ESPECIAL RESUMÃO DOS INTERNACIONAIS: Arsenal deixa título escapar no final; Barcelona supera o Real Madrid

Bayern de Munique e Borussia terminaram empatados com a mesma pontuação

Nos Internacionais, Barcelona e Napoli fizeram bonito, e encerraram na liderança com folga

Napoli Internacionais
Napoli faz bonito e fatura o Italiano (Foto: Reprodução)

São Paulo, SP, 01, (AFI) – 2024 começou oficialmente, e aos que já estão projetando a atual temporada, nada melhor do que relembrar como foi a anterior, principalmente quando se trata dos Internacionais.

Dentre todas as principais ligas européias acompanhadas pelo Portal Futebol Interior, por meio do Placar Ao Vivo, apenas no Italiano e no Espanhol a segurança do líder foi grande.

Bayern Internacionais
Bayern faturou o Alemão 22-23 (Foto: Divulgação)

INGLÊS

Na principal e mais competitiva liga de futebol do planeta, a Premier League, o Arsenal liderou por muitas rodadas, e tudo indicava um título histórico dos Gunners, deixando o Manchester City na vice-liderança.

Contudo, na reta final da competição internacional, o clube não conseguiu se manter na ponta e perdeu o título para o próprio City.

Os classificados para a Liga dos Campeões foram Manchester City, Arsenal, Manchester United e Newcastle. Liverpool e Brighton se classificaram para a Liga Europa e o Aston Villa ficou com a vaga na Conference League.

Como esperado, o artilheiro da Premier League 22-23 foi Erling Halaand, do Manchester City, que marcou 39 gols.

ESPANHOL

Apesar das dificuldades financeiras que vive, e em nova realidade para o mundo do futebol, o Barcelona se sagrou campeão, com certa folga, do Campeonato Espanhol 22-23, deixando o rival Real Madrid na vice-liderança.

Quem conquistou as vagas na Liga dos Campeões foram, além do Barça, Real Madrid, Atlético de Madrid e Real Sociedad. Villarreal e Bétis se classificaram para a Liga Europa e o Osasuna foi disputar a Liga Conferência.

Com 23 gols marcados, o artilheiro do Campeonato Espanhol 22-23 foi o polonês Robert Lewandowski, do campeão Barcelona.

FRANCÊS

No Campeonato Francês 22-23, sem novidades, o Paris Saint-Germain manteve sua soberania, e, mais uma vez se sagrou campeão do torneio. Apesar disso, o destaque da vez foi o Lens, que terminou a competição na vice-liderança, e com apenas um ponto a menos que os parisienses.

Os classificados para disputar a Liga dos Campeões de forma direta foram justamente Paris Saint-Germain e Lens, enquanto o Olympiqye de Marseille foi para a eliminatória da mesma competição. O Rennes se classificou para a Liga Europa e o Lille para a eliminatória da Liga Conferência.

Com 27 gols, apenas dois a mais que o vice-Lacazette, o francês Kylian Mbappé foi o artilheiro do Campeonato Francês 22-23;

ITALIANO

Fechando os Internacionais vencidos com sobra do líder para o vice, no Italiano o Napoli, com elenco de pouco renome, conseguiu superar os obstáculos para ser campeão.

O clube conquistou 90 pontos no total, enquanto o segundo colocado, Lazio, obteve apenas 74.

Além dos dois clubes já citados, Internazionale e Milan foram os outros clubes que se classificaram diretamente para a fase de grupos da Liga dos Campeões, enquanto Atalanta e Roma foram disputar a Liga Europa, e a Juventus, a Liga Conferência.

Os 26 gols marcados durante toda a competição internacional deram, ao nigeriano Victor Osimhen, a artilharia do Italiano 22-23.

PORTUGUÊS

No Campeonato Português, foi mantida a soberania de Benfica e Porto, que foram, respectivamente, líder e vice-líder do torneio internacional na temporada 22-23. A diferença foi de apenas dois pontos.

Os clubes inclusive foram os únicos classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões no Português, pois o Braga disputou a classificatória. O Sporting foi o classificado para a Liga Europa, enquanto Arouca e Vitória foram para a Liga Conferência.

Quem ficou com a artilharia do Campeonato Português 22-23 foi Mehdi Taremi, do Porto, que marcou 22 gols na competição.

ALEMÃO

Fechando a lista dos internacionais 22-23, no Alemão o Bayern de Munique foi campeão mais uma vez, mas desta, com muito aperto. Na ponta da tabela, o clube terminou com os mesmos 71 pontos do vice, e rival, Borussia Dortmund.

Bayern, Borussia, RB Leipzig e Union Berlin foram os classificados para a fase de grupos da Liga dos Campeões. Freiburg e Bayer Leverkysen se classificaram para a Liga Europa e o Frankfurt foi para a classificatória da Liga Conferência.

O artilheiro do alemão 22-23 foi Christopher Nkunku, do RB Leipzig, que marcou 16 gols, assim como Niclas Fullkrug, do Werder Bremen.

Confira também: