Por confusões no Maracanã na final da Copa América, prefeitura do Rio multa CBF

Por conta de confusão na porta do Maracanã na final da Copa América, Rio de Janeiro multou a Confederação Brasileira de Futebol

Por meio do Ivisa-Rio (Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária), ficou determinada uma multa de R$ 54 mil à CBF.

000 9EK8CC
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

Rio de Janeiro, RJ, 12 (AFI) – Por conta de confusão na porta do Maracanã na final da Copa América, no último sábado (10), quando o Brasil perdeu de 1 a 0 para a Argentina, a Prefeitura do Rio de Janeiro multou a Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
Por meio do Ivisa-Rio (Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária), ficou determinada uma multa de R$ 54 mil à CBF.

A final da Copa América foi marcada por tumulto no acesso ao estádio. Torcedores tiveram que esperar por mais de três horas pela credencial para assistir como convidado à final entre Brasil e Argentina.

O QUE HOUVE?

Foram distribuídos 4.400 convites, 2.200 para a Confederação Brasileira de Futebol e 2.200 para a Associação de Futebol Argentino (AFA). A entidade que cuida do futebol argentino deixou o consulado do país no Rio responsável pelo repasse de parte dos convites. A Conmebol informou que detectou “considerável quantidade de provas de PCR fraudulentas de pessoas credenciadas tanto na tribuna argentina como na brasileira”.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os agentes constataram:

– Aglomeração nos acessos ao estádio gerado pela desorganização no credenciamento de convidados, pois não houve escalonamento de horário de chegada à partida, além da insuficiência da estrutura de acolhimento montada pelo organizador;

– Houve o respeito à limitação de 10% da capacidade instalada de cada setor do estádio para a ocupação de público;

– Apesar dos esforços do organizador foi constatado que parte significativa do público insistia em permanecer sem máscara facial e desrespeitando o distanciamento mínimo estabelecido de 2 m entre grupos e famílias;

– Não foi realizado testagem dos convidados no local da partida, por meio da pesquisa de antígeno por swab, conforme pactuado pelo organizador no Protocolo Sanitário submetido à aprovação da SMS;

– Tendo em vista a denúncia de que convidados teriam apresentado testes RTC-PCR supostamente falsos, a SMS fará o rastreamento por amostragem e que, caso se comprove tal prática, tomará as medidas pertinentes.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) afirmou que a multa foi aplicada à CBF por ser “organizadora do evento”, apesar de o próprio comunicado da pasta informar que o protocolo sanitário havia sido apresentado pela Conmebol – entidade que, de fato, organizou a Copa América.

“A medida foi tomada diante da constatação de inobservâncias às disposições contidas na Resolução ‘N’ SMS nº 4.956, de 08/07/2021 e no próprio Protocolo Sanitário apresentado pela CONMEBOL. A configuração da infração é gravíssima, de acordo com o Código Sanitário Municipal e à legislação vigente que versa sobre as medidas de proteção à vida relativas à de Covid-19, tendo em vista o dano potencialmente causado à saúde pública”, informou a secretaria, em comunicado.


Confira também: