Palmeiras tem um domingo de alegria ou muita tristeza no Brasileirão Chevrolet

Chegou a hora. Domingo o Palmeiras disputa seu último jogo pelo Brasileirão 2015 e disputa com Bahia e Vitória última vaga do descenso para a Série B

Se vencer, a vaga do Palmeiras na Série A do Brasileiro de 2015 estará garantida. Se empatar, vai depender do resultado do Vitória da Bahia, diante do Santos, em Salvador.

0002050047521 img

Chegou a hora. Domingo o Palmeiras disputa seu último jogo pelo Brasileirão 2015. Se vencer, sua vaga na Série A do Brasileiro de 2015 estará garantida. Se empatar, vai depender do resultado do Vitória da Bahia, diante do Santos, em Salvador. Há também a possibilidade do Palmeiras e Vitória perderem seus jogos.

Neste caso, o Verdão continua na primeira divisão e o representante baiano cai para a segundona. Como se percebe, são várias alternativas, mas para o Palmeiras, ideal é vencer logo o Atlético Paranaense nesse domingo (17 horas) na Allianz Arena e liquidar com esse drama que se arrasta a varias semanas. Assim, mesmo que o Vitória também vença o Santos, o Palmeiras estará garantido na divisão de elite do futebol brasileiro.

Torcida do Palmeiras está apreensiva com a rodada final do Brasileiro Chevrolet

Torcida do Palmeiras está apreensiva com a rodada final do Brasileiro Chevrolet

Dizer que o Verdão tem time para derrotar o Atlético é cometer um grave erro. O time do Palmeiras de hoje é muito fraco. Em todos os sentidos. Seus jogadores são limitados, a auto estima de todos eles já não existe e o próprio técnico Dorival Junior perdeu o rumo faz tempo. Assim, será um jogo em que tudo pode acontecer, menos uma vitória fácil do Palmeiras.

Uma verdade que não pode ser desmentida nem pelo mais otimista torcedor verde. Alias, este será um jogo de muito sofrimento para a torcida da casa. Ela vai precisar esquecer as diferenças com a diretoria e com alguns jogadores e empurrar o time do primeiro ao último minuto. Só assim o Palmeiras sai desse sufoco e passa por cima do sofrimento que poderá causar aos seus simpatizantes caso venha a ser rebaixado.

Se tiver que vaiar, que as vaias só surjam no final da partida (e assim mesmo, sem violência). Sei que futebol é paixão e que o torcedor por causa disso mesmo é capaz de perder seu equilíbrio emocional e fazer coisas que em sã consciência ele não faria. Mas vale o esforço. A ordem é torcer no bom sentido, sem vaias, sem reclamações, sem menosprezo ao técnico ou aos jogadores.

É preciso que todos se unam, se deem as mãos, com o objetivo único de tirar o Palmeiras dessa triste situação. Depois, resolvido o problema, que se espere o momento ideal para um acerto de contas. Confesso que já vi de perto muitos dramas como esse. É difícil até para quem não tem nada a ver com o assunto. Particularmente acho que o Palmeiras se salva e no fundo até torço por isso. Mas como disse, não será nada fácil.

Que o palmeirense esteja preparado para encarar esse desafio. Será um verdadeiro teste para cardíaco. Se a máquina não estiver boa, não assista e deixe para saber o resultado depois. Será bem menos desgastante.

C * U * R * T * A * S
Paulo Nobre revelou seus planos para o time, que inclui dispensas e muitas mudanças

Paulo Nobre revelou seus planos para o time, que inclui dispensas e muitas mudanças

* PAULO NOBRE mostrou toda sua inexperiência neste momento crucial vivido pelo futebol do clube que preside. Ele deixou filtrar um listão de dispensas que abalou muitos dos atuais titulares do time do Palmeiras. Também deixou escapar que procura outro técnico, depois de dizer que manteria Dorival Junior. Ou seja: jogadores e treinador palmeirenses estão no ápice se sua ansiedade.

* JOGAR assim, com pressão interna e externa é um problema muito sério. É por isso que acima faço um apelo para a torcida do Palmeiras. Se ela não deixar de lado suas criticas e as vaias e não empurrar o time do começo ao fim do jogo na tarde deste domingo, o Palmeiras será rebaixado. O torcedor é a única tábua de salvação do time. Se ele falhar, o time não se segura e será degolado.
* DORIVAL Junior está uma pilha. Ele já passou por momentos difíceis, mas não como esse. E, pelo visto, também não tem muito equilíbrio emocional. Além disso, quando soube que Nobre pretende substitui-lo, sua cabeça ficou ainda pior. Péssimo para quem precisa escalar o time, dar uma preleção histórica de incentivo a seus jogadores no vestiários e dirigir da melhor forma sua equipe.
* PIOR AINDA é Dorival ter cedido as pressões e escalado Lúcio de novo como titular. Esse cara é um desequilibrado, um jogador que já perdeu sua agilidade, seu melhor preparo físico. Seu gênio prejudica ao invés de favorecer sua atuação como líder do time. Ele enerva todo mundo com sua postura arrogante e grosseira. Um jogador com essas características não poderia ser titular.
* NESTE jogo quem está tranquilo (até demais) é o Atlético-PR. Seu time não visa mais nada nesse campeonato. Não cai e não briga por título. Dá para entrar em campo e jogar futebol sem medo. Até pode aproveitar-se do nervosismo palmeirense para tentar seus gols e chegar a uma vitória, que seria desastrosa para seu adversário. Além disso, time por time o Furacão tem um time superior.
* TEMOS visto muitos erros de arbitragem neste campeonato. Torço para que o juiz de Palmeiras e Atlético PR esteja inspirado e não cometa erros que possam influir no resultado final da partida. Será fundamental para a imagem do futebol brasileiro que anda meio desgastada. De qualquer maneira, prevejo muita pressão contra ele. Se não tiver experiência e sangue frio, vai tremer.
* COMO curiosidade, seria bom destacar que o atual vice e futuro presidente da CBF, Marco Polo Del Nero é palmeirense fanático. Seu pai foi jogador do clube no passado. Ele cresceu acompanhando o Palmeiras bem de perto. Começou como associado e conseguiu uma vaga no Conselho. Pensou até um dia ser presidente de seu clube de coração. Será que isso vai pesar à favor do Palmeiras?
* O JOGO entre Corinthians e Criciúma foi antecipado para sábado à tarde, no Itaquerão. Decisão de antecipar foi da CBF, para evitar possíveis confrontos entre as Uniformizadas de Palmeiras e Corinthians. Acho que foi uma decisão acertada. O Corinthians mesmo depois da goleada sofrida no Rio diante do Fluminense, é franco favorito neste jogo. O Criciúma é o pior time do campeonato.
Mano Menezes já sabe que seu último jogo será neste sábado no Itaquerão

Mano Menezes já sabe que seu último jogo será neste sábado no Itaquerão

* ESSA partida marca a despedida de Mano Menezes do comando técnico corintiano. Ele chegou como promessa, mas aos poucos caiu em desgraça junto à fiel. Seu time privilegia a defesa e quase só ganha pela contagem mínima. Joga feio e foi o time que mais empatou no Brasileirão 2014. Neste sábado, quase sem pressão, a obrigação corintiana é golear. Mas com Mano, é dificil acontecer.

*COMO o Corinthians não tem dinheiro e atravessa a pior crise financeira de sua história, não haverá muita contratação de reforços para o ano que vem. Serão contratações pontuais, em posições que o time está carente. Há atletas emprestados que podem ser devolvidos. Outros, produziram pouco e também serão liberados. Mas a base para 2015 é essa que vai entrar em campo no sábado.
* A FIEL torcida está até o pescoço de tanta indignação com o técnico Mano Menezes. Por isso, não será surpresa, se hoje, em dado momento do jogo ou até o seu final, Mano venha a receber uma tremenda vaia. Isso se os xingamentos também não aflorarem da boca dos torcedores que estão bastante irritados com o técnico. Esse, por sinal, é um treinador que não volta mais ao Corinthians.
* CAMPEONATO Paulista só começa dia 1 de fevereiro. Haverá tempo de sobra para o novo técnico corintiano montar seu time e deixa-lo em condições de disputar títulos em 2015. Finalmente, haverá uma pré temporada. Em fevereiro o Corinthians também terá sua eleição. Será dia 5. Roberto Andrade representará a Situação e Paulo Garcia a Oposição. Seria muito boa uma mudança.
Internacional briga com o Corinthians pelo terceiro lugar no Brasileiro Chevrolet

Internacional briga com o Corinthians pelo terceiro lugar no Brasileiro Chevrolet

* QUEM também joga neste sábado é o Inter, de Porto Alegre. Ele enfrenta o Figueirense, em Florianópolis. Um jogo difícil, bem equilibrado. O Inter precisa vencer para assegurar no terceiro lugar no campeonato que lhe dará vaga na Libertadores. E o Figueirense, tem o interesse de vencer para terminar bem o campeonato diante de sua fanática torcida. Não dá para indicar um favorito.

* OS OUTROS jogos da última rodada do campeonato serão disputados no domingo. Já falei do Palmeiras, que decide seu futuro diante do Atlético Paranaense, que promete colocar um time reserva em campo (será que isso ajuda??). O São Paulo estará no Recife para enfrentar o Sport. Um Sport que foi muito mal fora, mas teve ótimos resultados em casa. Pode complicar o time de Muricy.
* O TRICOLOR não terá Ganso, que levou o terceiro amarelo. Mas poderá ter a volta de Souza, que não enfrentou o Figueirense. Muricy gosta de esconder o time mas tudo indica ele vai colocar em campo o que tem de melhor pois quer terminar o ano com uma vitória convincente. Este jogo, no entanto, nada significa para o campeonato. O São Paulo já é vice e o Sport não será rebaixado.
* JOGO importante será o de Curitiba. Lá o Bahia dá o que tem para tentar ainda evitar o rebaixamento. Mas como o Coritiba cresceu muito de produção nos últimos jogos, acredito numa vitória do time da casa e no rebaixamento do tricolor baiano. Uma noticia triste, porque o Bahia tem uma das maiores torcidas do norte-nordeste do País e seria bom tê-lo na Série A na próxima temporada.
* O CRUZEIRO cumpre tabela diante do Fluminense. Um jogo sem maior importância, exceto se o time da casa resolver promover uma festa para entrega de faixas e troféu, já que sagrou-se bicampeão brasileiro dias atrás. Mas isso tudo depende da diretoria que, à princípio, não anunciou nada neste sentido. Se jogar completo, o Cruzeiro tem maiores possibilidades de vitória.
Vitória recebe o Santos e deve ganhar, mas ainda dependerá de tropeço do Palmeiras

Vitória recebe o Santos e deve ganhar, mas ainda dependerá de tropeço do Palmeiras

* O VITÓRIA, da Bahia, recebe o Santos. Um Santos que fez campanha apenas regular neste campeonato e que não tem mais nenhum objetivo concreto para vencer o jogo, exceto o de terminar bem um campeonato em que não brilhou como sua torcida esperava. O Vitória sim, precisa vencer ou estará na segundona no ano que vem. Precisa vencer e esperar uma derrota do Palmeiras em SP.

* PELO FUTEBOL tosco que o Vitória tem apresentado, aposto mais no Santos, que vai lá com sua garotada e não terá nenhuma pressão para intimidar seus garotos. Se fosse apostar, cravaria Santos na cabeça. Sem receio de errar. O Grêmio, de Felipão, recebe o Flamengo. Jogo igual, já que nenhum dos dois tem mais o que fazer neste campeonato. Quem estiver um pouco mais inspirado, leva.
* O GOIAS faz seu último jogo no Brasileirão deste ano diante da Chapecoense. Os dois times tem o mesmo potencial. O que favorece um pouco o Goiás é o fato de jogar em seu estádio ao lado de sua torcida. Mas a Chapecoense anda animada, reagiu bem no campeonato e pode surpreender. Esta será a trigésima oitava rodada do campeonato. No final desses jogos, o Brasileirão 2014 acaba.
* ANTES desta última rodada, o G4 do Brasileirão está com o Cruzeiro em primeiro lugar com 77 pontos. O São Paulo é o vice ou o segundo melhor time do Brasil, com 70. O Inter e o Corinthians tem 66. Eles devem representar o Brasil na próxima Libertadores ao lado do Atlético MG, campeão da Copa do Brasil. O Z4 tem o Vitória com 38, o Bahia com 37, o Bota com 33 e o Criciúma com 32.
* OS DOIS times baianos terão nesta rodada a última chance de permanecer na série A do Brasileiro. O Bahia precisa vencer o Coritiba (muito difícil) e o Vitória tem a missão de ganhar do Santos à qualquer custo já que nem o empate lhe serve. Para ser sincero e até coerente, já que acredito que o Palmeiras não cai, diria que os dois times baianos serão rebaixados. Essa é a minha opinião.
* NESTE inicio de semana muitas noticias já começaram a circular por aí. São clubes que dispensam e tentam contratar jogadores. O São Paulo, por exemplo, fez uma consulta ao Tottenham da Inglaterra para saber se Paulinho está disponível. Depois conversou com o jogador. Paulinho disse que é reserva no clube inglês, mas se voltar ao Brasil só o fará para jogar no Corinthians.
* DIANTE disso, o Tricolor voltou seu interesse para Montillo, que já jogou pelo Santos. As consultas já começaram e esse negócio pode até sair. Outro nome que está nas manchetes é o de Pato. O São Paulo tem interesse em mantê-lo, mas o Corinthians quer se livrar dele para não precisar mais pagar seu salário. O Inter, de Porto Alegre, promete fazer o possível para ter Pato em 2015.
* CBF confirmou o jogo do Palmeiras contra o Atlético Paranaense na Allianz Arena. Acho justo. Afinal, esse é o atual campo do Palmeiras que tem o direito de mandar seu último jogo no Brasileirão 2015 em sua Arena. A partir de agora os torcedores do Verdão que quiserem ver esse jogo poderão procurar as bilheterias do clube para comprar seus ingressos. É importante encher o estádio.
Paulo Garcia tem

Paulo Garcia tem “berço de corintiano”, do pai Damião Garcia, o fundador da KALUNGA

* PAULO GARCIA, candidato da Oposição à Presidência do Corinthians, disse que, se eleito, vai se informar direito da situação de Pato. Dizem que o jogador tem contrato com o ex diretor de futebol do clube Duílio Monteiro Alves o que, pelos estatutos do clube, é proibido. O assunto tem provocado mal estar no Parque São Jorge já que Duílio é do grupo comandado pelo presidente Mário Gobbi.

* OUTRA atitude que Garcia promete ter é conversar com seu irmão Fernando, que emprestou dinheiro ao clube e que tem sob contrato vários jovens atletas que estão no elenco de profissionais do Corinthians (Malcom é um deles), A ideia é que Fernando abra mão desses jogadores ou então abandone sua vaga no Conselho Deliberativo corintiano. Paulo não quer saber de nepotismo no clube.
* QUANTO ao dinheiro que Fernando emprestou, Paulo dará um jeito de pagar a dívida logo depois de assumir. Acho correta e só posso aplaudir a postura de Paulo Garcia nesse caso, já que envolve seu irmão o que torna sempre mais difícil falar sobre o assunto. Mas como os estatutos corintianos não permitem negócios de conselheiros com o clube não há outra alternativa para resolver o caso.
* IMPORTANTE dizer. Conheço bem tanto o Paulo como o Fernando Garcia. São corintianos de berço e sempre ajudaram o clube. É gente honesta, que mesmo milionária trabalham muito para administrar sua empresa a gigante Kalunga e ambos têm ótimo caráter. Com certeza, saberão resolver essas pendências sem prejudicar o Corinthians ou o relacionamento entre eles, que é de irmão.
* TITE pediu oitocentos mil reais por mês para assinar contrato com o Corinthians. Sua pedida assustou Mario Gobbi que desistiu preliminarmente de contrata-lo. Gobbi até já discute outros nomes porque certamente ele não vai pagar todo esse dinheiro para um técnico de futebol. O único negocio onde ele vai investir forte é na renovação do contrato de Guerrero. Essa é sua maior prioridade.
* DIRETORIA do São Paulo cansou da Penalty. E tem razões de sobra para isso. Carlos Miguel Aidar já decidiu que o contrato com essa fornecedora de material esportivo só fica no clube até fevereiro. A partir daí o contrato será rompido e a empresa norte americana Under Armour será o novo parceiro do clube nesta área. Dizem que até as cláusulas contratuais já estão aprovadas.
* POSSO garantir que essa Under Armour é uma gigante norte americana na área de material esportivo. Tem contrato com grandes equipes de futebol americano, de basquete e de vários outros esportes. É muito respeitada por clubes e torcedores americanos. Na América do Sul, será uma novidade, especialmente no Brasil. O São Paulo pode ganhar muito ao fazer parceria com ela.
* QUANDO falamos de eleições no Corinthians, citamos logo Paulo Garcia como candidato da Oposição e Roberto de Andrade, como candidato da Situação. Mas há um terceiro nome que já se inscreveu para disputar o pleito. Falo de Ilmar Schiavenato, que já trabalhou em diversas áreas do clube e tem ao seu redor bom número de associados. De repente pode ser uma surpresa.
* VOLTA e meia surge no noticiário ou no Facebook que um ex-jogador do São Paulo vai deixar o clube que defende ou está sem clube para jogar e parte da torcida do São Paulo faz pressão para que ele volte para o clube. O momento é de Dagoberto. O Cruzeiro não o quer mais e já há sãopaulino que o quer de volta. Um erro, pois ele nunca explodiu no São Paulo e está em final de carreira.
* ALIAS, Lugano foi outro que teve até fã clube pedindo sua volta. Só que esse pessoal analisa o Lugano que um dia defendeu o São Paulo. Um Lugano bem mais jovem, que tinha boa produção como titular do time e era um autêntico líder. Hoje, ao contrário, ninguém quer Lugano. Ele perdeu a força física, a velocidade e não tem mais futebol para defender um clube como o São Paulo.
Rogério Ceni não deve se envergonhar de reconhecer filho extra-conjugal. É um homem sério.

Rogério Ceni não deve se envergonhar de reconhecer filho extra-conjugal. É um homem sério.

* JURO que fiquei com pena de Rogério Ceni. Foi com pesar e até com amargura que ele veio a público contar que tinha um filho originário de uma traição a sua esposa Sandra. Não é fácil para uma pessoa pública dar uma declaração como essa e arcar com as consequências. A primeira delas já aconteceu. Ceni não vive mais com a esposa que lhe deu duas lindas filhas. Eles se separaram.

* HOJE, segundo se informa, Rogério Ceni mora num flat em Pinheiros onde é visitado com frequência pela mulher com quem teve Henrique, seu terceiro filho. Ceni adora o garoto mas como é um homem sério, lamenta o adultério e até demonstra ter vergonha disso. Acho que ele não tem do que se envergonhar. Ruim seria se ele não reconhecesse o filho. Aí sim, mereceria duras criticas.
* DEMOROU mas alguém foi ouvir Denis, goleiro reserva do São Paulo, que vai ficar no mínimo mais seis meses como regra 3 de Rogério Ceni. Ele foi sincero. Não gostou da ideia e já sonhava em começar 2015 como titular do gol do São Paulo. Mas não vai brigar por isso. Aceita continuar na reserva e esperar agosto para tornar-se titular do gol tricolor. “Muricy prometeu que eu vou jogar”.
* SÓ PARA lembrar. Tabela do Paulistão 2015 já foi divulgada. Na primeira rodada, dia primeiro de fevereiro, todos os grandes estarão em ação. O Corinthians recebe o Marília. o São Paulo encara a Penapolense, em Penápolis. O Santos recebe o Ituano (reedição da final de 2014). O Palmeiras visita o Audax e a Ponte Preta recebe a Portuguesa de Desportos no Moisés Lucarelli. É isso aí.
* O SORTEIO da Copa Libertadores foi feito na última terça feira. Vejam os grupos: I – Atlético Mineiro, Colômbia 2, Colo Colo e Atlas (do México). Em tese, o Galo mineiro vai passar por essa fase sem problemas pois o regulamento prevê dois classificados e um deles certamente será o time de Levir Culpi. Único problema atleticano será a longa viagem para o México onde enfrenta o Atlas.
* GRUPO II – San Lorenzo, São Paulo, Danúbio e Brasil 5 ou Colômbia 3. Dizem, esse é o grupo da morte. O mais difícil. Mas pelo time que tem e pelos reforços que ainda virão, acredito que dá para se classificar para a fase mata mata da Libertadores. Maior adversário, em tese será o San Lorenzo, da Argentina. Mas há possibilidade de mais um clube brasileiro no Grupo. Neste caso, complica.
* GRUPO III – Cruzeiro, Mineros da Venezuela, Universitário Sucre, da Bolivia e Peru 3 ou Huracan. Em tese, grupo fácil para o atual campeão brasileiro. Deve passar fácil para a próxima fase. Grupo IV -Emelec, Brasil 4, Chile 2 e Monarcas Morelia ou The Strongest. Qualquer que seja o Brasil 4 (Inter ou Corinthians) tem todas as possibilidades de se classificar. Adversários são bem fracos.
* GRUPO V – Zamora, Argentina 4, Montevideo Wanderes e Chile 3 ou Nacional do Uruguai. Aposto no representante argentino e o Nacional, do Uruguai, que tem tradição em competições como esta. Os outros são zebras. Grupo VI – River Plate, Peru 2, San José e Tigres, do México. O River passa. O outro poderá ser o Tigres, do México, que tem um bom time e dificilmente perde em casa.
Atlético Nacional é melhor do que o River Plate, mas cedeu o empate em casa e vai decidir na Argentina

Atlético Nacional é melhor do que o River Plate, mas cedeu o empate em casa e vai decidir na Argentina

* GRUPO VII – Atlético Nacional, da Colombia, Equador 2, Libertad e Argentina 6 ou Equador 2. O Nacional já provou ser copeiro ao se classificar para as finais da Sulamericana em cima do São Paulo. O outro time que pode ganhar vaga é o Libertad. Grupo VIII – Peru 1, Argentina 3, Paraguai 2, Paraguai 3 ou Deportivo Tachira. Grupo equilibrado mas o Tachira tem chance de chegar.

* O INICIO da Libertadores 2015 está previsto para dia 28 de janeiro mas há a possibilidade dos clubes brasileiros só entrarem na competição a partir do dia 4 de fevereiro. No grupo do São Paulo há chance de presença de mais um clube do Brasil, Inter ou Corinthians. Tudo vai depender da classificação final do Brasileirão 2014 que acontece neste final de semana. É preciso esperar a definição.
* SANTOS terá eleição para presidente neste sábado, dia 6. A concorrência será grande, já que cinco candidatos se inscreveram. Os mais conhecidos são Nabi Khaznadar, da chapa Eu Sou Santos; Modesto Roma Junior, da chapa Santos Gigante e José Carlos Peres, da chapa Santos Vivo. Ainda estão inscritos os candidatos Orlando Rollo e Fernando Silva. A expectativa é grande.
* ATÉ A noite do sábado será anunciada a chapa vencedora. O eleito toma posse e anuncia sua diretoria, ou, pelo menos, os principais nomes da nova diretoria. As promessas são muitas, mas como o clube está sem dinheiro e nenhum desses candidatos vai colocar dinheiro do bolso como fez Paulo Nobre, no Palmeiras, é difícil antecipar se o eleito dará conta do recado como todos prometem.
* PRIMEIRO jogo entre Atlético Nacional, da Colômbia e River Plate, da Argentina, pelas finais da Copa Sulamericana. Atlético 1 x River 1. Jogo foi em Medellin. A decisão será na próxima quarta feira, em Buenos Aires. River está mais perto do título, mas o Nacional pode surpreender. Nestes jogos finais, gol fora de casa não pesa. Para ser campeão um dos clubes vai precisar vencer.