bem inferior ao nosso time. O jogo do Grupo F está programado para as 20h30 (horário local) ou 8 horas da manhã (horário brasileiro) desta segunda-feira.

Como é um jogo de estreia, o Brasil pode até não jogar tudo o que pode, mas é certo, que no final do jogo a expectativa geral é de que nossa seleção ganhe a partida e some seus primeiros três pontos nesta competição. Se isso acontecer, o time de Marta (que jogará sua última Copa), já ficará sozinho em primeiro lugar do Grupo F porque, neste domingo, a França empatou com a Jamaica em 0 a 0, e, para surpresa geral, só somou um ponto numa partida em que também era favorita.

A técnica do time brasileiro, Pia Sundhage, não quis fornecer o time que começa o jogo desta segunda, e, por isso, ninguém sabe se Marta vai ou não começar a partida (a treinadora garante que nossa principal jogadora recuperou-se da contusão que a fez ficar algum tempo em recuperação e está apta a jogar qualquer das partidas deste Mundial). 

É bom lembrar que o Brasil jamais conquistou uma Copa de Futebol Feminino. Quando chegou mais perto foi em 2007, quando foi vice-campeã. Para Marta, portanto, será sua última chance de levantar a taça, porque esta será mesmo sua última Copa como jogadora. Austrália e Nova Zelândia dividem a responsabilidade de promover esta Copa com trinta e duas seleções.

AS CAMPEÃS
O primeiro mundial feminino aconteceu em 1991. De lá para cá, apenas quatro seleções foram campeãs. Os Estados Unidos ganharam 4 vezes. A Alemanha, 2. Noruega e Japão, uma cada. Nesta Copa a Fifa convidou trinta e duas seleções e, segundo os críticos, a favorita é a dos Estados Unidos, que realmente tem um time muito poderoso. Isso não impede que outras seleções tenham o sonho de levantar essa Copa,  como é o caso do Brasil.

Em nenhum momento a CBF teve tanto cuidado e profissionalismo para preparar nosso time. A técnica Pia é estrangeira e já foi campeã mundial, e seu trabalho tem sido excelente segundo aqueles que acompanham o dia-a-dia da seleção. Podemos garantir que o time brasileiro está muito bem preparado e em condições de surpreender a todos nesta Copa. 

BRASIL ESTÁ DEVENDO
Nos últimos três mundiais, o time brasileiro não passou das oitavas de final. Acredita-se que desta vez, o Brasil estará entre os quatro ou os dois primeiros colocados. Pode até ser campeão, dependendo, é lógico, da sua produção e a de seus mais diretos adversários. Esta Copa começa com as seleções divididas em grupos.

O Brasil, como digo acima, está no Grupo F, junto com França, Jamaica e Panamá. Confira os três jogos do Brasil nesta fase. O primeiro jogo é nesta segunda contra o Panamá, em Adelaide, Austrália, Coopers Stadium  O segundo será contra a França, dia 29 de julho, sábado, às 7 horas da manhã (horário brasileiro), no estádio Brisbane, na cidade de mesmo nome, também na Austrália. E o terceiro será no dia 2 de agosto, quarta-feira, às 7 da manhã, contra a Jamaica, no estádio Rectangul, em Melbourne, Austrália.

Caso a seleção do Brasil se classifique, jogará dia 8 de agosto, pelas oitavas de final da Copa. Os jogos do Brasil serão todos transmitidos ao vivo pela TV Globo, pelo SporTV e no streamer Casimiro pelos canais You Tube e Twich.

Confira os resultados da Copa do Mundo até agora:

Nova Zelândia 1 x Noruega 0.
Austrália 1 x Irlanda 0.
Nigéria 0 x Canadá 0.
Filipinas 0 x Suíça 0.
Espanha 3 x Costa Rica 0.
Estados Unidos 3 x Vietnã 0.
Zâmbia 0 x Japão 5.
Inglaterra 1 x Haiti 0.
Dinamarca 1 x China 0.
Suécia 2 x África do Sul 1.

Holanda 1 x Portugal 0.
França 0 x Jamaica 0.

Confira também: