Palmeiras Santos
Palmeiras x Santos - Clássico pode deixar o Verdão ainda mais perto da taça

Partida acontece no domingo (18), às 18h30, no Allianz Parque

Palmeiras e Santos se enfrentam em clássico, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro

Palmeiras x Santos - Clássico pode deixar o Verdão ainda mais perto da taça
Foto: Ivan Storti/Santos FC

São Paulo, SP, 16 (AFI) – Mais um domingo, mais um clássico paulista no Brasileirão. Desta vez, Palmeiras e Santos se enfrentam nos gramados do Allianz Parque, às 18h30, pela 27ª rodada da competição. 

Líder isolado, com 54 pontos, o Verdão vai em busca de aumentar ainda mais a sua vantagem na primeira posição e ficar cada vez mais perto do título. O time da baixada, por sua vez, vive instável no campeonato e ocupa o décimo lugar, com 34 pontos.  

O clássico das saudades, como é conhecido, já aconteceu 301 vezes ao longo da história. São 131 vitórias do Palmeiras, contra 93 triunfos santistas e 77 empates. O retrospecto mais recente também é favorável ao time Alviverde, que venceu os últimos seis jogos contra o Peixe. 

palmeiras santos brasileirao
A última vez em que jogaram, o Palmeiras venceu o Santos por 1 a 0, na Vila Belmiro (Foto:  Ivan Storti/Santos FC)

O último encontro entre as duas equipes foi em 29 de maio, pelo primeiro turno do Campeonato Brasieiro. Na ocasião, o elenco de Abel Ferreira venceu os comandados, até então, por Fabián Bustos por 1 a 0 em plena Vila Belmiro.

A última vez em que o Santos venceu o clássico com o rival foi em outubro de 2019, pelo segundo turno do Brasileirão, quando venceu o duelo em casa por 2 a 0. No Allianz, o Peixe superou o Palmeiras em apenas uma oportunidade, em setembro de 2017, pelo placar de 1 a 0, também pela competição nacional.

PALMEIRAS DE OLHO NA TAÇA

Em vantagem na liderança, o Palmeiras recebe o Santos neste domingo (18) em busca de firmar cada vez mais as mãos na taça do Campeonato Brasileiro. Se vencer, o time assume certa tranquilidade para encarar o Atlético-MG na próxima rodada e ainda coloca pressão sobre o Internacional, que vem logo atrás na briga pelo título. 

O elenco do Palmeiras se preparou para o clássico durante a semana. Abel Ferreira e seus auxiliares comandaram atividades técnicas e táticas, com ênfase nas transições, movimentações e construções de jogada.

Um dos destaques dos últimos treinos do Verdão é a presença do jovem Endrick entre os jogadores principais. Apesar de ainda não ter expectativa para estrear no fim de semana, o atacante de apenas 16 anos tem aparecido frequentemente nas atividades da comissão técnica do clube.

Raphael Veiga e Jailson se recuperam de cirurgia e seguem sob os cuidados do departamento médico palestrino. 

PEIXE SOB NOVO COMANDO

O Santos chega para o clássico na capital paulista precisando engatar vitórias no torneio. Sem vencer há três rodadas, o Peixe vive uma temporada instável e o jogo deste domingo (18) pede para que o time reaja para não amargar a parte debaixo da tabela.

O duelo com o Palmeiras também irá marcar a estreia de Orlando Ribeiro no comando da equipe santista. O treinador assumiu o time profissional interinamente após a saída de Lisca, na última semana. 

orlando ribeiro santos
Orlando Ribeiro fará sua estreia no comando do Peixe neste domingo (18) (Foto: Ivan Storti/Santos FC)

Orlando estava no comando do Sub-20 desde o início do ano. Pela categoria, o profissional soma 29 jogos, com 20 vitórias, 2 empates e 7 derrotas. Apesar de o Time da Vila ser a primeira equipe profissional a liderar, o técnico tem passagens de destaque pelas bases do São Paulo e do Palmeiras. 

FICHA TÉCNICA

Palmeiras
Palmeiras
0 0
Santos
Santos
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
27ª
Fase Data:
18/09/2022
Fase Horário:
18:30
Fase Árbitro:
Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
Fase Assistentes:
Bruno Boschilia (FIFA/PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Fase Estádio:
Allianz Parque
Fase Local:
São Paulo (SP)

Durante a semana, o comandante conduziu os treinos no Campo 1 do CT Rei Pelé, onde são realizadas as atividades das categorias de base. A justificativa é que os jogadores se habituem à grama sintética, mesmo material do campo do Allianz.

Para o clássico, o único desfalque do Alvinegro segue sendo o meia Rodrigo Fernández. O volante segue em tratamento interno de fisioterapia e ainda está fora dos planos do Peixe. 

Confira também: