BLOG DO ARI

ARIOVALDO IZAC

Quais as chances dos cinco ameaçados de queda no Paulistão?

Ainda são claras as chances matemáticas para que os cinco clubes ameaçados de rebaixamento no Paulistão consigam se salvar.

Quem chega a 12 pontos escapa de qualquer risco, mas não ignorem a possibilidade de, o salvamento possa ocorrer com pontuação inferior

Paulistão - Portuguesa 1 x 0 Guarani
Guarani jogou mal contra a Portuguesa. Foto: Leonardo Dias - GFC

BLOG DO ARI

Campinas, SP, 20 (AFI) – Se restam três rodadas para o complemento da primeira fase do Paulistão 2024, nove pontos ainda estarão em disputa. Logo, são claras as chances matemáticas para que os cinco clubes ameaçados de rebaixamento consigam se salvar.

Historicamente, quem chega a 12 pontos escapa de qualquer risco, mas não ignorem a possibilidade de, na atual conjuntura, o salvamento possa ocorrer com pontuação até inferior.

MISSÃO INGRATA

O torcedor do Guarani reconhece que a missão para escapar é ingrata, pois os cinco pontos conquistados até agora o colocaram na penúltima colocação, superando apenas o Santo André, logo atrás com um ponto a menos (4). Todavia, os demais ameaçados estão pouco à frente: Ituano tem seis pontos, Portuguesa sete e Botafogo oito.

Claro que qualquer cálculo matemático do Guarani passa por vitória sobre o São Paulo, na noite de domingo, em Campinas. O empate já será extremamente perigoso, se os concorrentes subirem na pontuação.

Santo André e Ituano, por exemplo, enfrentam desafios já no sábado. Teria o Santo André, como mandante, capacidade para vencer a Inter de Limeira? E o Ituano, vai se sair bem ao receber o Bragantino?

BOTAFOGO

No confronto direto de Botafogo e Portuguesa, às 18h do domingo, em Ribeirão Preto, para o torcedor bugrino seria melhor uma vitória do mandante.

Por que?

Ora, o Botafogo se descolaria do bloco perigoso, subindo para 11 pontos, situação que o tiraria do desespero para recepcionar o Guarani na rodada subsequente, assim como seguraria a Portuguesa com sete pontos.

PENÚLTIMA RODADA

A missão do Santo André, na penúltima rodada, é ingrata, pois será visitante no jogo contra o Corinthians, que ainda acredita em classificação. Também fora de casa, o desafio do Ituano será duelar com a Inter de Limeira, agremiação que ‘briga’ por classificação.

Já o desafio da Portuguesa, embora mandante, será passar pelo Mirassol.

Resta conferir se um dos ameaçados já será rebaixado na penúltima rodada. No caso específico do Guarani, nesta etapa decisiva, a tabela marca dois para Campinas, o último diante do Bragantino.

PORTUGUESA

A situação da Portuguesa é diferenciada, pois ainda vai cumprir jogo atrasado contra o Palmeiras, inicialmente marcado para quinta rodada, porém adiado para a quarta-feira da semana que vem, no Canindé.

Caso não some ponto(s) neste confronto, terá que arcar com dois jogos como visitante no complemento desta fase. Além do Botafogo, no próximo domingo, na última rodada vai a Novo Horizonte, para enfrentar o Novorizontino.

A situação do Ituano na última rodada, embora mandante, será enfrentar o São Paulo. E se até lá a Ponte Preta sonhar com classificação, a tendência será endurecer, mesmo atuando em Santo André.

Confira também: