Ponte Preta 2 x 0 Guarani - Macaca aproveita pênaltis e expulsão para vencer Dérbi 209


O time alvinegro contou com dois pênaltis no primeiro tempo para garantir a vitória, convertidos por Danilo Barcelos e Jean Dias
O Guarani tem dez pontos e ainda segue na liderança do Grupo B, mas os adversários colaram: Portuguesa (9), Santos (9) e Red Bull Bragantino (8)

Campinas, SP, 09 (AFI) – Aproveitando vantagem numérica boa parte do jogo, a Ponte Preta venceu o Guarani por 2 a 0 no Dérbi 209. O time alvinegro contou com dois pênaltis no primeiro tempo para garantir a vitória, convertidos por Danilo Barcelos e Jean Dias. A partida, válida pela oitava rodada do Paulistão, foi realizada no estádio Moisés Lucarelli, em Campinas (SP).
_____________________________________
COBERTURA COMPLETA DO DÉRBI 209
_____________________________________
CANAIS FUTEBOL INTERIOR
Futebol Interior transmitiu o Dérbi 209 em seus canais: Rádio WEB, Rádio Valinhos FM 87.9 e pelo youtube – @futebolinterioroficial
A narração foi de Marcelo Corsato, comentários de Lucas de Souza, reportagens de Pedro Lino e Albert Cavalcante. No controle geral, Carlos Corsato. Veja o Comentário Final.
COMO FICA?
Com o resultado, a Ponte Preta chegou a 15 pontos, assumindo provisoriamente a vice-liderança do Grupo D. São Bernardo (16) e Palmeiras (12) ainda jogam neste domingo, enquanto o Velo Clube (5) já entrou em campo.
O Guarani tem dez pontos e ainda segue na liderança do Grupo B, mas viu os adversários colarem. A chave conta com Portuguesa (9), Santos (9) e Red Bull Bragantino (8), que já entraram em campo.
REVANCHE E RETROSPECTO
Na temporada passada, os times se enfrentaram duas vezes pela Série B, com um empate por 1 a 1, no Brinco de Ouro, e uma vitória bugrina, por 1 a 0, no Moisés Lucarelli. A vitória, portanto, teve gosto de revanche para a Ponte Preta.
O Guarani segue na frente no retrospecto geral com 71 vitórias, mas a Ponte Preta encostou, agora com 68 vitórias, além de 69 empates e um resultado desconhecido.
GUARANI COMEÇA MELHOR
Mesmo fora de casa, o Guarani começou melhor e foi o primeiro a finalizar com João Marcelo, que passou rasteira, perto da trave.
A Ponte Preta, porém, conseguiu encaixar a marcação e equilibrou o duelo. Conseguiu responder com Jean Dias, que chutou de longe, no alto, mas Gabriel Mesquita espalmou bem.

DOIS PÊNALTIS E EXPULSÃO
A partir dos 25 minutos, o jogo passou a ficar muito favorável à Ponte Preta. Jean Dias arrancou em velocidade, sofreu puxão de Lucas Rafael e caiu dentro da área. Inicialmente, o árbitro Raphael Claus marcou pênalti e aplicou cartão amarelo. Ele foi chamado ao VAR para rever o lance, manteve a marcação e ainda trocou a cor do cartão, expulsando o zagueiro bugrino. Na cobrança, Danilo Barcelos bateu forte e no alto para abrir o placar.
O gol e a vantagem numérica deu muita confiança à Ponte Preta, que passou a controlar o dérbi. A situação ficou ainda melhor quando Jean Dias fez boa jogada na esquerda e caiu na área após sofrer toque de Raphael Rodrigues. O árbitro marcou pênalti e o próprio Jean Dias converteu, embora Gabriel Mesquita tenha acertado o canto.

GUARANI VALENTE NO 2º TEMPO
Apesar da grande desvantagem, o Guarani tentou manter a tranquilidade no segundo tempo. Quase marcou nos primeiros minutos quando o goleiro Diogo Silva saiu muito mal e a bola sobrou para Deni Junior. O atacante tentou por cobertura, mas Diogo se recuperou e conseguiu fazer a defesa.
Com algumas mudanças, porém, a Ponte Preta conseguiu equilibrar os avanços ofensivos. Chegou com perigo em chute forte de Dudu na entrada da área, mas o zagueiro se abaixou corajosamente para tirar de cabeça. O Guarani voltou a assustar com João Marcelo. Ele ficou com rebote na entrada da área e chutou forte, mas Diogo Silva foi bem e defendeu em dois tempos.

EXPULSÃO NA PONTE PRETA E GOL PERDIDO
Na reta final, o dérbi voltou a ganhar emoção. Saimon, zagueiro da Ponte Preta, deu carrinho e fez falta dura em cima de Deni Junior, que avançava em velocidade para a grande área. O árbitro julgou como força excessiva e expulsou o jogador de forma direta.
Logo depois, o Guarani teve uma grande chance de diminuir o placar. Após erro defensivo, João Marcelo saiu na cara do gol e chutou rasteiro, mas para fora. Mesmo sem criar muito no segundo tempo, a Ponte Preta conseguiu segurar a vitória: 2 a 0.
PRÓXIMOS JOGOS
A Ponte Preta volta a campo já na quarta-feira, às 19h30, quando visita o Mirassol no José Maria de Campos Maia, o Maião, pela nona rodada. No dia seguinte, às 19h30, é a vez do Guarani receber o Novorizontino no Brinco de Ouro, em Campinas.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- 1ª
-
Rodada:
- 8ª
-
Data:
- 09/02/2025
-
Horário:
- 16:00
-
Árbitro:
- Raphael Claus
-
Assistentes:
- Danilo Ricardo Simon Manis e Alex Ang Ribeiro
-
VAR:
- Thiago Duarte Peixoto
-
Cartões Amarelos:
- Ponte Preta: Artur, Maguinho, Danilo Barcelos e Victor Andrade
-
Cartões Vermelhos:
- Ponte Preta: Saimon
- Guarani: Lucas Rafael
-
GOLS:
- Ponte Preta: Danilo Barcelos 33′ 1T (pen) e Jean Dias 52′ 1T (pen)
-
Público:
- 12.197 pagantes (13.347 presentes)
-
Renda:
- R$ 305.600,00
-
Estádio:
- Moisés Lucarelli
-
Local:
- Campinas