Já está nas bancas o álbum com os potenciais jogadores que estarão na lista de Tite para a Copa do Mundo.

Categorias: Colunas

Por: Vicente Dattoli, 19/04/2022

album selecao copa do mundo1
Álbum de figurinhas da Seleção Brasileira

Antes de entrar no tema central do Rumo a Doha desta semana, vou atualizar o leitor sobre a questão da repescagem europeia que ainda vai rolar – aquela que envolve a Ucrânia. Parece até que foi combinado (ou mal combinado).

Bastou o meia ucraniano Stepanenko pedir à Fifa para adiar o jogo do seu país contra a Escócia “porque os jogadores ucranianos estão sem ritmo de jogo” para a entidade bater o martelo e definir para 1º de junho o confronto, ou seja, a data mais perto possível – a partida do vencedor do confronto contra País de Gales ficou para o dia 5 de junho. E é bom lembrar que o repescado irá para o grupo que já tem Inglaterra, Estados Unidos e Irã.

E não se pense que foi uma decisão fácil de ser adotada: para que toda essa arrumação pudesse acontecer, a Fifa precisou pedir ajuda à UEFA. A razão? As datas estavam reservadas para jogos da Liga das Nações do continente europeu. Assim, Armênia, Bélgica, Holanda, Polônia e Irlanda precisaram dar o ok para que tudo acontecesse – e não custa recordar que belgas, holandeses e poloneses já estão garantidos no Mundial.

É muita confusão, não é?

Bem, feitas as atualizações da repescagem europeia, que tal falar um pouquinho da seleção brasileira?

Se o leitor tem um pouquinho mais de idade certamente lembra da música “Aqui é o país do futebol”, de Wilson Simonal (aquela que fala “Brasil está vazio na tarde de domingo… Olha o sambão aqui é o país do futebol…”). Pois bem… Já está nas bancas o álbum com os potenciais jogadores que estarão na lista de Tite para a Copa do Mundo.

Antes que digam que álbum de figurinhas é coisa de criança, devo dizer que algumas figurinhas de Pelé e Maradona tem mercado superior a US$ 5 mil no exterior, ok?

Voltando ao país do futebol e às figurinhas.

O tal álbum da seleção brasileira tem 29 escolhidos. A relação é ampla: Dani Alves, Thiago Silva, Neymar, Philippe Coutinho, Danilo, Casemiro, Alexsandro, Marquinhos, Everton Ribeiro, Fabinho, Fred, Firmino, Emerson, Bruno Guimarães, Matheus Cunha, Guilherme Arana, Antony, Raphinha, Rodrygo, Vinicius Jr, Everton Cebolinha, Eder Militão, Lucas Paquetá, Alisson, Weverton, Gabigol, Ederson, Richarlison e Gabriel Jesus.

Tite também está, mas ele é o treinador, não conta.

Mesmo que passe a proposta de 26 inscritos, pelo menos três destes ficarão de fora. E isso se admitirmos que a seleção feita pela editora que faz a publicação acertou os escolhidos.

E aí começa a ficar complicado: que critérios usaram? Frequência nas convocações?

Não pode ser, porque Arana e Bruno Guimarães, para citar apenas dois, têm menos chamamentos do que vários outros. Informação privilegiada? Sorte? Simpatia? Difícil definir.

E se a lista se mantiver nos 23 nomes habituais, aí mesmo é que o corte será drástico.

Sem falar que temos alguns jogadores que, pelo que apresentam em campo, teriam totais condições de fazer parte da lista, como Hulk, Raphael Veiga… Ou será que Tite fechou mesmo o grupo apenas em quem está com ele há mais tempo?

Ah… Se o leitor se interessou pelo tema álbum de figurinhas, devo avisar que a seleção da Espanha também teve a sua publicação liberada – mas apenas na Europa, pelo menos até agora.

Vicente Dattoli é Jornalista Esportivo há mais de 30 anos. Sua primeira Copa do Mundo como profissional de imprensa foi na Itália, em 1990, quando entrevistou Diego Maradona logo após o argentino eliminar o Brasil no Estádio Delle Alpi, que nem existe mais.

Já participou da cobertura de todos os chamados grandes eventos esportivos do planeta, incluindo Jogos Olímpicos, Mundiais de vôlei, basquete, natação, handebol, Fórmula 1, motociclismo, Fórmula Indy, etc.

Se pudesse se definir, diria, apenas, que é um apaixonado pelos Esportes.

Confira também: