Palmeiras usa jogo como preparativo para o Mundial de clubes em fevereiro

Este jogo do Palmeiras não estava programado para este domingo, porque o campeonato só deveria começar na próxima terça-feira.

Categorias: Colunas

Por: SÉRGIO CARVALHO - -, 22/01/2022

Weverton palmeiras1 e1642876105169
Verdão treina pro Mundial. Foto: Cesar Greco / Palmeiras

São Paulo, SP, 22 (AFI) – Palmeiras, de olho no Mundial de Clubes, abre o Paulistão. Chegou a hora. A partir desta domingo, às 16 horas, começa o Campeonato Paulista de Futebol 2022 com a presença dos quatro grandes e de mais doze equipes que se revezam entre as chamadas pequenas e médias de nosso Estado.

O jogo abertura será em Novo Horizonte, onde o Palmeiras estreia diante do Novorizontino, que tem a fama de surpreender os grandes clubes quando joga em seu estádio, o conhecido Jorge Ismael Di Biasi. Este jogo não estava programado para este domingo, porque o campeonato só deveria começar na próxima terça-feira.

Mas como o Palmeiras terá compromissos pelo Mundial Interclubes, lá nos Emirados Árabes Unidos, a FPF permitiu que ele antecipasse alguns de seus jogos pelo Paulistão. Este será um deles. No mais, a tabela original será seguida à risca, com jogos nas próximas terça, quarta e quinta feiras.

Todos os dezesseis clubes estarão em ação neste período e a briga pelo título máximo e para não ser rebaixado vai começar a partir daí.

NEM AI…

Nos últimos anos, o Palmeiras não deu muita bola para o Campeonato Paulista. No ano passado, por exemplo, começou muito mal e só no final da fase de grupos conseguiu reagir e ainda se classificou para as semifinais e finais do campeonato. Nas finais, perdeu para o São Paulo, que acabou sagrando-se campeão paulista da temporada.

Neste ano com foco no Mundial que começa dia 2 de fevereiro, acredita-se que o empenho dos jogadores também não será dos maiores, porque a maioria vai se poupar para ganhar o título mundial que o Verdão nunca conseguiu. Isso deve ajudar o Novorizontino, que, por este motivo, poderá até conseguir um bom resultado na tarde deste domingo em seu estádio.

O técnico Abel Ferreira apesar de tudo, promete escalar seu melhor time que terá Weverton; Luan e Gustavo Gomes; Mayke, Danilo, Zé Rafael e Gustavo Scarpa; Raphael Veiga e Rony. E Léo Condé, o técnico do Novorizontino, por sua vez, não quis antecipar sua escalação oficial. Só na hora do jogo.

MESMA FORMA

O Paulistão 2022 será disputado na mesma fórmula do ano passado. Nesta primeira fase serão dezesseis clubes divididos em quatro grupos. Eles vão enfrentar adversários dos outros grupos. Será turno único. Os dois melhores avançam para as quartas-de-final e os dois piores serão automaticamente rebaixados.

Quem ficar entre o nono e o décimo quarto lugares disputarão na sequência o Troféu do Interior. As fases quartas, semifinais e finais serão no sistema de mata-mata. Quem perder, cai fora. O vencedor está automaticamente classificado.

Caso haja empate a decisão será na cobrança de pênaltis. Os três melhores terão vaga na Série D do Brasileirão, exceto o Santos e os grandes clubes da capital que disputam a série A do Brasileirão.

Lembro que a região de Novo Horizonte no Estado de São Paulo tem por tradição um grande número de torcedores do Palmeiras. É garantia certa de que o estádio terá um bom público na tarde deste domingo.


sao paulo comemoracao titulo paulista e1642876588943
São Paulo venceu Palmeiras na final de 2021 (Foto: Rubens Chiri/São Paulo)

MAIS JOGOS

Depois deste jogo de abertura entre Palmeiras e Novorizontino, a rodada prossegue com os seguintes jogos. Terça-feira, dia 25 de janeiro, feriado, às 19 horas- Botafogo x Santo André, em Ribeirão Preto. Às 21 horas, Corinthians x Ferroviária, na Arena Neo Quimica, em São Paulo.

Quarta-feira, dia 26 de janeiro. As 15 horas – Água Santa x São Bernardo. Às 19 horas- Inter x Santos, em Limeira. Ituano x Novorizontino, em Itu. Às 21h35 – Palmeiras x Ponte Preta, na Allianz Arena, em São Paulo. Quinta-feira, dia 27 de janeiro – às 20 horas – Mirassol x Red Bull Bragantino. Às 21h30 – Guarani x São Paulo, em Campinas.

Nestes jogos daria favoritismo para Corinthians, Santos, Ituano, Palmeiras, Mirassol e Red Bull. Os demais não tem um favorito que possa ser destacado. O jogo do Água Santa será às 15 horas porque falta iluminação no estádio.

O São Paulo, que joga só na quinta- feira, foi o último campeão paulista. Ganhou o título de 2021 sob o comando do argentino Hernán Crespo em cima do Palmeiras..  

Confira também: