Paulista A2: Recheada de artilheiros, emoção deve ser a tônica das quartas de final

Entre os maiores goleadores, somente Claudir, do Atlético Sorocaba, não está na briga pelo acesso

Ns quase 200 pelejas do Campeonato Paulista da Série A2, 452 gols saíram, o que dá uma média de 2,329.

0002050157833 img

Campinas, SP, 12 (AFI) – O Campeonato Paulista da Série A2 já teve 194 partidas realizadas, somando toda a primeira fase, em que 20 times estavam envolvidos, e os jogos de ida das quartas de final, em que oito clubes se digladiam em busca de duas vagas na elite estadual. Nessas quase 200 pelejas, 452 gols saíram, o que dá uma média de 2,329.

Até aqui, o Batatais tem o melhor ataque, com 34 tentos. Logo atrás, Bragantino e Taubaté, que marcaram 32. Com isso, naturalmente, destaques ofensivos apareceram. Confira abaixo, os principais marcadores, todos com pelo menos 7 gols. Vale notar que somente Claudir, do rebaixado Atlético Sorocaba, não está nas quartas de final.

JORGE MAUÁ – TAUBATÉ – 7 GOLS

Mauá é artilheiro Alviazul (Foto:Bruno Castilho/ EC Taubaté)
Mauá é artilheiro Alviazul (Foto:Bruno Castilho/ EC Taubaté)

O atacante chegou ao Vale do Paraíba após ser o artilheiro do Nacional na A3 e Copa Paulista, ambas em 2015. A princípio, viria para ser reserva, já que a dupla de ataque seria Joãozinho e Bruno Aquino.

Porém, sempre que teve chance, o artilheiro deixou sua marca, como na estreia, diante do Independente, quando o Burro goleou e ele anotou dois. Também foi importante em jogos difíceis, como contra a Portuguesa, quando fez gol logo nos primeiros minutos.

Hoje, Mauá, Aquino e Madureiralutam para fazer a dupla de ataque, mas o ex-Naça tem sido o mais regular ao longo da competição.

CLAUDIR – ATLÉTICO SOROCABA – 7 GOLS

Único destaque sorocabano (Foto:Divulgação/Facebook)
Único destaque sorocabano (Foto:Divulgação/Facebook)

Os sorocabanos fizeram uma das piores campanhas da competição, com apenas quatro vitórias em 19 jogos. O ataque funcionou precariamente, com apenas 17 gols marcados. Ainda acabou com o pior saldo, menos 13.

Porém, em meio a essa precariedade toda, um nome conseguiu se destacar. O artilheiro Claudir foi às redes sete vezes, o que representa 41,17% dos gols do Galo na competição. Ele é o único jogador que não está nas quartas de final, mas que está na lista de maiores artilheiros.

JÔ – SÃO CAETANO – 8 GOLS

Jô, artilheiro do líder (Foto:Divulgação)
Jô, artilheiro do líder (Foto:Divulgação)

O líder do líder. Este é Jô. Sua equipe, o AD São Caetano, terminou a primeira fase no primeiro lugar. O ataque funcionou bem, marcando 28 vezes. O grande destaque do setor ofensivo foi Jô. Em meio a nomes experientes, como Wesley e Naôh, o jovem de recém completos 24 anos é o grande destaque.

Jonatas Figueira Fernandes fez oito gols. Alguns deles muito importantes, como diante da Portuguesa, no estádio do Canindé. Na ocasião, ele foi o responsável por fazer os dois gols da virada e colocou o Azulão na liderança, que seria perdida e retomada ao longo da primeira fase.

Na 19ª rodada, anotou mais dois diante do Taubaté. Gols de suma importância, que somados à derrota do Bragantino, colocaram o São Caetano no lugar mais alto.

BRANQUINHO – SANTO ANDRÉ – 9 GOLS

Branquinho também é capitão do Ramalhão (Foto:Divulgação/Santo André)
Branquinho também é capitão do Ramalhão (Foto:Divulgação/Santo André)

O clube do ABC Paulista teve umas das classificações mais dramáticas, apenas na última rodada e com ajuda de outros resultados. O adversário nas quartas não poderia ser mais motivador: o eterno rival São Caetano.

Quem conhece a importância do duelo é Branquinho. Capitão do Ramalhão, ele teve um excelente passagem pelo clube em 2010, ano do vice-campeonato paulista, em final polêmica contra o Santos.

Branquinho, inclusive, é o único entre os sete principais artilheiros que marcou um gol no jogo de ida das quartas de final. Em bela cobrança de falta,abriu o placar, o qual acabaria em 2 a 1 para sua equipe.

ELIANDRO E RAFAEL TOLEDO – BATATAIS – 10 GOLS

Fantasma tem ataque mais positivo do campeonato (Foto:Divulgação)
Fantasma tem ataque mais positivo do campeonato (Foto:Divulgação)

Eliandro e Rafael Toledo representam o que o Fantasma da Mogiana tem de melhor: o ataque. O time da região de Ribeirão Preto tem o melhor ataque da competição. Em 20 partidas, anotou 34 gols, o que dá uma média de 1,7 tentos por partida.

Chama atenção o fato de que Rafael não é atacante, mas sim meio de campo, o que mostra o quão coordenado estão os setores batataenses. O melhor momento do jogador foi diante do Independente, quando fez 3 gols.

A dupla tem funcionado tão bem que 52,94% dos gols do Batatais saíram dos pés da dupla, que busca colocar o clube na elite pela primeira vez na história.

THIAGO SANTOS – BRAGANTINO – 13 GOLS

Thiago é artilheiro da competição (Foto:Divulgação/Bragantino)
Thiago é artilheiro da competição (Foto:Divulgação/Bragantino)

O time da Terra da Lingüiça tem uma constelação do meio pra frente. Lincom, Jobinho e Tartá são só alguns dos nomes daquele que é o apontado como o favorito ao título desde o início da competição.

Porém, quem realmente tem sido efetivo é o artilheiro isolado Thiago Santos, que tem 13 gols, quatro a mais do que o segundo colocado. Números que devem fazê-lo artilheiro da competição.