Os principais estaduais vão ter início e com eles vêm a velha discussão

Os principais estaduais vão ter início e com eles vêm a velha discussão: qual é a importância dos campeonatos regionais?

Categorias: Colunas

Por: TIAGO CAETANO - -, 25/01/2022

taca gauchao e1643255911667
Taça do Campeonato Gaúcho

Campinas, SP, 25 (AFI) – Os principais estaduais vão ter início e com eles vêm a velha discussão: qual é a importância dos campeonatos regionais

É evidente que hoje em dia os campeonatos nacionais e continentais são mais rentáveis. Além disso, tirando os Campeonatos Paulista, Carioca, Mineiro e Gaúcho, os outros torneios não possui o mesmo glamour.

Como fazer para equilibrar essa conta?

Os grandes times não podem pagar a conta. Ficar três meses jogando jogos sem relevância e acumulando dívidas. Por isso, a liga se faz tão necessária para os grandes cuidar dos seus interesses enquanto as federações defendem os clubes menores. 

Cada vez mais fica insustentável manter essas competições, inchando o calendário, tornando cada vez mais o jogo em um produto ruim, sem tempo para treinar.

O Brasil está entre os principais países que tem o futebol como primeiro esporte que deixou de evoluir. Qualquer time da Bundesliga ou Premier League tem um nível aceitável. 

É claro que um time menor na Inglaterra encontra dificuldade para competir com os gigantes. Mesmo assim dentro das suas limitações conseguem jogar um jogo razoavelmente bom tornando o espetáculo aceitável. 

Cada vez mais o futebol não permite gestões amadoras e, com a chegada do clube-empresa no Brasil, isso deve se tronar cada vez mais evidente em nosso futebol.