Palmeiras será campeão do mundo ! É o que eu acho...

Verdão já mostrou ter condições de superar o Chelsea numa provável final nos Emirados Árabes

A maior cobrança que torcedores de outros grandes clubes fazem ao Palmeiras é a de que seu time nunca ganhou um título mundial interclubes

Categorias: Colunas

Por: SÉRGIO CARVALHO - -, 27/12/2021

AbelFerreira Palmeiras 2021 e1640646337367
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras - Foto: Divulgação

São Paulo, SP, 27 – Palmeiras no Mundial. A maior cobrança que torcedores de outros grandes clubes fazem ao Palmeiras é a de que seu time nunca ganhou um título mundial interclubes. Tabus que existem aos montes no futebol e que, à princípio, não tem nenhuma explicação prática, mas que, passa ano entra ano, continua a alimentar a rivalidade entre as torcidas dos maiores clubes brasileiros.

Em fevereiro do ano que vem, no entanto, o Verdão terá mais uma boa chance de quebrar esse tabu. Seu time está classificado para o Mundial que será disputado nos Emirados Árabes Unidos e, em tese, só terá pela frente um time que seria melhor do que ele dentro de campo. Falo do atual líder da Liga Inglesa de Futebol e também o atual campeão europeu da temporada, o Chelsea.

Ou seja, um clube gigante do futebol inglês que, pelas credenciais que possui no momento, é indicado como o favorito para vencer o Palmeiras, caso esses dois clubes se classifiquem  para a grande final deste mundial.

AS SURPRESAS

É bom lembrar, no entanto, que, volta e meia, acontecem surpresas no futebol. Lembro-me que nos bons tempos do Santos de Pelé, o Peixão às vezes perdia para o limitado Jabaquara ou para a Portuguesa Santista dentro da Vila Belmiro. Era algo surpreendente para a época, porque aquele esquadrão do Santos não era só o melhor time do Brasil, mas o melhor do mundo sob todos os aspectos.

Já o velho Jabuca e a Lusinha da Baixada, eram times frágeis e sem tradição, mas que, apesar disso, conseguiam surpreender aquele fantástico time do alvinegro santista. De lá para cá essas surpresas não acabaram no futebol.

Volta e meia uma destas surpresas acontecem e contrariam a previsão de grande parte da crônica esportiva brasileira e mundial. E isso, a meu ver, é o que pode acontecer de novo na final do Interclubes daqui pouco mais de um mês e meio nos Emirados. 

O FAVORITO

À princípio, acredita-se que o Chelsea, por ser considerado no momento o melhor time da Europa será o grande favorito deste mundial. Mas, no futebol, essa tese nem sempre é válida, porque, o próprio Chelsea, também era o melhor time do Velho Mundo, mas, numa final contra o bem armado Corinthians do técnico Tite, perdeu o título numa partida acirrada que terminou com placar mínimo em favor do chamado Timão.

Numa análise sobre o próximo mundial lá nos Emirados, eu também indicaria o Chelsea como o grande favorito ao título, mas por causa dos detalhes que indico acima, começo a imaginar que o Palmeiras pode sim surpreender o excelente clube inglês e levantar a taça de melhor do mundo no dia 12 de fevereiro de 2022.

E vou explicar os motivos que me levam a dizer isso. O primeiro deles é que a torcida e o treinador do Chelsea não estão dando nenhum valor a esse torneio organizado pela FIFA. Eles preferem muito mais o título inglês ou da Champion League.

TIME MESCLADO ?

Outro detalhe é que, por dar preferência aos torneios citados, o atual técnico do Chelsea pode colocar em campo neste mundial um time alternativo, numa mescla entre titulares e reservas.

Em contraposição, o Palmeiras vai até a sede do mundial com sua força máxima e com o melhor técnico que o dirigiu nos últimos anos (o português Abel Ferreira, resolveu continuar no clube só para ganhar mais este título em sua carreira, depois de duas Libertadores, em menos de dois anos).

Diante disso, fica evidente que os jogadores do Verdão vão entrar em campo muito mais motivados e muito mais focados na conquista deste título. Ao contrário dos atletas do Chelsea que, seguindo o pensamento de seus torcedores e do próprio treinador, não consideram tão importante assim ganhar título.

Como consequência, acredito mesmo que o Palmeiras vai quebrar esse maldito tabu e, pela primeira vez na história será campeão mundial interclubes. Será que me precipito ao dizer isso, ou o Verdão vai mesmo conquistar seu primeiro mundial no início do ano que vem? 

Prefiro deixar a resposta final pra você, meu caro leitor!!!!

Confira também: