Portuguesa Santista vai disputar a Copa do Brasil e espera o rival Santos fora

Esta é a opção da diretoria, que apresenta uma série de motivos para deixar de lado a outra opção que tinha após conquistar o título da Copa Paulista

Ainda não é oficial, mas a Portuguesa Santista vai disputar a Copa do Brasil de 2024

Portuguesa Santista A2
Portuguesa Santista é campeã da Copa Paulista 2023 (Foto: Gustavo Machado / Agência Briosa)

Campinas, SP, 14 (AFI) – Ainda não é oficial, mas a Portuguesa Santista vai disputar a Copa do Brasil de 2024. Esta é a opção da diretoria, que apresenta uma série de motivos para deixar de lado a outra opção que tinha após conquistar o título da Copa Paulista: a Série D do Campeonato Brasileiro.

Um dos motivos para a escolha é passional. Acontece que o Santos não deve disputar a Copa do Brasil, por causa das mudanças de critérios estabelecidas pela CBF – Confederação Brasileira de Futebol – ano passado. A entidade desconsidera o ranking nacional como primeira opção e só o utiliza em último caso.

A única condição que resta ao Santos para chegar à Copa do Brasil é conseguir uma vaga na Copa Libertadores da América de 2024. Para isso, teria que terminar o Brasileirão atual em oitavo lugar, algo que parece difícil neste momento. Após 26 rodadas, o Santos luta contra o rebaixamento, tendo 30 pontos e ocupando a 14.ª posição.

Portuguesa Santista
Portuguesa Santista é campeã da Copa Paulista 2023 (Foto: Gustavo Machado/Agência Briosa)

PORTUGUESA SANTISTA DE OLHO NO PAULISTÃO

Mas há outras razões para a escolha da diretoria pela Copa do Brasil. A competição é a que mais bem paga seus participantes, tanto que a previsão pela presença da Santista só na primeira fase pode chegar ao prêmio de R$ 800 mil.

Este valor, segundo os dirigentes, seria importante para a formação de um elenco de jogadores forte em 2024 capaz de lutar em condições de acesso dentro do Campeonato Paulista da Série A2. O objetivo principal é voltar a disputar o Paulistão em 2025.

Depois de atingir este objetivo, daí o clube faria planos para ingressar no futuro na Série D do Brasileiro, garantindo um calendário anual. Nos últimos anos, a Santista tem sido um clube ‘temporal’, montando um time somente para a disputa do Paulista A2, que normalmente acontece nos quatro primeiros meses do ano.

Confira também: