São Paulo: Rogério Ceni não merece tantas críticas

Mesmo sendo Mito, ainda não ganhou a total confiança da torcida tricolor e continua sendo injustamente criticado por boa parte dela

O técnico Rogério Ceni muda o time para dar rodagem aos mais novos e não estourar parte do elenco com o excesso de jogos semanais

Rogério Ceni treina o São Paulo para a Sul-Americana
Rogério Ceni indo bem (Foto: Divulgação/Twitter)

Campinas, SP, 3 (AFI) – Vocês sabem o quanto eu gosto de futebol. Por isso costumo ler tudo que falam sobre ele. Nestas leituras, percebi uma coisa: Rogério Ceni, mesmo sendo Mito, ainda não ganhou a total confiança da torcida tricolor e continua sendo injustamente criticado por boa parte dela. Acontece que não existe milagre no esporte.

E quando você não tem os ingredientes necessários para montar um bom time, tem que achar uma fórmula que pelo menos diminua as dificuldades de disputar torneios e campeonatos mesmo sem ter em mãos grandes craques e um número maior de jogadores acostumados à pressão e a suar sangue para ganhar uma partida. É o que tem ocorrido com Ceni e os jogadores que compõem o atual elenco tricolor.

Cada um faz sua parte da melhor maneira possível. O técnico muda o time para dar rodagem aos mais novos e não estourar parte do elenco com o excesso de jogos semanais. E os jogadores, se doam em campo em todos os sentidos, cada um dando até mais do que em tese poderia produzir em cada jogo que disputam.

BEM NO PAULISTA

Foi usando essa união e preparação especial que Ceni levou o São Paulo ao segundo lugar no Paulistão e, neste momento, já colocou seu time no grupo de frente na tabela de classificação do Brasileiro, além de estar invicto na Copa Sul-Americana e também na Copa do Brasil. Ora, se o atual treinador são-paulino consegue tudo isso em pouco tempo de trabalho, o que não poderá conseguir com mais alguns meses de treinamentos e jogos de seu time?

Digo isso mesmo confessando que tinha minhas restrições à presença de Rogério no comando técnico tricolor. Mas diante do que ele tem feito de janeiro para cá no São Paulo, considero extremamente injusta as centenas de críticas (algumas até bem pesadas) por parte da torcida do São Paulo ao seu trabalho.

Só para vocês terem uma ideia, fiz um levantamento da campanha do São Paulo de janeiro para cá. No Paulistão terminou em segundo lugar e vice-campeão entre os dezesseis clubes que disputaram o Estadual). Depois do Estadual, ele já disputou 4 jogos pelo Brasileiro. Ganhou 2, empatou 1 e perdeu 1. Marcou 8 gols e sofreu 5. Tem um saldo positivo de 3. Jogou 3 vezes pela Copa do Brasil. Ganhou 1 e empatou 2. Pela Sul-Americana disputou 3 jogos e venceu os três.
INVICTO EM CASA
Inclua-se aí que o São Paulo, que vivia perdendo jogos em casa, está invicto neste ano em seu estádio (soma 8 vitórias consecutivas). Diante desta realidade, qual o motivo que leva alguns torcedores a criticar Ceni como técnico? Na verdade, não há razão palpável para tanto. Ceni está fazendo até este momento um excelente trabalho.

E eu que, como disse, tinha restrições a ele como treinador, reconheço publicamente seu bom trabalho. Mas fica a pergunta no ar: por que então o torcedor são-paulino o critica tanto e insiste na sua demissão imediata? Não tenho resposta prá isso. Você tem?.

LADO BOM DE CENI

De qualquer forma, devemos elogiar a atual diretoria tricolor que, apesar das pressões, mantém Ceni no comando do time. Até agora, ele merece estar ali. Tem o elenco nas mãos, acabou com o excesso de contusões, trabalha com variações táticas até dentro de um mesmo jogo e mantém seu time bastante ligado e com fôlego para disputar bem todas as competições que tem pela frente. 

Diante disso acredito que numa das três competições que disputa, ele pode sim faturar ao menos um título neste ano. Afinal seu time está bem treinado, bem ajustado psicologicamente e, mesmo não dando “show de bola” como a torcida quer, tem faturado pontos tanto dentro como fora de casa que comprovam a força de sua equipe. Sugiro, por isso mesmo,  que os decepcionados com as atuações do São Paulo dentro de campo, tenham um pouco mais de boa vontade e invertam essa postura.

Que procurem ver o lado bom da presença de Ceni no comando técnico tricolor. Na verdade, ele já provou que merece estar ali. Ou só porque Rogério deixou de ser goleiro e virou técnico, aquela paixão envolvente que os torcedores mostravam ter por Rogério virou pó? Será que não é melhor jogar mal e vencer do que jogar bem e perder? É algo a se pensar…

Confira também: