RONDONIENSE: Com 8 clubes, promete uma disputa intensa

Campeonato estadual vale ao campeão uma vaga nas três principais competições do Brasil em 2024. Ele começa dia 25 de fevereiro.

Todas as rodadas e o regulamento da próxima edição foram divulgadas pelo departamento de competições da Federação

Estadual - Rondoniense
Crédito da imagem: Portal Plantão Esportivo

Campinas, SP, 19 (AFI) – No próximo dia 25 de fevereiro começa o Campeonato Rondoniense em sua edição de 2023. Todas as rodadas e o regulamento da próxima edição foram divulgadas pelo departamento de competições da Federação Rondoniense de Futebol ainda em 2022, no mês de novembro.

O estadual começa no próximo dia 25 de fevereiro com três partidas sendo elas: Rondoniense x União Cacoalense, Real Ariquemes x Guaporé e Vilhenense x Porto Velho. No domingo se enfrentam Ji-Paraná x Genus. A grande final está prevista para o dia 20 de maio.

REGULAMENTO

Na primeira fase todos os clubes se enfrentarão em turno único, os quatro clubes melhores colocados se classificam ao final da fase. O clube que somar maior número de pontos ganhos nessa fase será considerado campeão do primeiro turno.

Na segunda fase os quatro clubes classificados após o final da primeira fase, se enfrentarão pelas semifinais em confrontos de ida e volta. Quem passar pelo chaveamento disputará a final da segunda fase em partidas de ida e volta, sagrando-se campeão o clube que somar maior número de pontos ganhos após a realização das duas partidas da final.

Caso a equipe campeã da primeira fase, também tenha se sagrado campeã da segunda fase, será declarada diretamente a campeã estadual em 2023.

Na terceira fase, as equipes campeãs da primeira e segunda fase, realizarão a final da competição em duas partidas de ida e volta, sagrando-se campeã do Campeonato Rondoniense de 2023. O último colocado na classificação geral ao final da competição será rebaixado para a Série B do Campeonato Rondoniense subsequente.

A disputa promete ser intensa e a expectativa para um grande campeonato é a melhor possível já que o título do estadual de Rondônia garante ao campeão uma vaga para o Campeonato Brasileiro da Série D, além de vaga na Copa do Brasil e também na Copa Verde em 2024.

Confira os jogos da primeira rodada.

RONDONIENSE X UNIÃO CACOALENSE

O vice-campeão em 2022 estreia fora de casa contra o Rondoniense. Na temporada passada, curiosamente estas duas equipes também se enfrentaram pela primeira rodada do estadual e jogando no estádio Cassolão, o Uniao venceu o Rondoniense por 3 a 2, ou seja, promessa de confronto tenso e com clima de revanche para 2023.

REAL ARIQUEMES X GUAPORÉ

Atual campeão da competição, o Real Ariquemes mede forças contra o Guaporé jogando em casa, no estádio Valerião, na rodada de estreia. O Furacão do Vale Jamari possui um trabalho de categoria de base muito forte, tendo chegado até oitavas de final da Copa do Brasil sub-20 e anunciou nesta quarta-feira o retorno do volante Edson Amorim para a disputa do estadual.

Com a desistência do Pimentense da disputa do estadual neste ano, a vaga ficou com a equipe laranja de Rolim de Moura que se manifestou para disputar a Série A em 2023.

VILHENENSE X PORTO VELHO

Campeão da segunda divisão do Rondoniense em 2022, o Vilhenense enfrenta a equipe do Porto Velho no estádio Portal da Amazônia em Vilhena. Treinado por Felipe Romário, o Leão de Vilhena contratou até o momento 14 atletas para a disputa do estadual e conta com um elenco de 32 jogadores para a temporada de 2023.

Já a Locomotiva do Norte está a todo o vapor na preparação para o campeonato estadual e pode aproveitar parte da equipe sub-20 que disputou a Copa São Paulo de Futebol Junior para revelar novos atletas.

JI-PARANÁ X GENUS

Ji-Paraná e Genus jogam um dia depois da abertura do campeonato estadual, no domingo, 26 de fevereiro, às 15h30, no Biancão e um detalhe chama a atenção para esta partida. Ambas as equipes estão de treinadores novos para a disputa do estadual.
O Galo Azul contratou o técnico Huberlan Silva, que recentemente esteve à frente do Barcelona de Vilhena e o Aurigrená também trouxe o treinador Sandro Luiz, de apenas 32 anos para o comando técnico do clube.

CONFIRA OS JOGOS DA 1ª RODADA:

FINALIZADO
vilhenense
Vilhenense
2 2
unnamed file 1506
Porto Velho-RO
FINALIZADO
unnamed file 376
Ji-Paraná-RO
3 0
unnamed file 94
Genus
FINALIZADO
real
Real Ariquemes-RO
1 0
unnamed file 1507
Guaporé
FINALIZADO
unnamed file 564
Rondoniense-RO
0 2
unnamed file 378
União Cacoalense

Confira também: