Segundona: Guarulhos é punido no TJD-SP, perde 12 pontos e está eliminado

Clube inscreveu quatro atletas com idade superior a 23 anos, fugindo ao limite de três atletas previstos em regulamento

Guarulhos foi penalizado por irregularidades relacionadas à inscrição de atletas no Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão e está eliminado

Guarulhos Bezinha Segundona Paulista
Guarulhos é punido no TJD-SP e está eliminado (Foto: Reprodução / Redes Sociais)

Guarulhos, SP, 17 (AFI ) – Em decisão do Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo (TJD-SP), o Guarulhos foi penalizado por irregularidades relacionadas à inscrição de atletas no Campeonato Paulista Sub-23 Segunda Divisão, e acabou sendo penalizado com punição que resulta em eliminação da equipe na fase de grupos.

O clube de Guarulhos acabou perdendo 12 pontos na tabela – tinha 16 pontos e caiu para quatro -, e agora não tem mais chances de classificação.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora

IRREGULARIDADE NA ESCALAÇÃO

Além da retirada dos pontos, o clube também foi multado em R$ 15 mil, ainda com possibilidade de recurso no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

A denúncia apontou que o Guarulhos tinha em seu elenco quatro jogadores acima do limite permitido pelo regulamento da competição. Foram citados os atletas Igor (1997), Lucas Ribeiro (2000), Luís Fernando (2000) e Vinícius Souza (2001).

REGULAMENTO

Segundo o artigo 32 do regulamento da Segundona Paulista, cada equipe pode contar somente com atletas nascidos a partir de 2003, com uma exceção para até três jogadores de idade superior.

Art. 32 – Os Clubes poderão utilizar atletas nascidos a partir de 2003 e mais 03 (três) atletas nascidos em 2002, ou antes, para a Competição.

GUARULHOS COMETEU EQUÍVOCOS

O entendimento do tribunal foi de que o controle do limite deve considerar todo o elenco inscrito, independentemente de quais atletas tenham sido relacionados para as partidas.

A infração foi identificada a partir do duelo contra o Flamengo de Guarulhos, disputado no fim de maio, pela sétima rodada, permanecendo também na partida seguinte, diante do Paulínia, na oitava rodada.

Desta forma, o TJD-SP determinou a anulação dos seis pontos conquistados pelo Guarulhos nas vitórias consecutivas por 1 a 0, sobre Flamengo e Paulínia. Além da perda desses pontos, o clube recebeu uma penalização adicional de seis pontos, chegando ao total de 12 pontos.

MUDANÇAS NA CLASSIFICAÇÃO

A punição do TJD ao Guarulhos provocou mudanças diretas na disputa pelas vagas do Grupo 3. Flamengo, com 20 pontos, Osasco Audax, com 16, e Paulinense, com 12 pontos, estão classificados.

Com a mudança, Votoraty e Paulínia, ambos com sete pontos, vão disputar a última vaga do grupo no final de semana, em confronto direto, onde o vencedor avança. O empate coloca o Votoraty na próxima fase.

Por fim, o Guarulhos agora é o lanterna do Grupo 3, com quatro pontos, e sem chances de classificar.