Paulistão: Botafogo 'entra na onda' e anuncia técnico português

Novo comandante quer "contribuir com uma metodologia europeia para o desenvolvimento do jogador brasileiro"

Screenshot 6 5

Ribeirão Preto, SP, 29 (AFI) – O Botafogo é mais um time a definir seu treinador para o Paulistão 2024. Nesta quarta-feira, anunciou o português Paulo Gomes, de 48 anos, que tem experiência no futebol europeu e saudita, onde trabalhou nas últimas quatro temporadas.

A negociação foi concretizada no final da tarde da última terça-feira (28) após uma reunião realizada em São Paulo. O encontro contou com a presença de Adalberto Baptista, presidente do Conselho de Administração da Botafogo Futebol SA, Paulo Pelaipe, diretor de futebol, e Sérgio Dimas, recém-contratado como gerente executivo de futebol do clube.

Paulo Gomes, que tem a Licença Pro de treinador da CBF Academy, além do curso de análise de desempenho, acompanha muito o futebol brasileiro.

“Estou muito feliz com essa oportunidade. O meu desejo de trabalhar no Brasil vem desde a minha passagem pelo curso de Licença Pro da CBF, pela observação que pude fazer do talento do jogador e dos técnicos brasileiros e também da vontade de poder contribuir com uma metodologia europeia para o desenvolvimento do jogador brasileiro”, disse Paulo Gomes.

botafogo sp 1
Paulistão: Botafogo 'entra na onda' e anuncia técnico português 8

CARREIRA

Na carreira, Paulo Gomes tem três acessos. Dois deles, foi no futebol de Luxemburgo, quando treinou o FC Mühlenbach e US Sandweiler. Ele trabalhou no país logo após encerrar a carreira como jogador –era meio-campista.

Na sequência, chegou ao futebol saudita, onde foi treinador do Najran SC e do Al Khalejj FC. No Al Khalejj FC, ele sagrou-se campeão na temporada 2021/2022. Logo depois, comandou o Al Jabalain.

Paulo Gomes terá como auxiliar técnico Alexandre Faganello, que foi auxiliar técnico de Guto Ferreira por 15 temporadas. Ele tem no currículo quatro acessos da Série B para a Série A com Ponte Preta (2014), Bahia (2016), Internacional (2017) e Sport (2019).

Além de Faganello, o analista de desempenho português João Pedro Bagão também fará parte da comissão técnica do Mister Paulo Gomes.

NOVO EXECUTIVO

Antes, o Botafogo também anunciou Sérgio Dimas, de 43 anos, para gerenciar o futebol. Ele trabalhará juntamente com Paulo Pelaipe, atual diretor de futebol do Tricolor, que está no clube desde janeiro de 2021.

Sérgio Dimas trabalhou por quase três temporadas no Ceará (entre dezembro de 2019 e novembro de 2022). Neste período, a equipe cearense ganhou a Copa do Nordeste em 2020 e foi vice-campeã da competição no ano seguinte. O Ceará ainda disputou duas edições da Copa Sul-Americana.

Além do Ceará, Sérgio Dimas também trabalhou no Santos em duas oportunidades, no Red Bull Bragantino e no Osasco Audax.

“Fiquei muito contente com o convite, já que o Botafogo é uma das primeiras SAFs do futebol brasileiro e tem um projeto muito interessante. O Botafogo tem um projeto de desenvolvimento de trabalho, o que é importante para o clube conquistar seus objetivos e conseguir a consolidação na sequência e, depois, perpetuar o projeto”, comentou Sérgio Dimas.