'Efeito Neymar' faz Corinthians bater recorde de público, mesmo com ingressos caros
Contando com os profissionais de imprensa, a casa alvinegra recebeu 48.169 pessoas, para uma renda próxima de R$ 3 milhões
Antes do duelo, o Corinthians já previa uma grande demanda pelos ingressos, que sofreram um leve aumento para esta partida

São Paulo, SP, 13 – A vitória do Corinthians sobre o Santos na quarta-feira, por 2 a 1, registrou o maior público na Neo Química Arena desde 2014, quando o estádio retirou as arquibancadas móveis utilizadas na Copa do Mundo. Contando com os profissionais de imprensa, a casa alvinegra recebeu 48.169 pessoas, para uma renda próxima de R$ 3 milhões. Esse resultado se deve, principalmente, ao efeito que a chegada de Neymar causou nos torcedores.
O público pagante, de 47.695 torcedores, resultou em uma renda bruta no valor de R$ 2.955.248,30 para o clube. Em relação à média dos demais jogos do Paulistão deste ano para o Corinthians em casa, esse aumento de público equivale a 13,2% e 11,5% na comparação com a renda bruta. O duelo contra o Santos teve um público pagante superior, inclusive, àquele da partida da National Football League (NFL) no estádio, que contou com 47.236 pessoas.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
DIA HISTÓRICO
Do Top 5 de maiores públicos da Neo Química Arena, apenas a partida desta quarta-feira ocorreu em uma fase inicial, em qualquer torneio. Os demais foram registrados em decisões e semifinais de Copa do Brasil, e na final do Paulistão de 2019.
Antes do duelo, o Corinthians já previa uma grande demanda pelos ingressos, que sofreram um leve aumento para esta partida em específico – cerca de 6%, em relação ao comercializado nos demais jogos. O valor mínimo do bilhete para o clássico em Itaquera estava na faixa dos R$ 35,00 (preço com desconto para sócio), entrada para o setor norte. O ingresso mais caro foi estipulado em R$ 280,00 (valor cheio), acesso ao oeste inferior lateral da Neo Química Arena.
“É sempre muito bom jogar nesse estádio, é a primeira vez que venho aqui com o Santos. A gente sabe da dificuldade de jogar aqui, conhece a torcida do Corinthians, uma das maiores do Brasil. Uma torcida que empurra, que não para. Respeito total por eles”, disse Neymar, após a partida.
Além de Neymar, o torcedor corintiano também teve como atrativo a estreia de Memphis Depay com a camisa 10. O holandês recebeu, antes da partida, a numeração, em cerimônia que contou com a presença de Neto, Zenon e Edilson. O número e o nome do jogador de 30 anos foram exibido em mosaicos na arquibancada leste do estádio, enquanto fogos eram estourados e a torcia cantava.
CENÁRIO
Dono da melhor campanha do Paulistão, o Corinthians chega a 25 pontos com a vitória e amplia a vantagem na liderança do Grupo A. O time do Parque São Jorge volta a campo no sábado, quando enfrenta a Portuguesa, às 18h30, no Pacaembu. Será o último compromisso da equipe antes da estreia na fase preliminar da Copa Libertadores, na próxima quarta, contra a Universidad Central, na Venezuela.
Já o Santos deixa escapar a chance de voltar à zona de classificação do Grupo C e estaciona na terceira posição, com apenas nove pontos. O alvinegro praiano enfrenta o Água Santa na próxima rodada, às 20h30, na Vila Belmiro.
EFEITO NEYMAR
Além da partida contra o Corinthians, a chegada do Neymar impactou as demais equipes da competição até aqui. No domingo, pelo Paulistão, a equipe da Baixada Santista empatou sem gols com o Novorizontino, em Novo Horizonte, no interior de São Paulo, e 10.581 pessoas estiveram presentes no estádio Ismael de Biasi, batendo o recorde do clube na temporada.
A presença do camisa 10 santista fez com que o Novorizontino também conseguisse a sua maior arrecadação no ano faturando R$ 892.900. Para se ter uma ideia, nos últimos quatro jogos somados em casa, o time mandante arrecadou R$ 848.250. Até então era a vitória do Corinthians por 1 a 0, no dia 3, a detentora do recorde de público e arrecadação. Na ocasião, 9.310 pessoas marcaram presença para uma renda de R$ 785.800.
“Em minutos, os ingressos terminaram em Novo Horizonte. O público quer assistir o Neymar e não é só o Santos que vai se beneficiar das receitas oriundas da presença dele. O Novorizontino, por exemplo, é um caso real. E é óbvio que, se você se planeja, você consegue ter outro tipo de receita em função da presença do público no estádio, como, por exemplo, venda de produto, ou até mesmo a própria cidade com relação à hotelaria, aos pacotes. Tem um universo de formas de se fazer receita em função disso”, explica Fábio Wolff, especialista em marketing esportivo.
A estreia do camisa 10, no último dia 5, também foi positiva para o Botafogo-SP, que fechou cinco patrocinadores pontuais para a reestreia de Neymar. O duelo terminou em empate por 1 a 1 entre as equipes.
Para Ivan Martinho, professor de marketing esportivo da ESPM, a chegada de Neymar ao Brasil é semelhante à de Messi na Major League Soccer, a MLS. “Similar ao que aconteceu com a chegada de Messi na MLS, Neymar é um superstar que atrai atenção muito além dos torcedores usuais do futebol, cada jogo se torna uma oportunidade única já que o contrato inicial é de 6 meses e pode não haver novo confronto com o mesmo adversário.”
Confira os maiores públicos pagantes da Neo Química Arena:
Corinthians 2 x 1 Santos – 47.695 torcedores – Paulistão de 2025
Corinthians 2 x 1 São Paulo – 46.517 torcedores – Copa do Brasil de 2023
Corinthians 0 x 0 Flamengo – 46.486 torcedores – Copa do Brasil de 2022
Corinthians 2 x 1 São Paulo – 46.481 torcedores – Paulistão de 2019
Corinthians 0 x 0 Flamengo – 46.426 torcedores – Copa do Brasil de 2024
Confira também:
- Neymar ainda vai demorar para dar retorno ao Santos
- Botafogo mira a contratação de Marcos Paulo, do Boavista
- Visão de Esporte desta quinta repercute polêmica com estrela da Ponte Preta
- Meia do Botafogo-SP celebra gol da vitória contra o Bragantino: "Me sinto em casa"
- Saiba como é a bola do Paulistão criticada por Neymar