Robinho reduz pena em mais 72 dias após trabalho, estudos e leitura na prisão
e. A Justiça rejeitou o abatimento relacionado a certificados de cursos realizados a distância pelo Instituto Universal Brasileiro
Esta não é a primeira redução obtida por Robinho em 2026. Em janeiro, a Justiça já havia reconhecido 160 dias de remição
Campinas, SP, 16 (AFI) – A Justiça concedeu uma nova redução no tempo de pena a ser cumprido por Robinho. Preso no Centro de Ressocialização de Limeira, no interior de São Paulo, o ex-jogador teve reconhecidos mais 72 dias de remição por atividades realizadas durante o período de encarceramento. A decisão foi disponibilizada no Diário de Justiça Eletrônico Nacional em 11 de setembro.
A maior parte do abatimento veio dos estudos e da qualificação profissional. Foram 49 dias remidos após a contabilização de 288 horas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e outras 305 horas em cursos presenciais oferecidos pelo Senai. O trabalho realizado durante o cumprimento da pena garantiu outros 11 dias.
A leitura também entrou na conta. Robinho conseguiu reduzir outros 12 dias por participar de um programa da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). Entre as obras validadas estão “Tristão e Isolda”, “Capitães da Areia” e “A Invenção de Hugo Cabret”.
O pedido da defesa, no entanto, não foi aceito integralmente. A Justiça rejeitou o abatimento relacionado a certificados de cursos realizados a distância pelo Instituto Universal Brasileiro. Segundo a decisão, essa parte da solicitação não preenchia os requisitos necessários para o reconhecimento da remição.
MAIS DETALHES
Esta não é a primeira redução obtida por Robinho em 2026. Em janeiro, a Justiça já havia reconhecido 160 dias de remição por atividades de estudo e trabalho. Somadas apenas essas duas decisões, são 232 dias reconhecidos em remições neste ano, embora o cálculo consolidado da execução dependa da Justiça.
Robinho cumpre no Brasil a pena de nove anos de prisão imposta pela Justiça italiana pelo estupro coletivo de uma mulher ocorrido em Milão, em 2013. A condenação italiana teve sua execução homologada no Brasil pelo Superior Tribunal de Justiça em 2024. O ex-jogador está atualmente no Centro de Ressocialização de Limeira.





































































































































