Onde Anda: Fernando Baiano, ex-atacante de Corinthians e Inter

Campinas, SP, 03 (AFI) – O torcedor corintiano certamente gostou do sorteio dos grupos da Copa Libertadores de 2010. O Timão terá como adversário na primeira fase da competição o Cerro Porteño, mesmo clube que sofreu uma goleada histórica do time brasileiro, quando o Corinthians fez 8 a 2, em 1999. Quem lembra bem dessa partida é o atacante Fernando Baiano, autor de cinco gols naquela partida. Assim, o jogador foi o escolhido para o Onde Anda do Portal Futebol Interior.

Veja também:
VÁRZEA! Cartolas arquitetam outra “virada de mesa” no Brasil

Fernando Baiano, atualmente com 30 anos, defende as cores do Al Wahda, dos Emirados Árabes Unidos. Em 1999, o atacante do Timão foi o artilheiro da Libertadores, com 11 gols, graças aos cinco marcados diante dos paraguaios.Alias, na historia do Corinthians Baiano defendeu o clube que o revelou em 63 partidas, sendo 19 gols marcados. Ainda no clube paulista ele permaneceu por três temporadas, conquistando os títulos do Paulistão de 99 e 2001, além do título do Mundial de 2000.

A experiência adquirida no Corinthians foi fundamental para a carreira do jogador. Em 2002 ele foi emprestado para o Internacional. No clube gaúcho, em 27 jogos, ele marcou 14 gols, sendo que um deles foi especial, pois foi na vitoria diante do Paysandu, por 2 a 0, que livrou o Colorado do rebaixamento à Série B e antes conquistou o título do Gaúchão. Em 2003, o jogador foi para o Flamengo e novamente brilhou. Pelo Mengão foram 41 jogos e 16 gols.

Depois de se destacar no Brasil foi a vez da primeira experiência no exterior e o jogador foi negociado com o Wolfsburg, da Alemanha. No clube alemão, em 2004, foram 22 jogos e 11 gols marcados. De volta ao Brasil, ele defendeu o São Caetano no segundo semestre de 2004, quando fez 14 jogos e seis gols. Após isso foram três temporadas no futebol espanhol, onde defendeu Málaga, Celta de Vigo e Real Murcia.

Em meados de 2008, o jogador foi emprestado para o futebol dos Emirados Árabes, onde defendeu as cores do Al Jazira. Foi aí que Fernando Baiano viveu seu melhor momento. Em 20 jogos, ele marcou incríveis 25 gols, media de 1,25 por jogo. Foi quando despertou interesse de seu atual clube. Além disso, o jogador defendeu ainda a Seleção Brasileira sub-20 em 1999, quando realizou cinco jogos e fez três gols.